EU VOU SER VOVÓ… PELA PRIMEIRA VEZ… Á DISTÂNCIA…

LONDRES Compras-em-Londres-Inglaterra-2

“… E eu, avó de primeira viagem… inicio a caminhada por essa nova e longa etapa de minha vida. Novos sentimentos vou descobrindo… Ser avó pela primeira vez é um marco único… importante e  definitivo na nossa vida. Ser vovó á distância…  é outro desafio a se vencer”. Bia Perez.

Ser avó, para nós mulheres, é a possibilidade de criar novos rumos no viver, re-contar histórias, escrever, registrar os eventos… Este é um deles…

Parto hoje daqui  (com o coração pequenininho)… depois de um tempo (77 dias) juntinho… curtindo meu neto, filho e nora que agora passam a morar aqui… tão distantes do Brasil. Lembranças lindas e  doces… é tudo que levo comigo hoje.

Sim vou pensar em vocês a cada passo que der. Espero que a vida os trate muito bem.  E espero que tenham tudo que sonharem! Na vida temos que ter a coragem de abraçar todas as oportunidades que nos aparacem… e acreditar em nossos sonhos. Isto vocês fizeram e só tenho a abençoar e pedir a Deus que os  proteja.

bebe-avião-

Sou hoje a saudade do seus bracinhos abertos me aconchegando estendidos para te pegar do berço… do seu largo e inocente sorriso me olhando… dos seus olhinhos curiosos enxergando o mundo inteiro… (Bom dia mundo!!! Boa noite mundo!!!)… e experimentando de tudo um pouco! Sou a saudade dos seus dedinhos buscando os meus… entrelaçando-os até você adormecer juntinho da vovó, meu netinho querido…!

Sou hoje a saudade da sua risada leve… da sua emoção contando todo feliz e realizado como foi seu dia no trabalho… dos gostosos lanchinhos que fazia carinhosamente no jantar… do sorvetinho de sobremesa… e das longas noites assistindo aos seriados e filminhos… Sou a saudade dos longos passeios animados e divertidos me mostrando todas as histórias e as belezas do seu novo lugar, meu filho querido…!

Sou hoje a saudade de vê-la cuidando do seu lar e da sua família com tanto carinho e amor… Deste amor que transborda o seu ser, na entrega total ao seu filho e ao seu marido…  Sou a saudade dos nossos almoços e das pizzas que você mesma fazia… das nossas passeadas divertidas nos trens e pelo bairro com o carrinho de bebê apreciando o pôr do sol… com ou sem chuva… dos filminhos da nossa sessão da tarde… e das nossas gostosas conversas e risadas, minha norinha querida…!

LONDRES BIA PONTE 2

Ah, sim já sinto saudades!!! Fui me  despedindo cada dia um pouquinho! Vou ficar tentando lembrar de tudo que eu vivi aqui. Cada momento vivido… eternizarei dentro do meu coração.

Sou a soma de tudo isso, e infinitamente muito mais. Sou toda “coração”… amor e sentimentos! E além de tudo isso, sou eu mesma!!!

Vou carregada de todas estas lindas lembranças que me encorajam, me orgulham  e me confortam muito… me acrescentando novas experiências na minha vida… certa de que escolhem bem …

Banner Londres palacio

“Ah, claro! Fotos e vídeos… muitassssss…

Para fazer longas paradas”. São paradas para me fazer relembrar nossas histórias vividas e que deixam saudades.

Revejo tudo na minha memória e pelo álbum de retratos.

Ah, tem ainda o skype uma distância que nos aproxima. Quem diria… isso ajudará bastante para amenizar minha saudade!

Sentirei saudades , saudades de tudo!! Saudades é coisa boa!

Agradeço tudo que fizeram por mim nestes dias… muito, muito obrigada mesmo…  e um até breve. Que Deus os abençoe!

Com amor… mil beijos.

Vovô Bia.

BIA SO

MORAR FORA DO BRASIL: 10 DICAS PARA SE ADAPTAR A UMA NOVA CULTURA.

  LONDRES Compras-em-Londres-Inglaterra-2

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. Mahatma Gandhi.

Como tenho contado para vocês estou um período (3 meses) em Londres auxiliando meu filho e sua família que estão se mudando para cá. Não conhecia o País e estou encantada com o que estou vendo aqui. Sim, voltarei muitas vezes para cá.

Pra começar a “gentileza” das pessoas e o “respeito ás diferenças” são bem fortes aqui… fazia tempo que não me sentia tão bem acolhida num lugar. Londres é  uma cidade multicultural onde todos convivem bem. Por morar na cidade de  São Paulo onde todos parecem correr muito de um lado para o outro…  as pessoas com pressa pararam de se olharem… de se cumprimentarem, perderam assim um parte muito importante no seu dia a dia, raramente isto acontece conosco tirando nossos amigos e familiares. O “outro” parece não existir mesmo dentro do elevador.

Outra coisa que merece destaque é sem dúvida a “segurança”…  que não temos e estamos perdendo cada vez mais e o pior parece que estamos nos acostumamos com os cuidados que temos que tomar e simplesmente aceitando… se conformando ou então mudando de País.  Me pergunto constantemente: quando é que os governantes vão pensar em nos dar a liberdade de ir e vir com segurança em nosso País? E melhorar a nossa Educação, Saúde, Economia…? É tão bom poder andar livremente pela cidade, pelos bairros a qualquer hora do dia e da noite… com seu celular, acessórios, bolsa e carteira… sem correr o risco de voltar para casa sem elas.

Também gostaria de dizer que é possível utilizar os “meios de transportes públicos” aqui com muita facilidade. Vamos para todos os lugares, utilizando diversos tipos de transportes com conforto e rapidez. Muita informação e acessibilidade o que ajuda a todos.

Durante toda minha vida assisti perplexa o que estamos perdendo a cada dia e mais… mais… temos acumulado perdas grandes nas ultimas décadas. Por isso entendo perfeitamente que mais pessoas pensem em morar fora do Brasil.

Leiam o que Érico Maia, do blog eLondres (o portal já existe há 13 anos, então tem bastante coisa legal, visite), que me encanta e sempre tem excelentes dicas (como estas) pra ajudar tanto quem vai para Londres a passeio como para morar, vale a pena conhecer o que ele diz. Estas 10 dicas estão originalmente no link, leiam: https://www.elondres.com/morar-fora-do-brasil-10-dicas-para-se-adaptar-a-uma-nova-cultura/.

LONDRES 1

“A decisão de morar fora do Brasil é sempre cercada de muitas expectativas sobre o novo país de destino: a cultura, as pessoas e até o ritmo de vida diferentes causam dúvidas e uma certa ansiedade. O período de adaptação nem sempre é fácil — afinal, você estará longe da sua família e amigos, em um lugar novo e desconhecido, provavelmente sem conhecer ninguém.

Para que você consiga vivenciar esse momento com a cabeça mais tranquila, hoje compartilho estas 10 dicas (de Érico), que vão te ajudar a driblar a solidão e se adaptar a uma nova cultura! Vamos lá?

PREPARE-SE PARA O CHOQUE CULTURAL

Ao se mudar de país, tudo parece diferente e pouco familiar. É preciso conhecer novos hábitos alimentares, adaptar-se a um clima diferente, familiarizar-se com uma segunda língua e assimilar os valores e costumes desse novo país. Cada um passa por esse choque de uma forma e isso está relacionado com as expectativas e com o conhecimento de cada um sobre o país de destino.

Para lidar com essa etapa, é importante pesquisar bastante sobre o lugar para onde você quer se mudar para identificar as diferenças e similaridades em relação ao seu país, além de se familiarizar com as práticas dessa nova cultura. Estar aberto à diversidade e ao aprendizado é essencial para minimizar os possíveis efeitos negativos do choque cultural — que, para algumas pessoas, incluem a depressão e o stress.

CONHEÇA A LÍNGUA

Ter conhecimento de uma língua estrangeira no Brasil não é garantia de que você não terá dificuldades em se adaptar a uma nova cultura. Elementos como o sotaque, as gírias e até mesmo o nome de alguns objetos comuns podem ser difíceis de assimilar em um primeiro momento.

Quando você não se lembrar de alguma coisa, tente explicar com outras palavras e não se frustre: se até na sua língua nativa você pode se esquecer de uma ou outra palavra, é natural que isso ocorra morando fora.

ABRA A SUA CABEÇA

Não é fácil estar inserido em um país no qual os valores, os costumes e a cultura são completamente diferentes dos seus. Por isso, uma das estratégias para se adaptar com mais facilidade é estar com a cabeça aberta para experimentar novas coisas e tentar assimilar esses novos costumes.

Antes de rejeitar um novo alimento ou determinado hábito, faça uma tentativa bem-intencionada de se adaptar. Quem sabe você não vai acabar se surpreendendo?

EVITE COMPARAÇÕES

O grande desafio para se adaptar a uma nova cultura é aprender a conviver com as diferenças. A melhor forma de fazer isso é manter uma atitude positiva e aberta em relação às novidades.

Evite comparar hábitos, costumes e alimentos diferentes do que você está acostumado. Ser diferente não significa ser pior. Fuja das comparações entre o Brasil e o seu país de destino e encare as novidades com entusiasmo e boa vontade.

SEJA SOCIÁVEL

londres inglaterra-londres

Um dos fatores que mais ajudam a acelerar a adaptação de quem vai morar fora do país é conhecer novas pessoas. Procure fazer novas amizades e ser sociável com as pessoas com quem você trabalha ou estuda e não tenha vergonha de convidar para um café ou um happy hour. Uma vida social ativa é uma boa maneira de amenizar a saudade dos amigos e familiares que ficaram no Brasil.

BUSQUE AFINIDADES

Uma ótima maneira de fazer amizades no início é encontrar pessoas que estejam em uma situação semelhante à sua — ou seja, outros imigrantes ou intercambistas. Independentemente do fato de que essas pessoas também vêm de outros países e culturas, vocês terão algo em comum: estão tentando se adaptar à vida em um novo país, longe da família e dos amigos.

Em geral, outros imigrantes serão mais abertos e dispostos a criar laços sociais, uma vez que estão passando pela mesma situação e também estão buscando companhia.

MANTENHA CONTATO COM O BRASIL

Os primeiros meses fora de casa são muito difíceis para qualquer um. Afinal, ainda não deu tempo de fazer novas amizades e é muito normal sentir saudades de casa. Para minimizar esse trauma, planeje-se para manter contato regular com sua família e amigos no Brasil.

Eles te darão suporte emocional para passar por este momento de solidão e te ajudarão a se lembrar do por quê de você ter decidido viajar. Pode parecer uma dica boba, mas contar com o suporte dos seus amigos e familiares é um fator extremamente importante para a sua adaptação em outro país. A internet (wiFi) ajudará muito e tem sempre gratís em alguns cafés ou lugares próximos de você… descubra.

CONHEÇA AS PAIXÕES NACIONAIS

Morar-fora-do-brasil-londres-1280x640

Outra maneira de integrar-se a uma nova cultura é ter interesse pelas “paixões nacionais” e valorizar esse aspecto da cultura local. Se você foi morar em um lugar em que o basquete ou o rugby são esportes populares, vá a um jogo ou tente conhecer melhor as regras para poder participar das conversas sobre o tema.

O mesmo vale para qualquer outro esporte: nem todos os países valorizam o futebol como o Brasil e, para se adaptar, a dica é tentar se interessar por aquilo que as pessoas ao seu redor gostam. Assim, você terá mais assunto para conversar e mais facilidade para fazer amizades.

SEJA OBSERVADOR

Para não cometer gafes, observe como as pessoas se comportam ao seu redor, a maneira como elas cumprimentam umas às outras e as dinâmicas das relações sociais. O povo brasileiro é muito aberto e receptivo, mas nem todas as culturas são assim.

Cumprimentar com beijos ou abraços, que são formas perfeitamente normais de conhecer alguém no Brasil, pode ser mal interpretado em países em que as pessoas são mais reservadas. Observar como as pessoas se comportam é um bom atalho para entender melhor as dinâmicas sociais de cada lugar.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS

Saber o que está acontecendo e quais são os fatos importantes também é uma boa dica para se integrar à cultura e ao dia-a-dia de um novo país. Além de ser uma maneira de ter assuntos interessantes para conversar com as pessoas e criar laços sociais, acompanhar as notícias também é uma forma de despertar o seu interesse pelo que acontece no país.

Com essas dicas, a sua adaptação a uma nova cultura deve ser mais rápida e tranquila. Nos momentos difíceis, lembre-se dos motivos que o levaram a mudar-se do Brasil e siga em frente para atingir os seus objetivos. Pesquisar sobre o seu destino é sempre bom para começar a se inteirar sobre a cultura local.”

Curtiu estas dicas de Érico? A meu ver descreve de forma leve e objetiva o que podemos fazer e levar em consideração por lá.

Se o seu objetivo é morar (ou passear) em Londres, então confira no Blog elondres outras dicas essenciais para adaptar-se à cultura inglesa.

https://www.elondres.com/morar-fora-do-brasil-10-dicas-para-se-adaptar-a-uma-nova-cultura/

PROCURA-SE COMPANHIA… PARA SAIR DE VEZ EM QUANDO!

Filme Elsa_e_Fred_

“Viver é enfrentar desafios! Ousar é enfrentar: Esse é o caminho.”. Bia Perez.

Esta crônica de Déa Januzzi soa como um grito de liberdade de todas nós, mulheres modernas. Aprecio o seu espírito livre e revolucionário. Foi publicada originalmente pelo jornal Estado de Minas, com o título de “Correio Sentimental… Leiam:

Mulheres sem paciência para relacionamentos sérios e longos procuram uma companhia para sair de vez em quando, que goste de comida japonesa, incluindo os shashimis, que tome vinho e se embriague numa taça de cristal, dessas enormes, com profundidade suficiente para mergulhar os pensamentos. Ou que queira experimentar um suco verde da culinária viva de vez em quando, para desintoxicar os lugares mais secretos. Nem vegetariano radical nem carnívoro em excesso.

Close-up of hands toasting wineglasses in front of lit fireplace

Procura-se uma companhia que tome vinho e se embriague numa taça de cristal

Procura-se um homem que goste de acupuntura e de massagem. E não tenha preconceito contra a meditação com todos os nomes de Deus.

Um companheiro que continue a morar na própria casa e ela também na dela.

Procura-se um homem que goste de flores, mas também se esqueça de que elas existem por dias até que elas chamem a sua atenção porque precisam de seus cuidados para não murchar de vez.

idoso 7

Não precisa ser bem-sucedido financeiramente nem profissionalmente, mas que saiba rir e não precise ficar mostrando que está em forma, que clareou os dentes, que frequenta uma academia e que vai à podóloga.

Um companheiro normal, com seus defeitos para compartilhar com os dela. E os vícios também, porque ela tem muitos. E ele sempre se lembre que provedor hoje é o da internet.

Procura-se um homem que saiba expressar emoção, que declare sentimentos, faça poesia, ou seja, até um poeta suicida, desses que dão murros na parede até sangrar e sair uma rima perfeita.

danca idosos

Pode ser um artista sem palco, um músico sem instrumento, mas que saiba tocar a alma e não se esqueça nunca de que foi jovem um dia. Um companheiro que não fique o tempo todo vestido com a armadura enferrujada do herói ultrapassado.

Um companheiro que goste de música, de cinema e também de não fazer nada, de ficar em casa quando todo mundo vai para a rua. Alguém capaz de entender o significado da palavra simplicidade, que goste de andar descalço e de vento nos cabelos, mesmo que já embranquecidos, que não precise de plásticas no corpo nem no espírito, que saiba envelhecer e goste de cada nova etapa da vida.Collage of an elderly couple sharing good moments together on a

No meu correio sentimental só cabem homens que saibam ser pais afetivos e não apenas biológicos, que adotem os filhos mesmo que sejam deles mesmos.

Homens que voem mesmo que não tenham asas e que não precisem mostrar a força, mas enxerguem o tênue fio que pode se partir a qualquer momento, mas que deixe uma luz pelo caminho.

Gostaram?

http://www.50emais.com.br/cultura/procura-se-companhia-para-sair-de-vez-em-quando/

MORRE LENTAMENTE QUEM…

BIA SO

“Escolhi viver a vida intensamente deixando que o destino faça o resto…” Aline M. Medeiros

Sempre penso que a vida é realmente bela… cheia de desafios… e muito curta!

meditando 3

Não tenho medo de morrer… tenho pena é de não viver! Quero falar de vida! Viver a vida… intensamente vivida!  Nunca quero dizer “se eu tivesse”… Nunca mesmo!!!! Veja o que Martha Medeiros nos diz:

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Relógio-3-624x624

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos,
quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

feliz-terceira-idade

Morre lentamente quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco
e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.

grisalho-e-feliz-6

Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,

não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Morre lentamente…

TAG TOP 7.

TOP 7

“Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final”. Charles Chaplin

Oi… Tudo bem pessoal?  Ainda estou aqui em Londres… Adorando!

Fui indicada pelo o blog quaseamores.wordpress.com , para participar da TAG Top 7. Esta TAG consiste em indicar pessoas para fazer um post com o tema #Top7, onde elas têm a liberdade de escolher sobre o que querem falar (Ex: #Top7: Filmes, #Top7: Músicas, #Top7: Séries, #Top7: Blogs, #Top7 de tops…), do que vocês escolherem, o tema é livre. Adorei responder a TAG, o mais difícil foi escolher um tema rsrssr….

Então vamos lá… #Top7 dos Lugares Imperdíveis… mais lindos e agradáveis… que já conheci e recomendo rsrsrs …

Tag top 7 punta cana 1.jpg

7- PUNTA CANA.  Imagine um lugar com o mar turquesa do Caribe, areia banca, milhares de coqueiros, sol o ano todo e luxuosos complexos hoteleiros (mais de 30 resorts) com tudo incluído: esse lugar é Punta Cana… um paraíso no mar do Caribe... é o mais importante centro turístico da República Dominicana. É um destino mais bucólico, voltado para quem prefere aproveitar dias relaxando na frente da praia e curtindo todo o conforto de um resort… assim que eu fiz e amei!  Se desejar entrar em contato com a natureza, mergulhe com os golfinhos em um cenário paradisíaco e inesquecível. Com certeza aqui é um paraíso perfeito para o seu descanso.

6- MADRI.  É o coração da Espanha. Uma cidade apaixonante, com centenas de espetáculos teatrais, ópera, milhares de bares e uma vida noturna incrível… uma cidade viva e intensa… e cheia de histórias.  Com muito sol, vida pulsando 24 horas, comida boa e arte: assim é Madri, a capital da Espanha! . Aiii Madri, quem conhece se apaixona!

Tag top 7 madri 1

5- RIO DE JANEIRO. É a cidade brasileira mais conhecida no exterior, tem a fama de possuir um povo alegre, ávido por sol, praia, futebol e samba…. e história. O Rio é a cara do Brasil; concentra em si tudo que uma cidade do mais alto padrão pode oferecer: muitos restaurantes, peças teatrais, passeios históricos, opções para a noite, caminhada ao ar livre, é também sede de grandes empresas. É  a segunda maior metrópole do país, e é claro, tem praias deslumbrantes uma beleza natural espetacular. Só tem um problema velho conhecida nossa… a falta de segurança.

tag top 7 rio

4- NOVA IORQUE. É impressionante por diversos motivos…cosmopolita, moderna e ao mesmo tempo clássica, dinâmica e culta, assim é Nova York. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos. Um lugar onde ao lado de arranha-céus, vivem parques extremamente arborizados. Ideal para quem gosta de programas culturais, de musicais, de atividades ao ar livre, paisagens urbanas ou de panos de fundo encantadores – Nova York é um lugar versátil, para visitar e revisitar várias vezes.

Tag top 7 new york 1

3- PORTO (PORTUGAL).  A cidade do Porto é sinónimo de boa comida, de gente simpática e solidária, de uma beleza e genuinidade que não se encontra em muitas cidades europeias. E quem passa por aqui, acaba quase sempre por voltar…é  apaixonante, logo à primeira vista! Uma Mini Veneza portuguesa eu diria rsrs. Amei!

Portugal Porto 2.jpg

2- LONDRES. É uma das mais notáveis e excitantes cidades do mundo! Pode ser romântica, alternativa, antiga, moderna, boêmia, consumista, artítica, fashion, esportista ou careta… Sempre tem alguma coisa diferente para oferecer, surpreendendo o viajante a cada esquina com seu passado histórico e presente vibrante.  Uma cidade onde há história e arte para onde quer que olhe… uma vida cultural agitada e cosmopolita com gente interessantíssima, oportunidades de estudar, trabalhar, crescer e aprender, certamente Londres é um lugar mágico. Onde estou agora e recomendo muito.

londres inglaterra-londres

1- PARIS.   É romântica, emocionante, histórica… Paris  vibrante, chique elegante! Uh la lá…  Tudo o que contam sobre Paris é verdade… e muito mais… você nunca se arrependerá de conhecer e retornar várias vezes em Paris. Descobrirá sempre coisas novas. Poucos lugares do planeta marcam um antes e um depois tão claro na vida de quem a visita… Estarei lá em breve setembro) no meu niver… Bon voyage então.

tag top 7 paris.jpg

Indico esses blogs abaixo para participarem:

  1. Rolf do blog https://rolfcruz.wordpress.com/
  2. Patricia do blog https://camporeja.wordpress.com/
  3. Gil do blog https://casuismo.wordpress.com/
  4. André do blog https://andrehotter.com/
  5. Bethânia do blog https://umtempofora.com/
  6. Anísio do blog https://anisionogueira.wordpress.com/
  7. Jaqueline do blog https://jaquelineborgesblog.wordpress.com/

Adorei…  até a próxima, beijos!

 

SONHOS: O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? COMO QUER ENVELHECER?

desapego em movimento

“Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve inicio de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.” Monteiro Lobato.

Você tem sonhado com o quê? Quais os seus planos para chegar lá? Quais os seus Valores? Quem é o responsável pelo seu destino?

Constantemente buscamos estas respostas. A busca de si mesmo, pelo sucesso e as respostas sobre o nosso futuro são tão incertas quanto nossas metas para chegar lá. Saber estas respostas é só o começo para uma vida mais feliz.

Deivison Pedroza nos convida neste vídeo a refletir sobre várias questões e a dar o primeiro passo…  Como uma pessoa otimista com a vida e estimulado por novos desafios… foi conquistando seu espaço aos poucos:  EXPERIMENTANDO, FAZENDO, APRENDENDO!… Vem desde então conquistando seus próprios sonhos, desenhando seus próprios MOTIVOS para uma vida digna. Considero este um excelente vídeo assista:

E você…  quer responder a esta simples pergunta: O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? COMO QUER ENVELHECER?

Espero que gostem.

7 PASSOS PARA ENCONTRAR SEU PROPOSITO DEPOIS DA APOSENTADORIA.

A Portugal 3

 “Quero ganhar o mundo. Acreditar. Conhecer a mim mesma. Fazer boas escolhas. Criar novos caminhos. Ousar ser feliz!” Instituto Tadashi Kadomoto.

Já passei por todas estas fases, mas, confesso que rapidamente… só até eu descobrir um novo proposito de vida. Reacendi como uma chama que não quer nunca apagar. Parar de trabalhar fez só minha agenda diminuir e muito! Sobrou foi muito tempo pra mim e pra todos os prazeres que antes eram com datas marcadas: viajar, scrapbook, passeios mil, shopping…  ociosidade e apreciar um bom bate papo com meus filhos e amigos… no meio a tarde. Um brinde á nossa aposentadoria!

Pra começo de conversa… O tempo livre da aposentadoria pode parecer divino no início – até que os dias começam a parecer intermináveis. “[Depois] da fase da lua de mel, vem a fase do desencantamento”, afirma a Dra. Sara Yogev, psicóloga e autora do livro “A Couple’s Guide to Happy Retirement” (Guia da Aposentadoria Feliz para Casais, em tradução livre). “É como se tudo tivesse perdido o propósito para as pessoas. Elas podem ficar deprimidas, por isso, devemos evitar essa fase”.

Descobrir seu propósito – sua motivação – é uma forma comprovada de fugir desse vazio. “De acordo com as pesquisas, as pessoas que sentem que há um propósito são mais felizes”, diz a Dra. Yogev. “A adaptação delas à aposentadoria é melhor e seus casamentos são mais felizes”. Além disso, estudos mostram que os aposentados com um propósito definido e atingível têm uma função cognitiva melhor. Mas é claro que encontrar sua motivação não é uma tarefa fácil. Veja algumas dicas da Dra. Yogev para dar o pontapé inicial.

A 1

  1. ANOTE SEUS VALORES E INTERESSES

Quando você vê seus pensamentos no papel, eles ganham forma. Reserve um tempo para contemplar suas crenças e interesses mais profundos. Em seguida, classifique cada um deles. Isso mesmo. “Classifique-os de 1 a 10”, sugere a Dra. Yogev. Esse exercício vai ajudá-lo a priorizar o que é mais importante e direcioná-lo ao seu propósito essencial.

  1. PERGUNTE A SI MESMO COMO GOSTARIA DE SER LEMBRADO

Contemplar seu legado – as realizações que vão permanecer depois que você se for – é uma maneira essencial para encontrar seu propósito de vida. “Imagine que seu neto está falando sobre você com os netos dele. O que ele diria? Ele diria foi generoso e bondoso? Diria que era confiável?”, questiona a Dra. Yogev. Essas perguntas podem servir de orientação para encontrar um propósito e se sentir orgulhoso de ser lembrado dessa maneira, com base na pessoa que é e em como é visto pelos outros.
Para ajudar nesse exercício, lembre-se de seus próprios mentores e ídolos e considere a possibilidade de se inspirar neles para moldar seu comportamento. “Pense em pessoas que admira e respeita. Quem são elas? Pensando de um modo realista, o que elas fazem que você poderia fazer de alguma forma?”.

  1. ENCONTRE SEU ESTADO DE FLUXO

De acordo com a Dra. Yogev, um estado de fluxo é “quando o tempo voa, pois você está totalmente imerso naquilo que está fazendo”. Para algumas pessoas, significa participar de um evento social. Outras pessoas só precisam ficar sozinhas e fazer sua atividade favorita, como pescar ou ler. A Dra. Yogev pergunta: “será que é fazer uma coleção de selos? Escrever ou desenhar? Talvez seja passar algum tempo com os amigos”. Pense nos detalhes e use-os como guia para encontrar seu propósito: “O que você está fazendo? Quem está ao seu lado?”.

  1. NÃO CONFUNDA PROPÓSITO COM PAIXÃO

Embora seu propósito e sua paixão possam ser iguais, nem sempre isso acontece. “Tenha cuidado com a palavra ‘paixão’”, alerta a Dra. Yogev. “A paixão é mais forte do que o propósito. A maioria das pessoas tem ou pode encontrar algo que sirva de missão, mas elas não precisam ser apaixonadas necessariamente. Espere encontrar um propósito na aposentadoria, para que você se sinta necessário, valorizado e capaz de contribuir – não uma paixão. Poucas pessoas encontram uma paixão; a maioria acha um propósito”.
Sua grande paixão, por exemplo, pode ser salvar elefantes na África, mas talvez você se sinta mais realizado se for um voluntário no centro da terceira idade. O voluntariado pode fazer você se sentir útil e valorizado, mas talvez ele não seja considerado uma paixão. Por fim, “a produtividade é importante”, diz ela. “Se você fizer algo e se sentir produtivo e valorizado, [se sentirá bem]”.

BIA SO

  1. LEMBRE-SE: SEU PROPÓSITO É ALGO PARTICULAR

Talvez você e seu parceiro tenham propósitos iguais. Ao se aposentar, no entanto, é importante saber que não é essencial que isso aconteça. A Dra. Yogev diz que “não podemos forçar ou impor nossos valores ao nosso parceiro. Cada pessoa precisa encontrar seu propósito. Não obrigue o outro a fazer o que é importante para você”.
Dessa forma, você ganha a liberdade de escolher seu próprio caminho e seu casamento é renovado. “Dê o espaço necessário”, orienta ela. “Com isso, a vida do casal se torna mais rica. Ao jantar juntos, vocês podem conversar sobre o assunto”.

  1. ELABORE UM PLANO DE AÇÃO

De acordo com a Dra. Yogev, quando o assunto é propósito, “é importante ser capaz de transformar um interesse em um plano de ação, com um cronograma”.
Em outras palavras, é bom ter sonhos e metas, mas para torná-los uma realidade você deve criar uma estratégia real, com datas concretas para atingir esses objetivos. Se seu propósito for ensinar línguas para imigrantes, por exemplo, você deve reservar um tempo para pesquisar os programas locais e depois escolher um dia exato para começar o voluntariado. “Seja específico em suas ações”, diz a Dra. Yogev. “Caso contrário, nada acontece”.

Intercambio viajando

  1. ENCONTRE UMA ORGANIZAÇÃO ADEQUADA

Depois de definir seu propósito, encontre pessoas que pensam da mesma forma para se sentir motivado. “Sou uma grande defensora do voluntariado – ajudar os outros e se ajudar ao mesmo tempo”, conta a Dra. Yogev. “Busque uma causa ou atividade que seja interessante para você e encontre maneiras de fazer parte dela”.

Fontes:  Website Get Old> https://www.getold.com/7-steps-to-finding-your-true-purpose

http://www.envelhecersemvergonha.com.br/7%20Passos%20Para%20Encontrar%20Seu%20Verdadeiro%20Prop%C3%B3sito

COMO TRAZER SEU CÃO PARA O REINO UNIDO NA CABINE DO AVIÃO – PARTE 1 – DOCUMENTAÇÃO NO BRASIL.

Bella caixa

ANTES

Post dividido em 3 partes para facilitar a leitura, Enjoy!

 “O que mais me atrai nos animais é que eles não usam palavras… Usam sentimento!”

 Chico Xavier.

Assim que meu filho aceitou a proposta de trabalho e resolveu mudar-se com a sua família de São Paulo para Londres pesquisou muito sobre “como trazer seu cão para Londres na cabine” junto á ele. Nem cogitou a possibilidade de cãozinho não vir com ele. Ele iria com seu cão (Bella) na frente para preparar tudo e depois viria a sua família: esposa e filho de apenas 7 meses de idade (eu também fui para auxiliar na mudança).

Pesquisando aqui e acolá, achou alguns posts bem detalhadas de um pessoal que já viajou com seus bichinhos. Foi preparando tudo conforme leu nestes posts com bastante antecedência. Devo dizer que o processo de prepará-la para o embarque foi chato e, principalmente, caro. E se cada país tem lá suas regras para aceitar a entrada de animais – e as companhias aéreas tem também as suas – a Inglaterra (e por consequência, o Reino Unido) devem ser os campeões de exigências.

Hoje o post é todo dedicado àqueles que querem viajar ou trazer seu cãozinho para o Reino Unido, mas não consideram a possibilidade de levá-lo no bagageiro do avião.

Então, se você está pensando em se mudar para fora e está considerando levar seu animalzinho, espero que este post seja útil: aqui tem todo o passo a passo, as regras, e, principalmente, o cronograma com os prazos de tempo que mostram a antecedência com a qual você deve começar a ver a documentação de vacinas e chips delas. Mais informações aqui (link em inglês). Aqui vamos fazer também algumas observações baseado na sua experiência que visam acrescentar e contribuir nesta leitura.Espero que ajude! Utilizou muito o que Lena (Perdidos em Londres) postou: fonte – Leia https://perdidosemlondres.wordpress.com/2015/04/13/como-trazer-seu-cao-para-o-reino-unido-na-cabine/

REQUISITOS PARA VIAJAR COM UM ANIMAL PARA A INGLATERRA.

Bella certificado-zoosanitario-internacional

Cedo descobriu que as regras para levar animais em viagens internacionais não são nada simples – e que no caso do Reino Unido a coisa fica especialmente mais complicada. Então, se você vai ao Reino Unido, os principais requisitos que você precisa ter em mente são… duas opções:

1) Animais não podem viajar na cabine! Mesmo os de pequeno porte – todos precisam viajar no compartimento de cargas (essa opção é com a menos etapas, e talvez o que vai lhe dar menos dor de cabeça (ou não!). Na verdade eles não vão junto com as malas, e sim num compartimento especial que tem a mesma pressão e temperatura da cabine. A única exceção pode ser eventualmente, cães-guia para portadores de deficiência visual.

2) Poucas companhias aéreas são autorizadas a transportar animais do Brasil para a Inglaterra. As companhias aéreas autorizadas a fazer esta rota são a Lufthansa, a KLM Cargo e a British Airways. O Reino Unido tem um documento de companhias aéreas e rotas aprovadas que permitem a entrada de animais no país, e você só pode levar seu animal por elas.

Todavia, essas duas opções ele não cogitou.

A OPÇÃO ÚNICA SERIA TRAZER O CÃOZINHO COM ELE NA CABINE. Portanto teria uma parte aérea: via França e depois acrescentar com outra parte terrestre. Esta tem inúmeras etapas, mas todas são facilmente resolvidas com muita organização e atenção. Vou explicar melhor esta opção dos transportes mais á frente nos próximos posts.

Os passos abaixo são para qualquer uma das opções acima.

Porém uma coisa que você, que quer levar seu cão no bagageiro, precisa cogitar é a contratação da empresa que vai fazer o transporte do animal (cia área de carga) ou decidir se ele vai no mesmo voo que você. Clicando aqui você pode conferir o pdf disponibilizado pelo Gov.uk das linhas aprovadas para o transporte direto. Além disto, os blogs (que estão no final do post) que eu li antes da preparação são quase todos de pessoas que utilizaram a primeira opção (bagageiro).

É IMPORTANTE SABER QUE TEM QUE SER TUDO PREPARADO COM BASTANTE ANTEDÊNCIA… E SEGUIR OS PRAZOS CORRETAMENTE DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DESTE PAÍS. 

ORGANIZANDO OS PRAZOS:

Bella prazos

4   MESES ANTES…

  • Certifique-se que o animal está saudável: Faça um check-up completo e se precisar mande higienizar os dentes para evitar infecções.
  • Compra de passagens: Caso já saiba o dia que vai viajar de avião, você pode comprar as passagens antecipadamente para pagar mais barato, o quanto antes comprar melhor. As dicas de como comprar a passagem para você e deixar reservado (via Call Center) para o seu animal, se encontram no subitem PASSAGENS. Ele comprou (e reservou a da Bella) tudo via Call Center.

Você só poderá pagar a passagem do seu animal no check-in no dia da viagem, mas lembre-se PRECISA deixar reservado antes.

  • Particularidades do local:Se você vai vir para algum local do Reino Unido que não a Inglaterra, está aí um bom momento para entrar no site do governo local e ver alguma outra particularidade que seja diferente. Todavia, no site do oficial do governo do Reino Unido tem todas as informações.

IMPLANTAÇÃO DO MICROCHIP:

  • Deve ser colocado antes de tudo!
  • Microchipagem do animal somente com produto que tenha um ISO 11784 ou ISO 11785
  • Se depois de todo preparado, mesmo depois dos 90 dias, se o chip não conseguir ser mais lido, é obrigatório começar do zero! #medo
  • Link do Gov.uk sobre microchipaqui
  • Depois de colocar o microchip, já solicite que o veterinário leia o mesmo na máquina de leitura. Assim você já certifica-se que a implantação do chip funcionou.
  • Entre no site do fabricante do chip e atualize os dados do animal, assim sempre que seu cachorro for escarniado as pessoas saberão que ele é seu – http://www.backhome.com.br/
  • IMPORTANTE: GUARDE O CERTIFICADO DE MICROCHIPAGEM e OS ADESIVOS – VOCÊ!
  • O que ele fez: Preparou a chipagem com bastante antecedência em 01/Junho/2015, jà que tinha intenção de fazer uma carreira internacional. No seu veterinário foi colocado em seu dorso o microchip, sem sedação no cão. Foi bem tranquilo!

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA:

Bella vermifugando

  • Após a inserção do chip, realizar a vacina contra raiva, MESMO se o seu animal já tenha sido vacinado, pois é obrigatório que o chip seja inserido ANTES da vacina.
  • Colar o selo da vacina na carteirinha de vacinação do animal e na carteira precisa conter o nome do fabricante, lote, data de fabricação, data da vacina, data da próxima vacina (booster), carimbo e assinatura do veterinário.
  • IMPORTANTE: APROVEITE PARA CONFERIR SE TODAS AS VACINAS ESTÃO EM DIA NA SUA CARTEIRA DE VACINAÇÃO DO SEU ANIMAL.
  • O que ele fez: O cão recebeu a vacina contra raiva em 26/06/2015. (proxima data 26/07/2016). Tomou a vacina de raiva já em Londres em 24/06/20016. quando fez o Pet Passaporte de Bella .

ESPERA DE 30 DIAS…

  • Esperar 30 dias para que o sistema imunológico do animal consiga atingir uma quantidade mínima de anticorpos exigidos com a vacina contra raiva (0,5 UI/mL).
  • ATENÇÃO: esse prazo de 30 dias é conferido na entrada do Reino Unido, portanto não adianta “passar a perna”. O QUE VALE É O QUE ESTÁ ESCRITO NO PAPEL, e não a sua palavra.
  • Se seu animal já foi vacinado outras vezes, é quase certo que ele vai atingir esse nível.

COLETA DE SANGUE NO 31º DIA APÓS A VACINA

Bella Yorkshire como viajar para o exterior com o meu cachorro - www.maricosta.com.br.jpg

  • Solicitar um exame de sangue pelo veterinário e enviar o mesmo para o Laborório em São Paulo (único Lab autorizado pelo UK no Brasil).
  • Laboratório de Zoonoses de São Paulo (Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores) – Santana/São Paulo/SP – (11) 3397-8945.
  • Seu veterinário vai enviar junto com a amostra do sangue aRequisição de avaliação de anticorpos antivírus da Raiva. É importante que o veterinário que não esteja acostumado com esse tipo de procedimento (e até você para certificar-se que ele vai fazer certo), leia toda a explicação do Lab de SP que se encontra aqui.
  • O exame demora uns 40 dias úteis para chegar, e o resultado sai em português, inglês e espanhol.
  • A data da vacina é considerada dia ZERO, por isso o exame de sangue deve ser feito 31 dias depois.
  • Acompanhe o site oficial deles (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/lab_zoonoses/index.php?p=5784) para saber se você poderá fazer a sorologia antes de começar todo o processo que comento abaixo. Aconselho também a fazer uma ligação para eles e ter a notícia atualizada!
  • O que ele fez::Ligou para o laboratório e confirmou se eles ainda estavam autenticados pelo Reino Unido (vai que o site está desatualizado! We never know!), além disto, solicitou o preço do exame, e informações extras sobre o processo. A do Bella foi realizado em 17/11/2015 e foi aprovada com um nível de 4,00 UI/mL.

QUARENTENA DE 90 DIAS NO BRASIL

Bella vacinando 2

  • A PARTIR DA COLETA DO SANGUE conte 90 dias para seu cão estar pronto para viagem. Vou dar um exemplo abaixo para ficar mais fácil:

14 de Janeiro de 2016 – microchip + vacinação

15 de Fevereiro de 2016 – coleta de sangue para enviar ao Lab de SP

16 de Maio de 2016 – animal habilitado para viajar

  • ATENÇÃO! O dia da coleta do exame de sangue é considerado dia ZERO! É a partir do dia seguinte da coleta que você vai começar a contagem dos 90 dias, ok?
  • A quarentena significa somente que seu cão não pode vir para o Reino Unido, ou seja, ele pode passear na rua, viajar dentro do Brasil…

                                                          DURANTE A QUARENTENA

Ø  Aproveite o período durante a quarentena e marque um horário com antecedência na VIGIAGRO (Vigilância Agropecuária Internacional) mais próxima. Você pode encontrar clicando aqui. Tudo sobre o CZI (o documento mais importante para a viagem). Tudo sobre CZI falarei mais abaixo.

  • Aproveite também para comprar a casinha de transporte, pois se comprar pela internet leva uns dias até chegar. Tudo sobre a casinha falarei na Parte 2 deste Post.
  • PASSOS:

    1)Compre as passagens de trem (do CDG para Callais Ville, e de Folkstone para Waterloo);

     2)Compre o cartão two together (que lhe dá um MEGA desconto em viagens dentro do UK caso você venha com alguém que sempre vai ser seu companheiro(a);

    3) Reserve e pague o translado de taxi.

    4) Faça uma recarga no seu Oyster. Tudo sobre os translados eu falo na Parte 3 deste Post.

    3 DIAS ANTES DA VIAGEM

    • Então seu cão já está com o resultado do exame de sangue acima de 0,5 UI/mL! Ele também está em plena saúde e habilitado para viajar (passou a quarentena), o próximo passo então são:

    1) Tapeworm (remédio de vermes);

    2) Remédio para pulgas e carrapatos (o Reino Unido não exige, mas é sempre bom proteger seu cãozinho);

    3) Atestado de saúde feito pelo veterinário, e

    4) Certificado de Zoonoses Internacional (CZI) expedido pelo Ministério da Agricultura.

    TAPEWORM (contra tênia):

Bella viajar-com-cachorro-e-gato-de-avião-3

  • Precisa constar no atestado do veterinário e no CZI que o animal foi medicado com este produto e precisa conter as seguintes informações nos documentos: nome do produto, nome do fabricante, data de fabricação, data e hora da aplicação (a hora não tinha sido colocada na carteirinha, então no dia do CZI a senhora que me atendeu colocou o horário anterior ao que foi feito o atestado do veterinário), carimbo e assinatura do responsável pela aplicação (eu mesma dei o comprimido, comprado no petshop, e o veterinário depois escreveu na carteirinha de vacinação e no atestado que o animal tinha tomado o medicamento).

    Ø  ATENÇÃO!! O remédio não pode ser dado menos de 24 horas antes da chegada ao UK e não mais que 120 horas. Por isso, o ideal é dar 3 dias antes da viagem, até porque é um medicamento forte e você não sabe como seu animal vai reagir.

    Ø   O que ele fez: No caso de Bella o medicamento utilizado foi um produto da  TOP DOG, aplicado em 15/05/2016 ás 11:30’hs que foi comprado em qualquer loja de produtos veterinários.  Recebeu também tratamento para carrapatos e pulgas em 12/05/2016.

    No dia marcado para a emissão do documento (16/05/2016) ele foi ao veterinário que deu o remédio e emitiu os laudos necessários para a emissão do CZI.

     Foi ao Aeroporto Viracopos (este entrega no mesmo dia após de 2 hs). Ao sair do aeroporto com o laudo em mãos, passou novamente no veterinário que assinou o Laudo do CZI e certificou que o microchip ainda estava funcionando. Viajou para Londres na noite seguinte.

    Ø  CERTIFIQUE-SE ANTES DE DAR QUE SEU ANIMAL PODE TOMAR ESSE MEDICAMENTO! EXISTEM RAÇAS QUE NÃO PODEM CONSUMIR ESSE MEDICAMENTO, E QUE PODE SER FATAL!

    ATESTADO DE SAÚDE FEITO PELO VETERINÁRIO

    • Vá ao veterinárionão mais que 72 horas do embarque, e solicite o ATESTADO DE SAÚDE do seu animal.
    • Nesse atestado o veterináriodeve inserir: 1) Todos os dados do animal: nome, raça, data de aniversário, cor do pêlo, etc; 2) Todos os dados do remédio contra echinococcus sp, incluindo: nome do produto, do fabricante, data de fabricação, data e hora da aplicação; 3) Dados da microchipagem: número, marca, ISO, data de aplicação, 4) Dados da vacinação contra raiva: data de vacinação, data de fabricação, nome do produto, numero do lote, data para a próxima vacina (‘booster vaccination’); 5) Escrever que atesta a plena saúde do animal; 6) Nome completo do veterinário; da clinica, endereço da clinica com telefone; CRMV; carimbo e assinatura com a data.
    • Como sou neurótica, fiz um modelo para o veterinário copiar (e ela acabou usando o texto da parte do tapeworm!), caso queira – Modelo Atestado de Saúde Pet. A mensagem sobre o tapeworm a veterinária escreveu no atestado de saúde, mas ela também colocou na carteira de vacinação dele as informações que o UK exige. Seguimos este modelo descrito acima!

    CZI – CERTIFICADO DE ZOONOSES INTERNACIONAL (O documento mais importante.)

    Bella

  • Agende com antecedência um horário com a VIGIAGRO para realizar o CZI (Certificado de Zoonoses Internacional).
  • ATENÇÃO!! Você só poderá realizar o CZI após 90 dias da coleta do exame de sangue, pois é quando o animal já estará pronto para viajar.Se programe com antecendencia dependendo da unidade da VIGIAGRO o documeto leva até 48h para ser emitido. 
  • Após retirar o ATESTADO DE SAÚDE, vá na hora marcada na VIGIAGRO e leve os seguintes documentos ORIGINAIS E DUAS COPIAS:
  • 1) Comprovante de aplicação do CHIP (levar atestado e adesivos) – a senhora que atendeu no aeroporto, não colocou o adesivo no papel do CZI, mas copiou o número. O problema disso é que ela poderia ter copiado o número errado, e aí já era! Eu pedi pra conferir o CZI logo depois que ela imprimiu (ali na frente dela mesmo), número por número, data por data (de tudo!), pois vai que ela inseriu algo errado!

    2) Carteira de vacinação em dia (com a vacina da raiva e os dados do remédio contra tapeworm) – mandou trazer só a carteirinha de vacina nova, uma que a veterinária fez só com a nova vacina da raiva e o tapeworm.

    3) Laudo da sorologia Anti-rábica (SP);

    4) Atestado de saúde do animal emitido em menos de 72 hrs – a senhora conferiu o atestado, data por data, e se tinha dados da vacina da raiva e do tapeworm (ainda bem que fiz o modelinho rss)

    5) Comprovante do embarque

    6) Endereço no local de destino – mesmo indo pra França e dormindo lá, eu pedi pra colocarem um endereço aqui de Londres. Meu filho também.

    7) Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia (Formulário XXIX do Manual da Vigiagro) impresso e preenchido– eu tinha várias dúvidas na hora de preencher, então algumas coisas deixei em branco e preenchi lá mesmo.

    • ATENÇÃO!! Confira todos os dados com o papel que o pessoal da Vigiagro imprimir!! Um erro pode fazer com que seu animal não possa entrar na França e/ou Reino Unido.
    • ATENÇÃO!! O CZI não pode ser emitido mais que 10 dias antes da viagem e tem uma duração de 4 meses. O que eu vou fazer é um passaporte (na Inglaterra) para meu cachorro, para usar depois do prazo do CZI. Meu filho também.
    • Eu tinha imprimido uma declaração obrigatória para a entrada de animal no Reino Unido chamada de “declaration of non commercial movement”. É basicamente um papel que diz que você não vai dar ou vender seu animal para alguém quando chegar aqui e estádisponível no site da DEFRA-UK. Todavia, a última folha do CZI para o Reino Unido já vem essa declaração, onde você (que vai viajar com o cachorro) precisa assinar.

    Blogs que li antes do processo de preparação psicológica:

    Bella passaporte-cachorros-gatos

  •   

     

     

    Perdidos em londres – como trazer seu cao para o reino unido na cabine/

    donde ando porai – como levar seu animal para inglaterra um passo-passo mastigado/

    Pequenos Monstros – cães no bagageiro para Berlim

    Dondeando por aí – gatos no bagageiro para Inglaterra

    One Way Europe – gato no bagageiro para Inglaterra

    Vivendo na Europa – gato via Balsa (Ferry) França para Inglaterra

    Paula Abrahao – gatos no bagageiro e na cabine para Amsterdã

    Espero ter te  ajudado. Corre lá para a Parte 2 pra continuar a acompanhar e receber mais dicas!

    Fonte: https://perdidosemlondres.wordpress.com/2015/04/13/como-trazer-seu-cao-para-o-reino-unido-na-cabine/

     http://www.dondeandoporai.com.br/como-levar-seu-animal-para-inglaterra-um-passo-passo-mastigado/

VOU VIVENDO MUITO BEM… OBRIGADA!

meditando 3

“Não há nada que melhor defina uma pessoa do que aquilo que ela faz quando tem toda a liberdade de escolha.”   William M. Bulger.

Déa Januzzi, seu texto é um convite à reflexão sobre o que pode ser a vida, se vivida com intensidade, amor e sabedoria! Como dona de casa e cozinheira também deixo muito á desejar, mas nem me incomodo com isso, sobrevivo e vou bem obrigada, tenho outros interesses bem mais divertidos. Não fumo, ganho pontos aqui… mas gosto de um bom vinho aos finais de semana. Como Déa também sou rebelde, uma revolucionária para minha geração onde controvérsias acontecem… mas vivo de bem com a vida, em paz comigo mesma e com o mundo…sempre! Amo viajar e desafios novos!!! Sim… vou vivendo muito bem obrigada! E que Déa continue nos presenteando com textos como esse: ENTRE FLORES, CIGARROS E AGULHAS!  Leiam:

Não sirvo de exemplo para ninguém que chegou aos 60 como eu. Bebo vinho todos os dias, sob o olhar vigilante do meu filho, de 30 anos, que não esconde o desapontamento com a mãe que nem dona de casa é. Se tenho que arrumar a casa não consigo cozinhar nem lavar e passar. Se decidir ir para a cozinha, tem que ser um ou dois pratos no máximo. Não sei passar roupa nem gosto de lavar. Brigo até com a máquina de lavar. Serviço de casa me irrita, apesar de hoje, aos 61 anos e livre do trabalho formal de todo dia, tentar algumas incursões culinárias. Gosto também de encher a casa de flores. Às sextas-feiras, não deixo de vir com uma braçada delas da Feira das Flores.

Também gosto de casa cheirosa e fresca, com muita saúde e vento entrando pelas janelas e descortinando o mar de prédios à minha volta. Amo incenso e oráculos, principalmente as mensagens de Jeremias que me ajudam a amanhecer com menos angústia. Não frequento templos nem igrejas, mas tenho meus gurus e anjos aqui na Terra como no Céu. São muitos mestres e guias. Santo para mim é feito de carne e osso. Santo pra mim é aquele que, religiosamente, sobrevive aos furacões e vendavais de todos os dias.

feliz

Tenho bons amigos que tentam ser meus médicos, mas às vezes desistem, porque não gosto de tomar remédios, não sigo receitas. Nem mesmo as médicas. Odeio hospitais, porque enterram vivos os idosos, entubam a velhice e deixam nossos pais morrerem sozinhos, longe dos filhos e netos em nome de protocolos médicos e cirúrgicos.

Desculpem-me os que creem na medicina tradicional, mas lugar de velho não é em CTI (Centro de Tristezas Indizíveis). Ainda bem que o Conselho Federal de Medicina finalmente aprovou o Testamento Vital, que dá a cada um de nós o direito de não ser submetido a procedimentos invasivos e inúteis.

Confesso que fumo cigarros até hoje, mas não me vanglorio dessas tragadas. Não sinto mais prazer em fumar um cigarro atrás do outro. Mas estou aprendendo – bem devagar – a promover um ritual na hora de fumar. E voltar a tragar apenas por prazer e não mais por vício ou dependência química. Ainda não consegui parar nem vou prometer publicamente. Conto apenas para mim mesmo, porque não vou assinar nenhum manifesto contra o cigarro. Não vou expulsar fumantes de perto de mim nem abanar as mãos quando um deles cortar o meu caminho.

Todos os dias, no entanto, peço para que eu não me transforme numa velha chata e rabugenta como aquelas dos contos de fada, ou melhor, uma bruxa, porque não tem nada pior do que uma pessoa mal-humorada, respingando veneno e mofo por todos os lados, aspergindo comentários maldosos e preconceituosos. Cheirando a formol.

Tenho amigos que muitos denominam de gays, mas só me aproximo das pessoas por afeto, sejam eles negros, homossexuais, com necessidades especiais, porque eu também tenho as minhas.

abraço 3      idoso lendo 3

Como tantos da minha geração, gosto de acupuntura. Saio todas as quintas-feiras do Bairro Cidade Nova para o Colégio Batista para encontrar Josefina, a minha acupunturista, que inclusive, consertou a minha artrose no joelho esquerdo e sempre me diz que ela está mais do que fincando agulhas no meu corpo, mas quer que eu silencie e consulte o meu coração para as questões difíceis da vida.

Gosto de arroz integral e de tudo o que vem do mar, inclusive peixes, mariscos e algas, afinal sou Câncer, signo da água e da emoção.

Como eu quero envelhecer? Aprendi com Amélia, minha mãe, que viveu lúcida, sem doenças até os 91 anos, que a gente não envelhece da noite para o dia, mas que quando alguém na rua disser que você “é uma gracinha” pode saber. Estás velha. Como sou de uma geração que revolucionou costumes, espero também continuar rebelde, mas com as bênçãos que a idade e o tempo nos presenteiam.

IMG_0860

http://www.50emais.com.br/artigos/com-as-bencaos-que-a-idade-e-o-tempo-nos-presenteiam/

COMO VIAJAR COM BEBÊ NO AVIÃO? (Internacional/ Londres).

bebe-avião-

“Os melhores momentos da vida não são aqueles em que você respira fundo… e sim aqueles que tiram o fôlego.” Anjos da Vida.

Já tinha contato aqui que meu filho mudou-se com a sua família para Londres. Ele foi na frente (em 19/maio) para iniciar seu novo trabalho e alugar um apartamento para levar sua família… nós fomos logo em seguida com tudo organizado por lá (em 14/junho).

Foi um grande desafio que enfrentei (amos)… viajar de avião para Londres com minha nora e meu neto, um bebê de apenas 7 meses de idade. Confesso que esta nova experiência me (nos) deixou um pouco ansiosa a princípio… onde as informações da internet foram fundamentais para o sucesso da viagem (meu otimismo tambésm rsrssr).

Viajar de avião com bebês pequenos é uma dificuldade para muitos pais. Além de precisar ter mais atenção na hora da compra da passagem e de alguns detalhes no embarque, é importante também saber o que fazer durante o voo, quando os bebês costumam ficar inquietas.  O Post ficou um pouco longo, mas consegui abordar todos os itens do antes: durante e depois da viagem… Paciência!

Hoje quero dar dicas sobre “como viajar com bebê num voo internacional”, no caso Londres. O que fizemos e o que recomendo.

PRIMEIRO MOMENTO: A COMPRA DA PASSAGEM – RESERVAR O BERÇO.   

bebe no aviào 2

  1. A primeira coisa a fazer é: comprar a passagem aérea com antecedência, reservando um bom assento (sugiro pegar corredor) um vôo noturno. Informe também que vai com um bebê e quantos meses ele tem.

Nossa experiência: Escolhemos a Cia aérea TAM/LATAM, com voo direto. Partindo de São Paulo/Guarulhos (GRU) ás 23:55hs e chegando em Londres – Heathrow (LHR) ás 15:15hs, com duração de 11:20.hs. No caso compramos pela internet.

  1. Em seguida ligue no Call Center e faça uma pré reserva de “berço para bebê”, informando: altura (até 71cms) e peso (até 10kg). Trata-se de um berço que se encaixa na frente á primeira fileira (não se esqueçam de pedi-lo!) e ele tem cinto, caso o bebê se mexa. Fará uma diferença enorme na viagem o berço. A propósito, o berço é uma espécie de 1a classe para os bebês: o bebê fica bem acomodado nele… é bem prático para aliviar um pouco o colo, deixando-nos livres daquele pesinho extra no colo.

Nossa experiência: Nosso bebê conseguiu dormir bem quase toda a viagem. Nós ficamos sempre alerta… mas pudemos descansar melhor durante a viagem.

  1. Adocumentação (original)  para viagem varia de acordo com o destino (consulte antes). Em viagens internacionais, com foi o nosso caso (Londres) era  preciso ter apenas um passaporte válido (pelo menos com 6 meses validade) . O passaporte do bebê tem validade de apenas de 1 ano. Apresentem-se juntos (PF) pai e mãe para fazer o passaporte do bebê e fazendo a opção para viajar com ambos ou apenas um dos dois.  Caso a viagem aconteça sem a presença do pai, a mãe precisará apresentar o passaporte do bebê com esta autorização descrita nele. Este era o nosso caso. Dependendo do país, também pode ser necessário o visto e a carteira de vacinação sempre na mão (consulte com antecedência) . Não era o nosso caso.
  1. É bom ir ao Pediatra antes e verificar se esta tudo ok com o bebê e receber algumas orientações do médico.  Leve uma farmacinha na viagem.

São detalhes burocráticos, mas que podem impedir a viagem, melhor ver com bastante antecedência.

SEGUNDO MOMENTO: A VIAGEM: CHECK IN E EMBARCANDO.

bebe-no aviao

  1. Nossa experiência: Lembrem-se de que estamos com bebê, por isso, chegamos bem antes do horário de embarque, precisamente 5hs antes. Pois geralmente o check in do voo abre com 6 horas antes.
  2. Com o berço reservado não fizemos check in online. Tem que ser feito somente no aeroporto bem antes do momento do embarque. Cheguem com “bastante” antecedência. Detalhe: as primeiras fileiras (mais espaçosas) onde fica o berço só são desbloqueadas neste momento, no aeroporto. A maioria das aeronaves oferecem apenas 1 berço por voo (disponível somente em voos internacionais)… este era o nosso caso…

Nossa experiência: Quem fizer o check-in “primeiro no aeroporto” garante o seu berço reservado, pagando neste hora a taxa do berço (nós pagamos US$150). Ficamos na primeira fila (bem mais espaçosa e confortável). Quem consegue o berço (portátil) têm direito aos assentos na primeira fileira mais práticos na hora de entrar e sair do avião. Além da mãe, o bebê… também tivemos direito á um acompanhante (no caso eu).

Dica de Assento: Com bebês que não conseguem mais usar o berço, tentem ficar em uma fileira de 4 cadeiras (se tiverem sorte, pode ser que consigam pegar duas cadeiras para deitarem completamente a criança – verifiquem que os braços das cadeiras levantam. Corredor são melhores para se movimentarem com ele. O importante é evitar ficar na poltrona do meio, enclausurada e impossibilitada de fazer movimentos.

  1. Apresente seus documentos (passaportes) dos passageiros. Faça o check in.
  2. Despache as malas. Cada adulto tem direito á despachar 2 malas de 32 Kg (para Europa/TAM) e levar 1 de mão na cabine. O bebê tem direito de despachar apenas uma mala de 23 Kg, embora seja ele quem mais vai requerer volume rsrsr.
  3. Informe aqui que vai querer que o seu carrinho do bebê fique junto com você até o momento do embarque. Este será entregue e devolvido na porta do avião, assim que (des) embarcar.

Nossa experiência: Assim aconteceu conosco e foi muito prático e maravilhoso. Melhor pedir para que seja devolvido na saída do avião, nunca se sabe a extensão do aeroporto no qual vamos aterrissar (mas mesmo pedindo, algumas vezes, em voos internacionais, soubemos que eles saem junto com as malas).

  1. Vocês também têm prioridade (atendimento preferencial) na fila na hora do embarque (pelo menos no Brasil!).

TERCEIRO MOMENTO:  O VOO –  A VIAGEM – ALIMENTAÇÃO E A DISTRAÇÃO.

bebe no berço

  1. Pouco antes de embarcar, troque a fraldado bebe e se estiver em um horário razoável, já dê a comidinha/ leite do bebê.
  2. Nos voos internacionais, quando fizerem a reserva, lembrem-se de avisar a companhia aérea que irão embarcar com bebê ou criança (no momento da compra da passagem aerea), no nosso caso foi essencial reservar/ conseguir o berço.
  3. Quando o voo é noturno, os bebês demoram um pouco para “desligarem”, ficam excitadas com o todo, viagem, avião, etc… a própria agitação e ansiedade nossa, rsrsr. Mas uma vez as luzes apagadas, em geral, elas dormem… Digo bem: “em geral”, mas se for o caso do seu bebê ficar chorando (após verificação da fome, fralda, frio e coisas habituais)… não há muito o que fazer, tente relaxar… é chato para você e para os outros, e principalmente com certeza para a criança, mas quem nunca pegou um avião com uma criança chorando?! Acontece nas melhores famílias…! E sempre o noturno ainda é uma melhor opção do que voo comprido e diurno, porque o tempo demora mais a passar e elas ficam ligadas o voo inteiro!

bebe no berço 4

  1. DE MÃO DO BEBÊ EM VOOS LONGOS: Se o voo for de dia e relativamente curto, há que se ter bastante coisas em mãos para distraí-los e vai da preferência de cada bebê com seus brinquedos prediletos, mas tem que ser bem práticos. Leve os brinquedinhos preferidos do bebê (mordedores, bichinhos macios, brinquedinhos com diferentes texturas e cores… dê prefira aos sem sons).
  2. Caso seja necessário trocar seu bebê, existem trocadores no banheiro: ele é abaixado por cima do vaso sanitário… é bem apertado, mas atende bem! Na “mala do bebê” tenha muitas coisas para suas trocas: fraldas, toalhas higiênicas, pomadas contra assaduras, 2/3 roupas confortáveis, chupetas extras….
  3. E lembrem-se de levar um casaquinho e/ou manta, pois muitas vezes o ar condicionado do avião é gelado.
  4. Levem também alimentos do bebê em uma bolsa térmica pequena : mamadeira (leve a fórmula de leite do bebê em uns potinhos com compartimento pra dosagem certa e pelo menos para 2 mamadeiras com água na quantidade exata), papinhas (salgada ou doce as das Nestlé ajudam bastante aqui), danoninhos (colherzinhas, babador)… Enfim algo para o bebê se alimentar.
  5. De resto, relaxem, lembrem-se que os bebês sentem a ansiedade dos pais! E elas podem surpreender: no final, a viagem ainda pode ser tranquila, e de qualquer forma, os pimpolhos ficam sempre muito contentes em pegar o avião! O primeiro a gente nunca esquece! Tirem fotos e registrem o momento! Nós nos esquecemos rsrsrs.

Nossa experiência: No nosso caso o voo atrasou 1:30’hs em terra o que irritou um pouco o bebê depois de um certo tempo… tentamos distraí-lo cantando no colo da mamãe e da vovó… mas assim que levantamos voo (com o bebê no colo) o berço foi finalmente instalado. Ele mamou tudo e dormiu no colo da mãe como um anjo… colocamos então no berço portátil com o cinto. Uma maravilha para ele e para nós rsrsr. Dormiu quase toda a viagem. Acordou quase em Londres já.

Acordado (perto de Londres) trocamos e preparamos a mamadeira (tem água quente na cabine)… mamou tudo e ainda comeu uma banana amassada que era do nosso café da manhã. Brincou com seus mordedores, ouviu músicas e curioso como é observou todos os barulhos ao seu redor.

QUARTO MOMENTO: DICAS: DECOLANDO E ATERRISSANDO.

Bebê-no-avião-dicas

Durante a decolagem e aterrizagem, dê a chupeta ou mamadeira ao filhote. O movimento de sucção minimiza os efeitos da pressão no ouvido.

DETALHE: Pressão e dor de ouvido: no momento da decolagem e aterrizagem, não esqueçam de fazer os bebês deglutirem, tomando mamadeira, água, chupando chupeta, dando o peito… qualquer coisa que as ajudem a desentupir os ouvidos, já que não sabem fazer isso sozinhas. O processo de sucção evita que os ouvidos doam por conta da pressurização do ar. Pressurização essa que na grande maioria das vezes é a grande culpada pelo choro dos bebês nos aviões.

Nossa experiência: No nosso caso não precisamos fazer nada, foi tudo tranquilo com o bebê.

infra-estrutura para se viajar com bebês é enorme, principalmente se eles forem menores que 12 meses. Por isso toda atenção e cuidado são necessárias no: antes, durante e depois da viagem isso  fará toda a diferença!

ALGUNS LEMBRETES:

  • Bebês de 1 a 4 meses dormem a maior parte do tempo no voo. Bebês de 5 a 7 meses um pouco menos. De 8 a 10 querem mais se divertir, inclusive, ficar “falando” enquanto os outros passageiros dormem! Bebês de 11 e 12 meses, querem desbravar o avião e engatinham por todo o corredor. Calma!
  • Se seu filho já bebe água,ofereça durante o voo uma quantidade maior que o habitual. Nas alturas, o  organismo requer mais líquido do que de costume.
  • Ah, não tem problemas levar comida de bebê caseira em voos internacionais, é aceito pela segurança do aeroporto
  • Veja se as vacinas dele estão em dia e fique atento as vacinas exigidas/ recomendadas no destino dependendo do destino.
  • Algumas companhias aéreas oferecem carrinho de bebês. O ideal é fazer a reserva antecipadamente para que um funcionário da cia fique no finger (na saída do avião) esperando o passageiro para entregar o carrinho. Isso é ótimo!!
  • Você pode também considerar levar o bebê no canguru, que deixa suas mãos livres para puxar as malas.
  • Caso esteja viajando sozinha com o bebê, você pode pedir auxílio da companhia para retirar a bagagem da esteira. A propósito, no ato do check in, você solicita que suas bagagens sejam identificadas como prioritárias e assim você não deverá ficar muito tempo aguardando a bagagem chegar. Assim é a teoria e nas melhores companhias, funciona também na prática.
  • Para que a viagem fique mais confortável, você pode utilizar algum acessório de viagem para bebês, que facilita a vida de quem está voando
  • Em relação aos preços de passagem de avião para criança, os valores são diferentes. : para bebês de até 2 anos, a tarifa é em geral 10% do valor do adulto + as taxas de embarque (mas não ocupam um assento). Para crianças de 2 a 12 anos, paga-se 75% da tarifa do adulto + taxas de embarque… e já devem ter seu lugar garantido no avião (ver: desconto definido por cada companhia, que pode chegar a 50%).
  • Se estiver com cerca de 10 meses ou mais a dica é levar o travesseiro de amamentação. Pode não parecer muito prático, mas ajuda muito, pois o bebê acaba dormindo em algum momento e com ele fica bem mais confortável a acomodação na poltrona do avião;

Espero que este post ajude bastante vocês quando viajarem com bebê em avião. Bom, depois do primeiro voo, você percebe que não é tão ruim como você imaginava. Vai logo se programar para a próxima viagem! Já estamos pensando nisso…

Sugiro assistir este vídeo: (www.macetesdemae.com)

http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/01/dica-de-mae-o-que-voce-precisa-saber-para-viajar-de-aviao-com-bebe-e