“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante”. Paulo Coelho.
Atendendo a diversos pedidos sobre “o que Portugal tem de bom para morarmos lá” independente da idade… observei que as razões são muitas e boas o que mostrar uma melhora significativa na nossa qualidade de vida, dentre elas temos: segurança, culinária, clima e geografia, saúde, educação… para início de conversa. Sugiro ler:
Muita gente pensa em Portugal como o país do bacalhau e do vinho, não é mesmo? Pois é, mas Portugal é muito mais que isso e tem muitos motivos que nos fazem viver por aqui. Vou contar um pouquinho para vocês.
1 – O tamanho do país: Portugal é um país pequenino com pouco mais de 92.000 quilômetros quadrados. Em pouco tempo podemos viajar pelo país e ver muitas coisas, mas, para conhecer mesmo, só vivendo aqui.
Há tanta história em cada cantinho e tantas paisagens bonitas e diferentes em cada região que só quem mora no lugar pode aproveitar.
E além de Portugal continental, os arquipélagos da Madeira e dos Açores são muito bonitos e merecem serem visitados.
Aqui o país parece menor, mas em compensação o meu mundo ficou maior. A viagem que fiz, nos diversos lugares que conheci e principalmente, o que ficou dentro da minha cabeça, acredite muita coisa mudou!
2 – O clima: Portugal tem um clima agradável na maior parte do ano com inverno chuvoso e verão seco. O sul do país (Algarve) é a região mais quente com temperatura média de 13 graus no inverno. Na região de Lisboa, em janeiro, no mês mais frio do inverno, a temperatura média ronda os 8 graus.
Considerando o norte da Europa, Portugal tem um clima fantástico e muitos outros europeus como alemães e ingleses compram casa no Algarve para viver a sua aposentadoria. E ainda tem a Serra da Estrela onde neva muito no inverno e está a pouco mais de 200 Km de Lisboa. Portanto, temos clima e temperatura para todos os gostos.
Comecei a dar um valor maior as coisas simples como apreciar um simples pôr-do-sol, ou as flores da esquina de casa, caminhar no final do dia, usar os transportes públicos, fazer pic-nic nos parques ou tomar um café que podem se tornar momentos especiais e inesquecíveis.
3 – As praias: Com um clima desses, com verão quente, só temos que aproveitar as praias. A costa portuguesa em Portugal continental tem mais de 900 Km de extensão e muitas praias para se aproveitar.
O Algarve tem a água do mar de um tom de azul esverdeado inesquecível e mais quentinha podendo atingir os 23 a 24 graus no verão é um visual bem diferente do que conhecemos no Brasil.
4 – A história e a cultura: Para quem gosta de história aqui é fascinante,.
aprender sobre um país que não é o meu… aqui tem sempre algumas ruínas romanas, algum castelo ou palácio para visitar cheios de histórias incríveis.
Em junho temos as festas de Lisboa, de Oeiras, de Évora, em agosto as festas de Cascais, em setembro a feira de São Mateus em Viseu, a feira mais antiga da Península Ibérica e já tem mais de 600 anos de história, além de tantas outras nas cidades menores.
5 – Música: O fado é a tradicional música portuguesa e foi considerado patrimônio da humanidade. Amália (já falecida) é a mais famosa fadista portuguesa. Carlos do Carmo ganhou o Grammy este ano na categoria “Lifetime Achievement” pelo conjunto da sua obra. Muitos outros fadistas mais novos continuam a cantar este estilo musical tão português. É, mas Portugal não vive só de fado. Tantos outros artistas portugueses produzem muito boa música por aqui. É só ouvir!
6 – A educação pública: É gratuita e de qualidade para todas as crianças e jovens desde a pré-escola até ao ensino médio e obrigatório dos 5 aos 18 anos de idade. O Ministério da Educação tem desenvolvido vários projetos e programas de promoção do sucesso escolar e o país tem progredido acentuadamente nos “rankings” mundiais, encontrando-se atualmente já próximos dos países da frente.
Estes resultados foram obtidos através de grandes investimentos em formação de professores, nos edifícios escolares, na introdução de tecnologias no ensino e um apoio acrescido aos alunos que revelam dificuldades de aprendizagem.
Todas as escolas oferecem aos alunos esporte, bibliotecas escolares bem equipadas e laboratórios para o ensino das ciências. Todas as crianças começam a aprender inglês aos 8 anos e uma segunda língua estrangeira a partir dos 12.
E, além de tudo, um estudante não precisa estudar em escolas particulares para entrar nas Universidades públicas.
7 – O Serviço Nacional de Saúde: O SNS atual foi criado em 1979. Desde então muita coisa melhorou na saúde portuguesa e os indicadores de saúde revelam. Basta ver a taxa de mortalidade infantil que abaixou de 24,3 em 1980 para 2,9/1000 nascidos vivos em 2013.
O SNS é regulado por taxas moderadoras, mas estão isentos de pagamento os desempregados, as crianças até 12 anos, pessoas com baixa renda, grávidas e parturientes, entre outros.
Como em todo sistema de saúde, pode ser que você encontre defeitos, mas, em geral, funciona bem!
8 – Transportes públicos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto: Essas duas cidades concentram a maioria da população residente em Portugal e suas áreas metropolitanas são servidas por uma ampla rede de transportes que incluem ônibus (autocarros), bondinhos (elétricos), trens (comboios) e ainda barcos.
É possível ir de comboio de Lisboa a Cascais (30 km) em 30 minutos apreciando o oceano Atlântico. Muito bom, não é mesmo?
9 – A segurança: Portugal é um país seguro e a criminalidade tem diminuído ao longo dos anos. Infelizmente ainda existe, mas, de acordo com os Relatórios de Segurança Interna, de 2012 para 2013 houve uma redução de 6,9% na criminalidade global que ocorreu no país.
Uns dos maiores problemas são furtos em automóveis e dirigir com taxa de álcool no sangue acima da permitida.
10– A gastronomia: A comida em Portugal é muito boa, variada e barata e, se você gosta de comer bacalhau e beber vinho, chegou ao paraíso. Em Portugal diz-se que existe uma receita de bacalhau por cada dia do ano (mas tenho certeza que existe mais). Você pode comer bacalhau á Brás, com natas, á lagareiro, à Gomes Sá, feijoada de bacalhau, etc. nunca vi e experimentei tantos sabores diferentes. De acordo com estatísticas recentes, cada português consome 6 quilos de bacalhau por ano.
Além do bacalhau também temos feijoada (diferente da brasileira), cozido à portuguesa, carne de porco à alentejana, açordas, excelentes peixes e mariscos e ainda tantos outros pratos típicos e deliciosos. E a famosa sardinha assada! Mesmo o gosto das comidas mais simples ficam diferentes aqui e os novos sabores trazem-nos uma experiência única. Não é difícil nos adaptarmos aqui.
O quesito vinhos, Portugal é um grande produtor e muitos vinhos portugueses já ganharam prêmios internacionais. De acordo com a Revista de Vinhos, em 2012 o país produziu 630 milhões de litros e a região que mais produziu foi a do Douro. Há excelentes vinhos produzidos no Douro, no Dão, no Alentejo, na Bairrada, todas regiões produtoras. Há também os excelentes vinhos licorosos como o do Porto e o Moscatel de Setúbal.
Há vinhos para todos os gostos e bolsos e até tem vinhos em embalagens tetrapak por menos de 1 euro o litro. Mas, esqueça estes. Há bons vinhos a partir de 3 euros a garrafa. Acredite!
11- Sair da Zona de Conforto: As pessoas que conheci e convivi, o lugar onde nasci e morei, sem dúvidas ajudaram a definir “quem eu sou”. Por isso, me afastar da minha “zona de conforto” e morar em Portugal me fez pensar diferente, perceber o mundo de outra forma e assim fui redefinindo novos conceitos de quem eu realmente sou.
A amizade e o amor dos amigos e familiares que deixei se tornou ainda mais forte e somente os verdadeiros continuaram mantendo contato… foi maravilhoso descobrir que tem pessoas que estão torcendo por mim e pelo meu sucesso aonde quer que eu esteja.
Para mim já não existe a mesma rotina todos os dias e assim que saí da minha zona de conforto. Vivendo noutro país a vida passa a ter mais emoção, fica mais colorida. Nesta nova vida foi tudo mudando aos poucos, e eu gosto muito de tudo isso, nunca gostei de rotinas. Ter novas experiências de vida me amadureceu.
Tentar fazer novas amizades foi um desafio e uma experiência bem diferente, qualquer situação nova provoca ansiedade e vai melhorando. Descobri coisas que gosto muito aqui e que não poderia viver sem, mas que não sabia da existência antes de morar fora.
Ficou com vontade? Então venha experimentar um pouco da terrinha passeando por aqui… e quem sabe morar aqui.
Morar fora é escolher o prazer da liberdade!
Sugiro assistir este vídeo onde Thiago vai falar sobre as “11 coisas que mais gosta em Portugal” do seu Blog Viver em Portugal. Claro que esta é apenas a opinião de Thiago e baseado nas suas experiências de vida comparado ao Brasil. É bem divertido, espero que gostem.
http://www.brasileiraspelomundo.com/especial-dez-razoes-para-morar-em-portugal-5710830
…que post maravilhoso…adorei saber todas essas peculiaridades…ótima semana!
CurtirCurtir
Obrigada… Espero ajudar pessoas que assim como eu pretendem ter esta experiência algum dia… bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Bia, tenha a certeza que ajuda e muito – seu blog é maravilhoso! Beijos!
CurtirCurtir
A gastronomia de Portugal… Meu Deus! Não há igual!
CurtirCurtir
Fabio. oi… é de dar água na boca… farta e deliciosa… abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!! ÓTIMAS DICAS!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Portugal é o melhor país do mundo para viver, desde que tenha bons meios de subsistência.
CurtirCurtido por 1 pessoa