MÃE DESNECESSÁRIA…

a49cdb808f4067e04c2f32d97f3971e4

 “A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo”.  Márcia Neder.

Soa meio estranho inicialmente eu sei, mas só quando os nossos filhos vão crescendo é que vamos percebendo o quanto é importante percebermos que é hora de dar asas e ficar pertinho assistindo suas alçadas…. assim como minha mãe fez comigo… eu fiz também… Leia este texto:

“Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos.

Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara e tento relaxar. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.
Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.

Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, sufoque-os como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Dar asas é deixa-los pronto para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.
Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não para de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.

O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e mãe – solidários – criam filhos para serem livres e preparados para enfrentar o mundo.

Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar”.  By: Márcia Neder.

Desnecessária no sentido de deixá-los voar com suas próprias asas, fazer suas próprias escolhas…  Já não são meus, são da vida… Meus filhos serão sim o que quiserem na vida… construirão seu próprio mundo! Estarei sempre do seu lado amando-os incondicionalmente…

“Dê a quem você ama…

asas para voar…

raízes para voltar…

e motivos para ficar.”

Dalai Lama.

Vamos tomar café

img_6226-1

Anúncios

8 comentários sobre “MÃE DESNECESSÁRIA…

    • Oi… Que bom que gostou! Sempre me animando querida rsrs… Sua mãe deve estar muito orgulhosa de você!!! Ser mãe pra mim é sim dar asas pros filhos voarem em busca da sua felicidade… fazê- los se sentirem fortes suficiente para ganhar o mundo. Somos seu ponto de partida e chegada! A medida que crescem voam cada vez mais alto e mais longe… em lugares imagináveis! Vamos admirando e nos realizando cada vez mais… nas suas alçadas. Quanto mais longe forem é sinal que fizemos muito bem nosso trabalho, digo nossa missão. Vamos então nos preparando pra voar pra onde estiverem… tão alto quanto, bom final de feriado, bjs

      Curtido por 1 pessoa

      • Nossa Bia – que palavras mais lindas – vc é uma mãe maravilhosa – seus filhos devem ter muito orgulho de vc!!!
        Beijos, vc enche meu coração de inspiração!

        Curtir

  1. Demorei mais do que gostaria para vir aqui conferir esse post… E atendeu às minhas expectativas! Reflexão importante demais. Fico pensando em como, com o mundo em transformações cada vez mais rápidas, é viver esse desafio de deixar ir, de aceitar e saber se tornar desnecessária aos filhos. Haja força! hehe

    Curtir

    • Lari oi. Quando os filhos crescem (o que acontece ràpido demais) dà uma sensação de realização enorme 😍 vendo-os bater asas e voar cada vez mais alto. Criamos os filhos pro mundo… Tão grande este mundo! Filhos são reflexos de nòs mesmos… renovados… melhorados!!! Mas as raízes… sempre estão presente… amparando e incentivando cada bater de asas. Não tem recompensa maior pra nòs mãe. Vamos nos preparando lentamente… sabiamente. Bjs

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s