ESPERANÇA… NA PANDEMIA

ESPERANÇA.

Poema lindo escrito por Alexis Valdés, músico, durante a pandemia da Covid-19. Agora com a vacinação a todo vapor em muitos países do mundo 🌍, vamos caminhando e em breve voltando as nossas rotinas. A sua inspiração dele veio de um momento de reflexão sobre a vida em tempos de pandemia (21/3/2020). Leiam:

Quando a tempestade passar

E se amansem as estradas

E sejamos sobreviventes

de um naufrágio coletivo.

Com o coração choroso

e o destino abençoado

Vamos nos sentir bem-aventurados

Tão só por estar vivo.

E nós lhe daremos um abraço

ao primeiro desconhecido

elogiaremos a sorte

de manter um amigo.

E aí nós lembraremos

Tudo aquilo que perdemos

e de uma vez aprenderemos

tudo o que não aprendemos.

Não teremos mais inveja

pois todos sofreram.

Não teremos mais desidia

Seremos mais compassivos.

Valerá mais o que é de todos

Que eu nunca consegui

Seremos mais generosos

E muito mais comprometidos

Nós entenderemos o frágil

O que significa estar vivo?

Vamos suar empatia

por quem está e quem se foi.

Sentiremos falta do velho

que pedia peso no mercado,

que nós não soubemos o nome dele

e sempre esteve ao seu lado.

E talvez o velho pobre

Era Deus disfarçado.

Você nunca perguntou o nome

Porque você estava com pressa.

E tudo será milagre

E tudo será um legado

E a vida será respeitada.

A vida que vencemos.

Quando a tempestade passar

Eu te peço Deus, triste.

Que nos tornes melhores.

como você nos sonhou.

Gostou? Eu gostei também muito deste vídeo. Traz uma boa reflexão 👀

Veja também: https://oterceiroato.com/2020/08/14/tenho-consciencia/

ONDE COMEÇA O AMOR.


Tem texto que eu me apaixono logo de cara, este é um deles. Leiam:

Quando eu caía, nos meus tempos de criança, abria o berreiro e, num passe de mágica, aparecia um monte de adultos: mãe, pai, avós, tios, bisavô. Só faltava a imprensa. Até o cachorro da época, que nem gostava muito de mim porque tinha ciúmes da minha mãe, corria para ver o que eu havia aprontado daquela vez. Geralmente, não era nada: era uma menina muito tranqüila. Tanto, que se fosse possível voltar no tempo eu resgataria a oportunidade de ser um pouco mais levada. Como não dá, fica pra próxima.

Caía como gente de toda idade cai. Por descuido. Por uma momentânea falta de equilíbrio. Sem saber que troço aconteceu para confundir tanto as pernas. Aí vinha a parte boa do tombo: com exceção do cachorro, que não queria conversa comigo, era comum eu ganhar beijinhos daquela turma, sob a alegação de que o carinho faria o susto passar. Às vezes, eu nem estava mais assustada, não havia nada doendo, mas prolongava o choro só para ser mais beijada. Eu era tranqüila, mas não era boba.

Doce sabedoria, aquela: joelhos e braços continuavam feridos por alguns dias, mas o susto realmente passava logo depois do cuidado carinhoso. Para os machucados do corpo, existem alternativas para curativo. Mas, para os sustos dos tombos que a gente leva na vida, o que é bom mesmo é amor. Sem talvez perceberem, aqueles meus queridos protetores faziam algo muito importante ao permitir que o meu susto fosse reconhecido. As manchas roxas na pele tendem a desaparecer num curto período de tempo, com ou sem aplicação de pomada. As manchas que os sustos colorem na alma, não. Essas precisam de outro tipo de atenção para serem dissolvidas.

Alguns sustos somente se dissipam quando encontramos alguma palavra, algum carinho, alguma luz, que os libertem. Susto doído aprisionado pode virar um ponto de obstrução na alma que dificulta que a vida flua mais contente. A gente pode escolher fingir não lembrar que existe uma tristeza que não foi beijada ali, mas isso não faz com que ela pare de doer em silêncio, e poucas coisas são tão perigosas como as dores que crescem sem fazer barulho. Olhar, reconhecer, chamar pelo nome, tratar, é escolher beijar, esvaziar, e seguir.

De sustos doídos, de outra natureza, muito diferentes dos tombos da infância, nós entendemos bem. Não acho que seja possível passar pela vida sem susto algum. Não, não temos controle com relação a isso. Com toda a tecnologia do nosso mundo, não existe uma tecla que, ao ser apertada, nos impeça definitivamente de sofrer. Ninguém escapa da dor. Eu, pelo menos, nunca conheci uma pessoa que nunca tenha vivenciado o sofrimento, de alguma forma, em algum lugar da caminhada.

Por mais que a vivência seja solitária, não estamos sozinhos nesse sentimento. Em qualquer local do planeta, todos sabem do que se trata. Às vezes, até achamos que sofremos mais do que os outros e ficamos estagnados nessa crença. Mas, isso não vem ao caso. Não nos interessa competir para saber de quem é a dor maior. O que interessa é descobrir como podemos esgotá-las. Curá-las. Transformá-las. E é aí que entra a metáfora dessa história: depois de adultos, isso começa com o nosso próprio reconhecimento. Com o nosso próprio beijo. Com toda gentileza possível com a nossa vida. Com a nossa permissão.

De vez em quando, reencontro pessoas que passo muito tempo sem ver e elas me contam de novo sobre a mesma dor. Aquela que, com o passar dos anos, costuma se ramificar em outras tantas, às vezes já impressas no corpo. Pode mudar o cenário, as personagens, mas o argumento está intacto. E a impressão que me dá, em algumas circunstâncias, é que, de alguma maneira, elas continuam lá na infância, aguardando vir somente de fora os beijos para os seus sustos, o curativo para os seus machucados. É como se ficassem paralisadas nessa expectativa.

Aperta o meu coração, uma vontade de dizer sem saber se o outro quer ouvir: cuida de você, você pode, você é capaz, não fica aí nesse lugar. Vontade de dizer, compassiva, com empatia, porque eu muitas vezes também fiquei esperando. Até começar a entender que, depois que a gente cresce, a proteção amorosa, o suporte, a delicadeza, precisam começar na nossa relação com nós mesmos. É muito bacana, uma dádiva, termos relações de troca afetuosa e zelo recíproco na nossa vida. Uma benção receber amor. Mas quando a gente dói, a gente precisa saber formas de cuidar da própria dor com o jeito carinhoso com que gostaríamos de ser cuidados pelos outros, com a delicadeza com que cuidamos de outras pessoas. A gente precisa se ter, antes de tudo. O beijo precisa começar em nós.”
(Linda crônica de Ana Jácomo)

Veja também: https://oterceiroato.com/2020/12/16/eu-mudei/

ACREDITE…

Hoje é aniversário da filha caçula, ela mora em Miami 🎂🥂. Michelle, minha querida 💐. Estou com muitas saudades dela, não á vejo desde 2019… devido 🦠 a pandemia e a impossibilidade de voar até o EUA. Ainda não sabemos quando será isto, mas está cada dia mais próximo de podermos estar juntas ✨. Malas prontas. Vamos matando as saudades via on-line muitas vezes… do jeito que da agora 😷💓. Vamos sabendo como andam as coisas lá e cá. Difícil… Tempos muito difíceis para todos nós agora, perdas enormes… irreparáveis. Enquanto isto vamos nos cuidando e vivendo um dia de cada vez 🧐 💔. Adoraria estar lá abraçando e beijando muito ela ❤️❤️❤️❤️

Desejo-lhe muitas felicidades, paz, saúde, amor, sucesso, din din… 💓. Se eu pudesse dar alguns conselhos a ela hoje iria dizer algo tipo assim como JPCastro… com meus comentários é lógico. Parabéns Michelle, te amo muito filhota ❤️ 🥂 Leiam:

O tempo passa para todos, mas não é igual para ninguém.
Não cabe às datas mudar toda a sua vida… Cabe a você… a cada um de nós
Arrisque-se… O único antídoto aceitável contra a monotonia é a aventura… temos este perfil.
Não se preocupe em entender, o mistério é fascinante…
É melhor surpreender-se a cada dia do que programar acontecimentos…
A lógica nem sempre explica tudo…
Realize-se com pequenas (e importantes) experiências,
Os momentos marcantes geralmente são os mais simples… aproveite-os bem, saboreie.
Serão eles que nos momentos de distração em meio às lembranças,
trarão alegrias.

Farão brotar entre seus lábios aquele sorriso tímido (de felicidade)…
O que somos além de nossas próprias histórias?
Escreva-as… reviva-as… Em si e nas pessoas que ama… estarão sempre dentro de nós.
Transforme-se… Molde-se… Melhore-se…
Mas não se desconfigure… seja sempre você mesma… doce, linda e amorosa ❤️
Sonhe… Só não esqueça que a realidade é muito mais dura do que parece… sempre é possível fazer alguma coisa. Vivemos um dia de cada vez, aprendendo sempre…

Não se esquive dos golpes… Imprevisíveis…
Não insista em cometer os mesmos erros, existem milhões de possibilidades… mude!
Não se perca no caminho… Alguém em algum lugar espera por você…
Não a faça esperar demais… Você tem apenas uma vida… Não desperdice… Tempo é preciso! Use-o bem.
Promessas nem sempre se cumprem… Surpresas não podem ser prometidas… acontecem do nada. Algumas boas, outras nem tanto.


Exija menos dos outros, só podemos mudar a nós mesmos…
Utopias são pesos desnecessários…
Encontre-se (em mim)… nas pessoas que te amam ❤️
Talvez exista muito mais de você em mim do que imaginas
(o contrário também é verdade)… fico feliz com o que vejo 👀
Entregue-se… Surpreenda-se… Os sentimentos desconhecem limites…

Tudo passa! Os bons e os piores momentos. Dias bons…. dias ruins. Vão passar!!! Acredite em si, continue sonhando… realizando…. caminhando e encontrando felicidade! Te admiro muito minha filha. Te amo muito ❤️ Parabéns 🎊

Veja também : https://oterceiroato.com/2020/09/04/nada-me-impedira-de/

https://oterceiroato.com/2020/09/11/como-e-envelhecer-para-mim/

VIDA E MORTE! PERDÃO E LEMBRANÇAS…

Quando vemos 👀 a finitude de alguém que já foi tão próximo de nós… ir chegando💔. De repente, assim tão precocemente e tão rápido… Não dá para acreditar. Parece mentira! Coronavírus não escolhe, e leva… sem dó nem piedade 🙏🏻

A fé e a esperança existem sempre 🙏🏻.

Sim ou não, não sabemos incrédulos e assustados… vamos assistindo as lutas do corpo, debilitado e como lutam, tentam vencer… a morte passa pertinho. Parecem não querer desistir. Lutou muito!!!! Mas não conseguiu!

A morte!!! Entra, se faz presente e causa rupturas abruptas. Sem dó.

Revivemos cheios de emoções todas as histórias vividas, as melhores lembranças vem a tona… rapidamente.

É chegada a hora da partida!

Traz muita dor 💔! Hora de se despedir!!!

Aqui jaz agora um corpo, o espírito se vai… mas acredito que nos encontraremos na eternidade 💫algum dia🙏🏻. Até breve!!! Espiritualidade, ajuda muito neste momento!

Que descanse em paz 💔 meu querido Ilídio 🙏🏻.

Foi meu companheiro de grande parte da minha jornada… me presenteou com meus 2 maiores tesouros: meus filhos maravilhosos: ✨Bruno Perez e 💫 Michelle Oliveira… deixando um legado lindo 🌟💫✨ Depois de 25 anos juntos, seguimos caminhos diferentes. Distantes. Sempre desejando felicidade um ao outro. E assim seguimos, cada qual o seu caminho.

Receba muita luz 🌟 e seja bem acolhido nos braços de Deus💫, nosso pai 🙏🏻.

A compaixão e a empatia acerbam 🙏🏻.

O medo, ansiedade e angústia aumentam.

Vivemos um dia de cada vez.

👀 Começamos a repensar tantas coisas. Como as coisas mudam! Mudamos constantemente…

Vida é movimento 👀

A vida é um sopro!

Quantas questões bobas damos tanta importância e perdemos tanto tempo com isto. Anos até!

As melhores coisas não custam muito.

Amor : ❤️ dar e receber ❤️ é uma benção. Todos podem oferecer. Cabe a cada um de nós. Simples assim!

Estarmos mais juntos com à família: marido, filhos, netos, genros e noras, irmãos, cunhados, sobrinhos… presencial ou virtual. Da maneira que der no momento 🌟 é essencial. Estar mais perto… coração e alma unidos. Isto importa muito. Sempre!

Mostrar e dizer o quanto os amamos e são importantes para nós… assim como para cada um deles… com palavras e ações… no dia a dia, faz a diferença .

Todos tentamos ser felizes!

Tempo… é o nosso maior capital. Demoramos a perceber isto.

Fazer boas escolhas, já. Não deixar para depois. Se faz cada vez mais necessário a medida que vamos amadurecendo… envelhecendo.

Menos inquietudes mais plenitude assim esperamos.

Saúde o nosso maior patrimônio. Cuidar bem dela em todos os seus aspectos. Sempre é hora de começar… nunca é tarde. Comece o quanto antes. Esforço, empenho, comprometimento e disciplina são importantes para viver com uma melhor qualidade.

Não estamos livres de surpresas.

Não sabemos o dia de amanhã.

Isto é fato!

Nem sempre temos autonomia nas coisas que acontecem. Nem sempre podemos fazer todas as escolhas.

Mas podemos sonhar… tentar realizar.

Muitas surpresas encontramos pelo caminho.

Tinha uma pedra no meio do caminho…

Mas podemos mudar, todos os dias… agir conforme nossos princípios, baseados sempre no amor e no perdão.

Eu faço estas escolhas. Faço acontecer.

Começar e recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Tento ser uma pessoa melhor, mais leve e generosa. Tento ajudar ao próximo.

Desapego do que não me cabe mais, doou o que posso.

Me esforço. Continua a lutar. Assim tenho paz! Deito e durmo no silêncio da noite, sempre em paz.

Viver é um grande aprendizado… aprendemos com nossos erros e acertos.

Desafio constante!

Resiliência faz parte disto.

Erguemos pontes, baixamos a guarda, amamos e perdoamos… construímos os nossos caminhos… sempre com Deus no coração.

Se pudesse estaria do lado dos meus filhos agora. Todos juntos. Abraçando-os ❤️💔. Acolhendo suas dores e angústias. Dando mais amor ❤️, enxugando suas lágrimas ❤️… Dando algum tipo de alívio 💔❤️… dando o suporte pelas suas dores em perder o pai. Nossos corações estão unidos pelo pensamento, pela alma e pelo grande amor e afeto que sentimos uns pelo outro. Sintam-se abraçados ❤️❤️❤️❤️

Tudo passa! Vai passar! 💫

Vai ficar tudo guardado dentro do coração eternamente ❤️🙏🏻. Lá continuamos a existir. Memórias e lembranças!

Acredito na vida eterna🌟, isto me conforta 🙏🏻✨

Acredito no espírito eterno. Na vida eterna… amém 🙏🏻

NO MEIO DO CAMINHO… TINHA UMA PEDRA.

Adoro este texto de Carlos Drummond de Andrade. Sempre temos uma pedra no meio do caminho. Leiam…

No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra

No meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento

Na vida de minhas retinas tão fatigadas Nunca me esquecerei que no meio do caminho

Tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma pedra.

Vamos seguindo atravessando as pedras, construindo pontes e histórias 🥂

Veja também: https://oterceiroato.com/2020/12/16/eu-mudei/

https://oterceiroato.com/2020/10/09/adaptando-se-ao-envelhecimento/

https://oterceiroato.com/2020/09/11/como-e-envelhecer-para-mim/

VISTO D7 PORTUGAL – COMO MORAR EM PORTUGAL COM APOSENTADORIA OU RENDIMENTOS.

Se você sonha em ir morar em Portugal depois de aposentado, assim como eu, aqui está alguém que nos ajuda a realizar este sonho. Já ouviu falar de Cristina do Vamu ver?

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal
pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.
Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Nos dá muitas orientações atualizadas sobre como fazer: antes, durante e depois do visto.

Visto D7 para Portugal 🇵🇹

Quais documentos pedir após o visto D7 ser aprovado?

Vários vídeos importantes que vão nos ajudar. Assistam:

Será de grande valia para si.

* NIF – Tutoriais COMPLETOS: https://bit.ly/3lK6JNl

* Título de residência: https://bit.ly/32YqUzD

* Alugar ou comprar imóveis: http://bit.ly/2Kbc67m

* Utente no SNS: https://bit.ly/33dabcb

* Estatuto de Igualdade de direitos e deveres: http://bit.ly/2lGxV5x

* Estatuto de residente não habitual: https://bit.ly/3lMiKSj

* Cartão de Cidadão: http://bit.ly/2lGxV5x

* Cartão europeu de seguro de doença: https://bit.ly/3kI1U5N

* NISS: http://bit.ly/2lGxV5x

* NISS: https://bit.ly/3nARVRt

* Troca da CNH: https://bit.ly/2C9VID8

* Troca de domicílio eleitoral: https://bit.ly/3kMIRHj

* Prova de vida: http://bit.ly/2C0tzuD

* Saida definitiva: http://bit.ly/32QDo9R

* Renovação da AR: http://bit.ly/2MOcg5W

* Documentos para viajar com animais: http://bit.ly/2lXj3zP

Quer saber mais?

Visto de residência para aposentados ou titulares de rendimentos – D7

https://oterceiroato.com/2020/06/03/viajar-para-a-europa-pos-coronavirus-tudo-que-voce-precisa-saber/

https://oterceiroato.com/2021/03/03/aposentado-visto-d7-brasileiros-como-morar-em-portugal-depois-de-aposentado/amp/

https://oterceiroato.com/2018/08/31/aposentei-e-agora-bora-portugal/amp/

https://oterceiroato.com/2018/08/31/aposentei-e-agora-bora-portugal/amp/

Siga as postagens do Vamu Ver! nas mídias sociais para ficar informado.

 Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook

 Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter

 Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram

YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1

FIQUE EM PAZ COM O SEU PASSADO…


Dez lições importantes que aprendi com a vida:

1. Fique em paz com o seu passado, só assim você poderá se concentrar no presente. Não podemos mudar o que já passou, mas podemos aproveitar o nosso aprendizado com os nossos erros e acertos para viver melhor a vida presente e estar mais preparados para o que vem pela frente.


2. Não se importe com o que os outros pensam de você. Quem calça os sapatos e anda com eles é você, por isso faça aquilo que acredita ser o melhor para a sua vida.


3. O tempo cura/ameniza tudo. Tenha paciência, dê tempo ao tempo. Paciência!


4. Nunca compare a sua vida com a dos outros, e nem os seus resultados com os resultados dos outros. Primeiro porque você não conhece a trajetória de ninguém a fundo como conhece a sua. Não julgue os outros, não se compare e nem se cobre tanto. Pense apenas que as pessoas têm pontos de partida diferentes e que seguem por caminhos diferentes, cada um ao seu tempo.


5. Não pense muito, não fique parado pensando demais nas coisas que aconteceram ou no que deve fazer. Não se deixe paralisar pela dúvida. As coisas acontecem quando menos se espera.


6. Ninguém mais além de você é responsável pela sua felicidade.


7. Você não pode controlar tudo e nem é responsável por todos os problemas do mundo. Não se cobre tanto, não se culpe tanto.


8. Busque a paz, perdoe, perdoe-se. A raiva não faz bem a ninguém. Perdão traz alívio á alma.


9. Cuide-se, cuide da sua saúde, alimente-se bem, divirta-se, trabalhe com dedicação, cultive as amizades duradouras e sinceras. Tome atitudes positivas que melhorem sua saúde física, mental… e o seu bem estar geral.


10. Não fique ansioso, a ansiedade não vai fazer com que nada se resolva mais rápido. Tenha calma. Respeite fundo.


Quando aprendemos a nos conhecer somos capazes de alcançar mais paz, serenidade e felicidade! Aprendemos mais com nossos erros e com o que não deu muito certo. Crescemos e ficamos muito fortes. Superamos, avançamos e seguimos em frente. Vida é movimento.
Todo dia é dia de dizermos: Hoje vou ser mais feliz que ontem! Texto lindo trazendo grandes reflexões, de autoria desconhecida. #ahoradeserfelizéagora

Veja também: https://oterceiroato.com/2020/10/07/setenios-conheca-a-teoria-dos-setenios-de-7-em-7-anos-a-sua-vida-muda-completamente/

https://oterceiroato.com/2020/10/21/quando-a-gente-vai-embora-ai/

ANSIEDADE…

Neste momento, muitos estão ansiosos sobre como lidar com sua ansiedade. Eis aqui algumas maneiras para lidar melhor com a
ansiedade:

• Cante, dance e celebre. Apenas a intenção de celebrar vai colocá-lo num estado mais harmonioso.

• Pense no que você pode fazer pelos outros em vez de pensar sobre si mesmo. Energize-se através do serviço.

• Tenha uma atitude de sacrifício.

• Lembre-se que você está comprometido com um objetivo maior.

•Pratique yoga, respiração e meditação.

• Conheça a impermanência do mundo.

• Tenha fé e entregue-se ao Divino. Saiba que existe um poder supremo que ama você, está por trás de você e o aceita totalmente. Vocể se sente seguro com o sentimento de pertencimento.

• Seja corajoso e invoque o leão dentro de você.

• Seja imprevisível por alguns momentos. A ansiedade sempre se relaciona com alguma ação antecipada, então faça algo totalmente irrelevante e imprevisível.

• Esteja pronto para encarar o pior. Isso o deixará com estabilidade na mente.

• Lembre-se de uma situação do seu passado, quando foi capaz de superar a sua ansiedade.

Ideias de Ashram de Montreal, Canadá (4 de outubro de 2001).

Veja também:

https://oterceiroato.com/2020/09/04/nada-me-impedira-de/

https://oterceiroato.com/2020/12/16/eu-mudei/

É PRECISO MUDAR…

A sua irritação não solucionará problema algum. As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas. Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar. O seu mau humor não modifica a vida. A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus. A sua tristeza não iluminará os caminhos.

O seu desânimo não edificará a ninguém. As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade. As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você. Não estrague o seu dia. Aprenda a sabedoria divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito bem. By Chico Xavier

Veja também:

https://oterceiroato.com/2020/06/10/eu-quero-menos-2/

https://oterceiroato.com/2020/11/11/de-repente/