Superlua e Eclipse Lunar, dois fenômenos naturais ao mesmo tempo neste domingo

 “O que é importante em um dia comum de uma vida comum?”  Máximo Gorki.

eclipse lua de sangue

Sempre gostei muito de apreciar a lua e as estrelas, independente da minha idade. Nesta noite, certamente fui uma das milhões de pessoas no mundo inteiro á ficarem admirando o céu para assistir com meus próprios olhos um dos fenômenos mais belos da natureza.

Não é lua vermelha, lua de sangue, ou lua sangrenta. O fenômeno que ocorreu ontem, 27 de setembro, foi à combinação do “eclipse total com a superlua”. Finalmente chegou o grande momento! Para ver esse momento raro bastava olhar para cima e torcer para não estar muito nublado. Uma luneta ou um telescópio possibilitaria uma visão mais bonita, mas o eclipse da superlua era visível a olho nu. Aqui em São Paulo capital em alguns lugares pudemos assistir esta maravilha melhor mesmo com o tempo um pouco nublado!
lua na cidade

O eclipse total da superlua começou por volta das 22h, onde o auge do eclipse aconteceu às 23h48… ele durou cerca de 1 hora e 12 minutos, das 23h11m a 00h23min do dia 28, segunda. No restante do tempo, a Lua esteve na penumbra da Terra, ou seja, ainda teve luz a iluminar a Lua e uma sombra parcial.  Eu consegui assistir este privilégio.

A “superlua” acontece quando o satélite da Terra fica no ponto mais próximo do planeta, período chamado de perigeu. Já o “eclipse lunar” ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. Neste domingo, o astro esteve alinhado com o Sol e a Terra.

O Eclipse Lunar deste domingo foi um dos eventos mais aguardados do ano em todo o planeta! Um evento raro que aconteceu apenas 5 vezes desde 1900: em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai ocorrer em 2033.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s