O BRASIL TEM 12 DOS 25 MELHORES MUSEUS DA AMÉRICA DO SUL.

 

  “Experiência é o nome chique que eu dou aos meus erros”. Rita Lee

museu da lingua portuguesa

Aproveitando mais um feriado neste ano sugiro visitar gratuitamente alguns dos melhores museus em São Paulo.

O Brasil tem 12 dos 25 melhores museus da América do Sul, segundo uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor, um dos principais sites de viagens da internet (vencedores em 2015 do Travelers’ Choice Museus).

O levantamento se baseou na opinião de milhares de usuários do TripAdvisor que visitaram, e posteriormente avaliaram no site, os centros culturais.

No topo da lista dos melhores museus sul-americanos aparece o Instituto Ricardo Brennand, na cidade pernambucana de Recife. Em segundo lugar vem o Instituto Inhotim, em Minas Gerais. E o próximo museu a aparecer no ranking é o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, na quinta colocação.

Também figuram na lista os museus Oscar Niemeyer (em Curitiba), a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu do Futebol (ambos também em São Paulo).

museu pinacoteca

A Capital paulista conta com 5 dos 12 melhores museus do Brasil. Veja quais têm entrada gratuita ou com preço bem reduzido.

Cinco dos 25 melhores museus da América do Sul estão na capital paulista. E você pode conhecer alguns deles de graça… 

Para visitar gratuitamente os museus classificados na lista do TripAdvisor confira:

  • Aos sábados tem entrada gratuita no “Museu da Língua Portuguesa” e na “Pinacoteca”, localizados ao lado da Estação da Luz; no “Museu do Futebol”, que fica dentro do Estádio do Pacaembu, e ao “Catavento Cultural e Educacional”, que fica próximo ao Parque D. Pedro II;
  • Ás terças-feiras (dia todo) e as quintas (após às 17h) vá ao Masp com entrada franca nestes dias;

Para aproveitar a oferta cultural que a capital oferece, não é preciso ter muito dinheiro no bolso. Todo dia, tem um museu com entrada gratuita na cidade, e geralmente na maioria dos museus os menores de 7 anos e maiores de  60 anos são isentos de pagamento . Abrem normalmente de segunda a domingo até 17 ou 18 horas dependendo do museu. Maiores informações destes museus:

Museu da Língua Portuguesa – Recheado de recursos tecnológicos, o museu interage totalmente com os visitantes, que podem descobrir as origens da Língua Portuguesa, além de se encantarem com as exposições temporárias, que consagram grandes nomes da Literatura Brasileira. End.: Praça da Luz, s/n – Centro (próximo à Estação Luz do Metrô e da CPTM).

Museu do Futebol – Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro. A história do Brasil do século XX e a importância do futebol na cultura brasileira. Tudo isso contado de forma interativa e divertida. End.: Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu – zona Oeste – São Paulo. Estádio do Pacaembu.

Pinacoteca – Sendo um dos primeiros museus de artes de São Paulo, a Pinacoteca, localizada na Praça da Luz, conta com um acervo de mais de dez mil obras, como as de Benedito Calixto.  O visitante ainda conta com um café, e pode aproveitar para visitar o Parque da Luz. End.: Praça da Luz, 2 – Luz – Centro (Metrô Luz).

Catavento Cultural e Educacional – Localizado no centro da cidade, o Catavento atrai, principalmente, o público infanto-juvenil, que busca, ao mesmo tempo, diversão e aprendizado. Por meio de exposições e ambientes interativos, traz conhecimentos científicos e culturais sobre nosso dia a dia de uma forma lúdica. End.: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Brás − Centro – São Paulo.

museu masp

Masp – Cartão postal da cidade e um dos maiores museus do hemisfério sul, o Masp surpreende a todos, paulistanos e turistas, com um acervo de mais de 8 mil peças de renomados artistas, como Cândido Portinari e Monet. Há ainda exposições temporárias, que envolvem os mais variados temas. End.: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo (próximo à estação do metrô Trianon-Masp).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s