COMO MANTER A MENTE EM FORMA E ENVELHECER COM SAÚDE?

“Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser.”                              William Shakespeare 

Resultado de imagem para idosos ativos felizes

Assim como o exercício físico mantêm o seu corpo forte, a atividade mental mantém sua mente ágil e produtiva. Uma maneira de fazer isso é adquirir novas habilidades, dessa forma o cérebro produz novas conexões entre as células nervosas e você pode manter sua mente ativa envelhecendo de maneira saudável.

Estudos ligam atividade física com declínio mental menos acelerado, o exercício aumenta a circulação sanguínea inclusive do cérebro, podendo promover ali o crescimento de células.

Exercite-se pelo menos 30 minutos durante dia, desenvolva hábitos de alimentação saudável a base de frutas, verduras, carnes brancas e vegetais ricos em antioxidantes como:

  • Espinafre que é um renomado construtor muscular e repleto de minerais como potássio e magnésio;
  • Tomate contém licopeno é antioxidante e tem poder de diminuir o risco de doença arterial e coronariano, além de ajudar a eliminar os radicais livres da pele e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta;
  • Batata doce além de combater os efeitos do tabaco e ajudar a prevenção do diabetes é um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo e reforçar o sistema imunológico, está carregado de vitamina C que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno;
  • Brócolos contem cálcio assim como manganês, potássio, fosforo, magnésio e ferro, além de alta concentração de vitaminas A, C, K como em sulforafano, fito nutriente que tem poderosas propriedades anticancerígenas;
  • Cenoura que contem muita Vitamina A que significa menos células mortas que com sebosidade na pele e obstrução de poro, é também enriquecida com carotenoides que diminuem o risco de inflamações como asma e artrite reumatoides.
  • Resultado de imagem para senior ativos felizes

E tantas outras como laranjas, frutas vermelhas, amêndoas… Na maioria dos casos você está sujeito a muito mais benefícios ao comer os alimentos propriamente ditos, do que tomar comprimidos de vitaminas.

Outras dicas importantes para prevenção de perda de memória é manter sua mente sempre ocupada como: fazer palavras cruzadas, pintar, pescar, viajar, caminhar e ler jornais e livros frequentemente.

Deve-se também evitar o fumo, bebidas alcoólicas em excesso, stress, ingerir mais água, reduzir o sal, diminuir gorduras e visitar seu médico pelo menos uma vez por ano.

Dr. José Wilson Amaro Lozon, CRMSP 56.316, formação pela Faculdade de Medicina de Teresópolis – RJ em 1986, com especialização em Clínica Médica e Geriatria, Médico do Hospital 9 de Julho e do Hospital do Servidor Público Estadual como Chefe de Equipe do Pronto Socorro, é Coordenador do Serviço de Home Care – Procare com atendimentos a pacientes crônicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s