4 ATITUDES QUE ALTERAM A PRESSÃO ARTERIAL.

“Se eu não posso mudar um acontecimento, se não posso mudar a vida, então que ela me modifique”. Padre Fábio de Melo

Não é segredo que praticar atividades físicas, manter o peso adequado e ingerir alimentos saudáveis são hábitos que ajudam a controlar a pressão arterial. Alguns fatores menos conhecidos, no entanto, podem agir contra você, conheça.

COMER ALIMENTOS ENLATADOS

COMER enlatados
Uma substância química chamada bisfenol A (BPA), encontrada no revestimento de algumas embalagens plásticas e latas, pode aumentar a pressão arterial ao longo do tempo, de acordo com um estudo publicado na revista científica Hypertension .

Entre os 60 indivíduos do estudo, todos com 60 anos de idade ou mais, a pressão arterial sistólica (número mais elevado) apresentou um aumento agudo de 4,5 mmHg depois que os indivíduos ingeriram duas bebidas enlatadas, em comparação com o consumo de duas bebidas em garrafas de vidro. Você pode reduzir esse risco se optar por recipientes de vidro ou de aço inoxidável, em vez de plástico.

TOMAR BEBIDAS QUE CONTÊM CAFEÍNA

COMER cafe-chocolate-
De acordo com o estudo, beber uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína no começo do dia é uma atitude que pode elevar sua pressão arterial, mesmo que você não seja hipertenso. Nesse estudo, a cafeína foi administrada a um grupo de 182 homens. A pressão arterial foi medida após 20 minutos de descanso e mais uma vez depois de 45 a 60 minutos. A cafeína elevou a pressão sistólica e diastólica em todos os grupos, sendo que a resposta mais forte foi observada entre os homens com hipertensão. Antes de ingerir cafeína, 78% dos homens foram diagnosticados como hipertensos. Esse percentual aumentou para 89% após o teste. Os homens na fase I (variação sistólica de 140 a 159 mmHg e diastólica de 90 a 99 mmHg) representavam 4% do grupo. Esse percentual aumentou para 15% após a ingestão de cafeína. Se você tiver pressão alta ou hipertensão limítrofe, evite bebidas que contenham cafeína para ajudar a manter a pressão arterial sob controle.

COMER DOCESdoces 1

Os alimentos salgados têm a fama de aumentar o risco de hipertensão arterial, mas o açúcar pode ser ainda pior. O estudo também mostrou que o aumento da pressão arterial em pessoas que tomavam bebidas adoçadas com glicose ou frutose, que são muito utilizadas pela indústria de bebidas. “Em vez de tomar bebidas adoçadas, experimente misturar água com gás e sua fruta favorita ou beber água aromatizada”, sugere Amy Goodson, nutricionista do Texas Health Ben Hogan Sports Medicine, de Dallas, Texas, nos EUA.

SENTIR RAIVA

- RAIVA
Sua pressão arterial também fica mais alta quando você perde a paciência. O estresse e a raiva podem ser prejudiciais à saúde de várias maneiras. Além disso, estudos mostram que as pessoas que se irritam com facilidade são mais propensas a desenvolver doenças cardíacas. Ao longo do dia, pratique técnicas de relaxamento mental, como meditação, ioga ou qualquer outra atividade que você considere agradável para aliviar o estresse.
Praticar atividades físicas todos os dias também ajuda. A manutenção de um peso adequado sempre deve ser um dos objetivos gerais de bem-estar. Com isso, sua pressão arterial ficará controlada.

Fontes:  Hypertension

http://www.envelhecersemvergonha.com.br/4-atitudes-que-podem-alterar-sua-press%C3%A3o-arterial

11 comentários sobre “4 ATITUDES QUE ALTERAM A PRESSÃO ARTERIAL.

  1. Oi querida… Também tenho procurado melhorar meus hábitos … difícil aprendizagem para quem tem alguns vícios á anos..rsrrs… Mas não desisto, pelo contrario vou caminhando… e aprendendo a ter uma melhor qualidade de vida… Bom dia. Bjs

    Curtir

    • Oi Fransiely tudo bom? Parabéns pela sua indicação ao Prémio Dardos… você merece muito!!! 😀 Considero muito importante pra nós receber este prêmio e ser indicada para ele 😀… Obrigada querida de todo coração por lembrar de mim na sua indicação… sinto -me muito feliz e agradecida… mas já participei deste prêmio em final de Janeiro deste ano… o que me deixou muito animada!! Vou ver no seu blog… bom feriado. Bjs

      Curtir

  2. Meu irmão com 34 anos já tem problema de pressão alta. Acredita? 😦
    No nosso caso é de família, herança genética, histórico familiar mesmo. Vou mostrar pra ele essas tuas dicas. Juro que não sabia dos enlatados, bastante esclarecedor mesmo.

    Um beijão, xará!

    Curtir

Deixe um comentário