EXERCÍCIO REDUZ QUEDAS EM IDOSOS.

Tai chi chuan destacada por Havard como uma atividade física ideal para idosos.

thai chi 16

Foi divulgada uma lista no início do ano pela Harvard Medical School, com as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, uma em especial é destacada pela famosa universidade americana quando o assunto é benefícios para a terceira idade: o tai chi chuan.

tai chi chuan.1    Incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração, da mente e do corpo.

tai chi chuan  considerada uma das mais importantes artes marciais chinesas.

tai chi chuan.4

É um exercício que pode ser realizado por pessoas idosas e com outras condições crônicas de saúde. Ele é composto por uma série de exercícios graciosos interligados entre si de maneira sequencial de modo que o peso se concentra hora em uma perna e hora em outra, mantendo um centro de gravidade baixo. Ele ainda incorpora exercícios respiratórios profundos e concentração mental, durante os movimentos para conquistar harmonia entre corpo e mente.

Benefícios

Devido aos benefícios motores, o tai chi chuan traz também, uma maior confiança em realizar atividades físicas e reduz o medo de cair durante as caminhadas. O tai chi aumenta a flexibilidade, a capacidade de rotação do tronco, e a capacidade de distribuição do peso entre as pernas. A postura é mais firme do que em pessoas sedentárias de idade avançada. Destaques:

— Melhoria da força, do condicionamento, da coordenação e da flexibilidade
— Melhoria da postura
— Redução da dor e da rigidez nas articulações
— Melhoria no equilíbrio e menor risco de quedas
— Sono melhorado
— Maiores consciência, calma e sensação geral de bem-estar.

tai chi chuan

LONGE DAS DOENÇAS

O organismo tende, nessa faixa etária, a substituir os músculos por gordura e essa perda de massa muscular compromete o equilíbrio.

Entre os resultados da pesquisa, concluiu-se que esta prática de tai chi chuan ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e, consequentemente, melhora à qualidade de vida.

Quando combinado com tratamentos médicos, o tai chi  ajuda no tratamento de diversas enfermidades, tais como:

tai-chi-chuan 15

ARTRITE: em um estudo realizado com 40 pessoas pela universidade americana Tufts, uma hora de tai chi duas vezes por semana por um período de três meses melhorou as dores, o humor e a condição física de pessoas com artrite severa no joelho. Outro estudo coreano diz que 16 semanas de prática melhoraram significantemente a flexibilidade e diminuiu o avanço da doença.

OSTEOPOROSE: estudiosos de Harvard indicaram em uma pesquisa que a prática é um seguro e efetivo meio para manter a densidade óssea em mulheres na menopausa.

CÂNCER DE MAMA: o tai chi mostrou-se eficaz para melhorar a qualidade de vida e a capacidade física em mulheres que sofrem de câncer de mama e enfrentam efeitos colaterais do tratamento. Um estudo da Universidade de Rochester constatou que a qualidade de vida, a capacidade aeróbica, a força muscular e a flexibilidade das mulheres com câncer de mama melhoraram naquelas que fizeram 12 semanas de tai chi, enquanto as que não fizeram tiveram essas habilidades pioradas.

tai chi chuan. 11

DOENÇA CARDÍACA: relatório da Universidade Nacional de Taiwan aponta que um ano de tai chi ampliou a capacidade física, diminuiu a pressão sanguínea e melhoraram os níveis de colesterol, triglicerídeos e insulina nas pessoas com alto risco de doenças cardíacas. O estudo, publicado no Jornal de Medicina Alternativa, não observou as mesmas melhorias no grupo que não praticou o tai chi.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: um estudo colaborativo entre o Instituto de Pesquisa de Medicina Tradicional Chinesa da Faculdade de Tainjin e o Hospital de Cirurgia de Tórax de Tianjin analisou pacientes que sofriam de bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. Um grupo praticou tai chi chuan e o outro foi tratado apenas com remédios. O grupo que fez as práticas teve uma melhora rápida em relação ao outro.

HIPERTENSÃO: em uma revisão de 26 estudos publicada no Preventive Cardiology, o médico americano Yeh relatou que em 85% dos casos o tai chi reduziu a pressão arterial.

INSÔNIA: estudo com 112 idosos saudáveis na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com queixas de insônia moderada, mostrou que, em 16 semanas de tai chi, houve melhora significativa da qualidade e da duração do sono.

thai chi 19

AVC: pacientes que sofreram um AVC e foram submetidos a 12 semanas de tai chi tiveram melhoras significativa no equilíbrio comparado a grupo submetido a um programa geral de exercícios de respiração e alongamento.

FIBROMIALGIA: a Universidade de Medicina de Maryland publicou um estudo com pessoas que sofriam de fibromialgia, submetendo-as a sessões de um programa de tai chi. Os pacientes tiveram uma melhora significativa no estado de saúde.

tai chi chuan.5

ALGUNS LOCAIS ONDE PRATICAR EM SÃO PAULO

TAI CHI CHUAN – Profº PAULO MEIRELLES

Local 1– Studio no Morumbi

Rua Rafael Carrozzo, 40 – Bairro Jardim Paraíso do Morumbi – São Paulo/ SP

Celular: 11 9-9257-0005 e 11 3748-3375

Atendimento individualizado ou grupos. Adultos e crianças.

Horário: á combinar

taichichuan4

Local 2– No Parque Burle Marx (Gratuito)

Quando: Todas as quartas feiras – Horário: 10 ás 11 hs

Onde: Gramado das Palmeiras

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

Rua José Maria Lisboa, 612/ SL 07 – Bairro Jardins – São Paulo/ SP

Telefone: 11 3884-8943 e-mail: contatotaichi@sbtcc.org.br

Para saber mais locais consulte: https://catracalivre.com.br/sp/agenda/tai-chi/

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2004200901.htm e http://www.health.harvard.edu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s