PRATICANDO UMA AGENDA SAUDÁVEL PARA A MEMÓRIA – Parte 1/2.

feliz

“Saber não basta; devemos aplicar. Desejar não basta; devemos fazer.” Goethe.

Sempre nos preocupamos muito como a nossa mente vai estar à medida que envelhecemos procurando assim mantê-las ativa. Muitas são as sugestões que lemos e aplicamos… Vamos então aprendendo muitas coisas com as novas tecnologias e pela internet que avançam dia a dia… difícil mesmo é acompanhar, né?

Existem algumas atividades que podem contribuir neste quesito conforme sugestão de Gal Rosa (terapeuta ocupacional em geriatria e gerontologia) vale a pena conferir, leia:

Basta eu entender porque “atividades” são moedas de ouro para os neurônios, para que eu repense sobre “o que ando fazendo na minha vida”… calculando assim as possibilidades de meus neurônios funcionarem bem ou mal!

Atividades são traduzidas como estímulos para nosso sistema nervoso. Dentro das atividades temos as “tarefas” e dentro das tarefas temos as “ações”. Cada ação levará a um conjunto de informações para a mente. Na atividade de “assistir TV”, você desempenha a tarefa de acompanhar um programa e a ação de observar o programa. Os neurônios irão compreender uma imagem bonita na TV como sendo um monte de informação elétrica de natureza visual, as quais se reunirão em determinado local do cérebro reformulando a tal imagem até que a consciência perceba: “Puxa! É o Gianechini!”.

idosos no computador_midias sociais

A consciência é a última a receber a informação gerada pela atividade desempenhada, a fim de concluir o que é aquilo com o qual ela está se envolvendo e pra que serve. Então ela decide o que fazer: “desligar a TV ou… se afundar no sofá e por ali ficar até o programa acabar.” Pense assim com várias outras atividades, até bem mais estimulantes do que simplesmente assistir TV.

Enquanto há estímulo os neurônios estão trabalhando e permanecendo saudáveis e fortes. É, gente! Vitamina de neurônio chama-se a t i v i d a d e! Atividades são tão importantes para os neurônios devido aos estímulos que elas geram que mesmo quando a gente está dormindo achando que não estamos fazendo nada os neurônios entendem “dormir” um trabalho e tanto! Afinal de contas eles têm que dar um jeito de fazer a gente ir do sono leve ao profundo, têm que fazer a gente sonhar, eles têm que continuar mandando energia para os nossos órgãos não se esquecerem da vida e continuarem trabalhando enquanto a gente dorme, só que de forma mais silenciosa, o que chamamos de estado de energia basal. E quando o neurônio descansa é pra morrer, sabiam?

Tempo 3

Só que… não adianta encher seus neurônios de atividades por conta própria e aleatória, sem respeitar os limites do seu corpo e de sua natureza física, pois os neurônios gostam de trabalho saudável e equilibrado, não trabalho escravo!

Eles são executivos de alta classe que adoram novidades, mas gostam de ter tempo para processarem informações, gostam de desafios para ficarem musculosos, mas também adoram atividades livres para criarem coisas novas, gostam de conforto e despreocupação… mas também amam responsabilidades e projetos.

vida 3

Portanto uma agenda rica em atividades úteis e prazerosas assim como equilibrada entre compromissos e momentos livres é o ideal para os neurônios. Vamos ver uma sugestão? Vejam o quadro semanal de rotinas sugerido abaixo:

agenda idoso quadrovazio

Vamos procurar preencher este quadro de acordo com os seguintes tipos de atividades:

ATIVIDADES DE AUTO CUIDADO: ligadas à sobrevivência, são todas as atividades relacionadas ao cuidado com seu corpo e saúde (desde banho, alimentação, higiene, exercícios físicos até tratamentos e acompanhamentos para a saúde em geral).

idosos comendo    idosos alimentando

ATIVIDADES PRÁTICAS: ligadas ao ritmo de vida, são todas aquelas que se envolvem com o gerenciamento de sua rotina (pagar contas, gerenciar casa, cuidar da família…).

ATIVIDADES LABORAIS: ligadas à construção da vida, são todas aquelas em que há uma produção que alcança o bem comum entre você e o outro, seja trabalho remunerado, seja voluntário, seja produção artesanal para uso pessoal. Muitas vezes temos que nos dedicar a algum curso para aprendermos alguma atividade laboral.

Intercambio viajando

ATIVIDADES SOCIAIS: ligadas aos relacionamentos, elas nos integram com os demais, fazendo-nos unir nossas habilidades e capacidades para vivermos a vida juntos através da necessidade de compreendermos o sentido e propósito de nossa existência.

idosas-dancando

ATIVIDADES DE LAZER: ligadas ao prazer e desfrute da vida, são as atividades que mais permitem ser quem somos de verdade, despojados de nossas obrigações sociais. Tais atividades nos fazem renovar ou revelar habilidades, fortalecendo nossa identidade interior (o eu verdadeiro) e autoestima. Aí está o maior senso de prazer: poder conhecer a si mesmo.

DESCANSO: ligadas à reposição das energias. É literalmente “não fazer nada”. Digamos que seja um “ócio saudável”. Um cochilo de 30 minutos após o almoço pode funcionar como uma “ducha refrescante” para a mente. Guarde o sono profundo para a noite. JAMAIS durma profundamente durante o dia!

HORA LIVRE: ligadas à criação da vida. São nas horas livres, onde não temos nada planejado, que acabamos “inventando moda”. Eu adoro essas horas!!! Como agora, por exemplo, em que só consigo criar este texto porque acabo de ganhar 3 inesperadas horas livres. Maravilha!

casal feliz

Bem, apesar dos estudos de Gal Rosa (terapeuta ocupacional em geriatria e gerontologia), sobre rotina ser feito completamente relacionado com as suas experiências e observações profissionais, ainda nada é científico. Mas a ciência é feita de se experimentar não é?

Talvez você não encontre referências específicas sobre o assunto, mas poderão ler autores como Domenico de Mais (livro “Ócio Criativo”) e estudiosos sobre a ocupação humana para ampliarem seus conhecimentos. Na próxima sexta vou continuar este post com uma sugestão sobre como utilizar e preencher melhor esta agenda. By Gal Rosa para saber mais:

Fonte: https://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/praticando-uma-agenda-saudavel-para-a-memoria/

5 comentários sobre “PRATICANDO UMA AGENDA SAUDÁVEL PARA A MEMÓRIA – Parte 1/2.

    • Barbara que bom que você tem esta atenção com sua avó… Temos que ter atividades no dia a dia que nos dêem prazer. Tem tantas coisas bacanas pra fazer… ela encontrará algo… incentive. Quanto mais a mente estiver vazia… a carência e depressão aparecem. Espero que se recupere logo.bjs

      Curtido por 1 pessoa

  1. Xará, que post interessante. Me fez parar pra pensar o quão incrível é o nosso corpo e principalmente o nosso cérebro. Realmente, dormir deve dar um baita trabalho aos neurônios!
    Muito bom saber um pouquinho mais! Mais saúde pra nossa vida 🙂

    Um beijo grande!

    Curtir

Deixe um comentário