ENVELHECER É A ARTE DE DEIXAR O TEMPO FLUIR E IR JUNTO…

IMG_4078

“Se o tempo envelhecer o seu corpo mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz.” Augusto Cury

Assim com Elisa Santana descreve sobre viver e envelhecer sendo feliz… eu me pego aprendendo a viver simplesmente o presente… sim, um dia de vez…Acredito que cada dia, é uma fase mais harmoniosa com a gente mesmo. Leiam:

Debruçada sobre a janela do meu apartamento ouvi duas vizinhas mais velhas que eu conversando. Uma no primeiro andar, outra no prédio ao lado. Não prestei atenção exatamente ao que falavam, mas atentei ao fato de que riam muito. Me peguei rindo sozinha da alegria da risada delas. Tive vontade de me intrometer. Quase sem querer, me ví pensando que ali no meu prédio, e no vizinho também, nós éramos quase todas mulheres mais velhas. Moro num prédio de 5 apartamentos e 4 deles são habitados por mulheres com mais de 50 anos. Aliás, as idades variam de 51 a 65 anos. Eu mesma, já entrei na casa dos 58.

Somos mulheres ótimas. Estamos quase sempre nos saudando com bom dia efusivo, fazemos brincadeira quando o dia tá pesado. Ás vezes estamos mais fechadas, mas nenhuma carranca que a outra não mereça e não entenda. Há um grande respeito entre nós. Somos mulheres mais velhas e vivendo bem o que agora está presente na nossa vida, e que eu chamo de 3º round, que é o envelhecer.

Eu só percebi que eu começava uma nova etapa na minha vida, e isto depois dos 50, quando eu tomei consciência que eu, a qualquer momento, já podia morrer. E não me pergunte porque esta sensação me assaltou. Tenho a impressão que ela assalta todo mundo que passa dos 50 e que medita sobre a vida. É inexorável. Depois de certa idade, apesar de acharmos que não devíamos ser feitos para morrer, descobrimos que irremediavelmente somos mortais. Mas ao pensar, a idéia não me afligiu. Até porque, engraçado, não sou uma pessoa que espera o envelhecer lastimando e, por enquanto, não me entristeço com ele. Sou ativíssima. Sou atriz e estou ensaiando uma peça que logo estreará, professora de teatro, adoro escrever; lancei um livro de poemas, ando compondo e cantando minhas músicas, gravei um CD e ainda sou mãe, cuido de mim, da casa, do supermercado, de plantas, de dois gatos…Não é pouco.

meditando 3

Metade das peripécias profissionais só apareceu na minha vida já entrando nos 50 anos. E comecei transformando em poemas a dor de separações, de perdas, de solidão… Depois que sobrevivi, tenho me esforçado para que o viver vire fichinha. Todo dia é dia de transformar bomba de Hiroshima em Flor de Lótus. Costumo dizer que a vida é linda, o viver é que requer alegria, trabalho, ciência, arte e sabedoria. Viver é fácil para quem? Viver é foda, não é não?.

E nisto inclui o envelhecer. Mas a vida me ajuda a viver. Ela me serve de inspiração. É lindo tomar café, olhando pela janela a árvore em frente ao meu apartamento e ver passar e cantar rolinhas, bem-te- vis, sabiás, beija-flores, todos nidificando. Afinal é primavera. E um jeito bom de me equilibrar é observar que a natureza fora, ajuda a natureza de dentro. Cada tempo é um tempo de reencantamento. Envelhecer para mim neste momento é outra primavera. Outras flores brotam.

Não acredito que eu sofra mais agora que na infância ou adolescência. Aliás, sou mais segura agora, sem a influência e oscilação dos hormônios. Sou mais livre, mais inteira, mais dona de mim. Confesso ainda, que me ajudam os amigos,meu trabalho, a aposta no amor, os estudos antroposóficos, a homeopatia, os florais, o religare sempre.

Envelhecer, para mim, é a arte de deixar o tempo fluir e ir junto, aproveitando o presente que é a vida e transformando o tempo em presente. Em presença. Sempre penso: Já que tenho que envelhecer, escolho ser feliz. Votos que precisam ser renovados todos os dias, quando acordo e vejo que outro dia começa.

E você também quer envelhecer feliz?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s