ESTUDAR EM PORTUGAL… NOVAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA! #hashtag

Portugal Coimbra 1

“Esta experiência, esta vida é nossa única chance de sermos nós mesmo”. Lya Luft

Chegou a minha vez… aposentei e busco novas experiências… morar na Europa é meu projeto de vida atual, estou me preparando para isso… em breve meu marido também se aposenta. E por que não voltar a estudar? Pensando nisso ando pesquisando as melhores opções… sugiro ler as dicas do euro dicas.

Se você sonha em morar fora do país, Portugal certamente é um destino que deve entrar na sua lista. O país tem excelentes universidades e um ensino de alta qualidade. Oito instituições de ensino do país estão entre as melhores universidades do mundo. As facilidades da língua e do clima também ajudam muito na adaptação.

As principais instituições de ensino estão nas cidades de Lisboa, Porto, Braga e Aveiro. Os alunos brasileiros e estrangeiros se sentem muito acolhidos nas instituições e o país está acostumado com as multiculturalidades dentro da sala de aula.

Como é Estudar em Portugal

Quem vem para Portugal, seja no intercâmbio (Erasmus), Mestrado ou Doutorado faz amigos para vida toda. Os meses ou anos vividos aqui são intensos e de muito aprendizado.

Estudar em Portugal te faz crescer e ampliar seu conhecimento de mundo. Os portugueses são muito receptivos e adoram fazer amizades com os brasileiros. Em uma sala de aula é possível ter mais de dez nacionalidades diferentes e os professores são preparados para enturmar os estrangeiros. Todos os professores falam inglês e fazem questão de que os estrangeiros falem de seus países e contribuam com as aulas.

As diferenças culturais são bem visíveis dentro e fora da sala de aula, os alunos europeus de modo geral respeitam muito os professores e os tratam pelos títulos. Existem diversas palavras e expressões que não conhecemos e ter uma aula de mestrado, por exemplo, é um aprendizado enorme a cada dia. Os docentes estão sempre dispostos a ajudar os alunos que vieram de outras instituições e de outros países, e até se dispõem a dar aulas extras, caso algum aluno sinta a necessidade.

Quando você entrar na sua primeira aula portuguesa, talvez você não entenda tudo que o professor disse, mas aos poucos o sotaque e as novas palavras vão se tornando comuns aos ouvidos. Veja algumas diferenças do Português de Portugal.

pORTUGAL MESTRADO universidade-de-lisboa

As nacionalidades mais comuns em Portugal são a brasileira, a espanhola, a italiana, moçambicana, angolana e cabo-verdiana. A pluralidade cultural enriquece muitos as aulas e o crescimento pessoal e profissional são constantes.

Fazer amigos e se enturmar é muito fácil, basta um sorriso e você já começará a ter amigos portugueses. Eles são muito simpáticos e adoram a cultura brasileira, conhecem todos nossos artistas e ouvem muito a nossa música. Eles estão sempre dispostos a fazer festas e encontrar a turma para se divertir nos finais de semana.

A maioria dos estudantes portugueses só começa a trabalhar depois de concluídos os estudos, então eles se dedicam muito ao curso e as amizades.

Portugal Reitoria_da_Universidade_do_Porto_(Portugal)_001

Estudar em Portugal é uma oportunidade única e de um crescimento pessoal imensurável. Se você precisa desse empurrão, não perca tempo e se jogue! Vale muito a pena viver na terrinha!

Confira algumas das universidades portuguesas que recebem estrangeiros:

Saiba também Como validar o diploma brasileiro em Portugal.

Assista este vídeo do “zuca que virou tuga”

Fonte: http://www.eurodicas.com.br/estudar-em-portugal/

Anúncios

13 comentários sobre “ESTUDAR EM PORTUGAL… NOVAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA! #hashtag

  1. Pingback: TAG: Viciados em música | Devaneadora de Ideias

  2. Realmente Portugal é um país encantador. Amigos portugueses são as minhas preciosidades. atualmente faço mestrado a distância na Universidade Aberta de Portugal. Se perguntarem se o curso é bom, eu garanto que sim. A qualidade é ótima. Tenho um grande desejo de ir morar por lá. Já prendi a falar bem o Português de Portugal. É um jeito diferente e gostoso de ouvir.
    Adorei o seu post. As fotos remeteram-me a Universidade onde eu estive para um Congresso. As ruas, as pessoas… Saudades. Em breve voltarei.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s