PRATICANDO UMA AGENDA SAUDÁVEL PARA A MEMÓRIA – Parte 2/2.

Relógio-3-624x624

“O amanhã sempre reserva novas experiências pra nós”. Rodolfo Boechat.

Já comentei aqui que precisamos manter nossa mente ativa na maturidade e que existem diversas maneiras de fazermos isso. Uma das sugestões que postei na parte 1 (sexta) onde mostrei a importância de manter a mente em atividade, sugeria fazer uma rotina organizando de maneira divertida o seu dia a dia.

Bem, apesar dos estudos da terapeuta ocupacional Gal Rosa, sobre esta rotina sendo feita baseada somente nas suas experiências e observações profissionais… acredito ser bem interessante conhecer uma agenda saudável…

Alzheimer.1 jpg

Talvez você não encontre referências específicas sobre este assunto, mas sugiro ler alguns autores como Domenico de Mais (livro “Ócio Criativo”) e estudiosos sobre a ocupação humana para ampliarem seus conhecimentos. Leiam:

Este quadro há 10 anos tem ajudado muito Gal a motivar a terceira idade a se ocupar de forma mais saudável. Vamos retomar o quadro do post anterior e relacionar com cores aos tipos de atividades, sugiro assim:

Agenda idoso quadro-gal-revisado

Você consegue compreender o que diz o quadro?

Em resumo o quadro está bem colorido, com as cores distribuídas de forma bem equilibrada. Este é o meu modelo geral para a terceira idade. Mas você poderá alterar a posição das cores de acordo com seu ritmo, escolhas e conveniências. O importante é você conseguir um quadro com todas as cores, as quais simbolizam as categorias de atividades que devem existir numa vida saudável de qualquer ser humano, em QUALQUER IDADE!

Vamos lá? Pegue uma folha branca, régua, lápis e borracha para ajustar o que for preciso e lápis de cor ou canetinhas.

grisalho-e-feliz-6

Agora siga esses passos:

  1. Faça um quadro de atividades que retrata sua rotina atual;
  2. Analise bem a distribuição de suas tarefas enquanto se pergunta: faço muita coisa? Faço pouca coisa? Preciso de novidades?

III. Modele seu quadro de acordo com a rotina que deseja ter (você pode até escrever ao lado das bolinhas o nome específico de cada atividade – que já faz ou que irá começar a fazer em 2014);

  1. Não se preocupe se ficar embolado (lembre-se que é um rascunho! Se preferir faça numa cartolina!).

Depois de pronto mantenha-o fixado atrás da porta do quarto guarda roupa de forma que você possa revisitá-lo de tempos em tempos para ver se está indo bem em relação ao seu “cardápio variado de atividades”.

Preste atenção tanto no excesso quanto na falta de atividades. Eles são muito ruins para a memória e nosso bem estar.

idoso lendo

Quando sentir necessidade de substituir alguma atividade, altere o quadro que já está pronto. Rabiscar, fazer anotações no próprio quadro dá vida a ele, mostra que ele não foi abandonado. E no momento em que sentir necessidade de fazer outro, vá em frente!

Geralmente é interessante e motivador fazermos isso no fim ou no começo do ano, segundo Gal… sendo revisto sempre que tiver necessidade.

Mas é claro que em qualquer momento que o indivíduo tome consciência da importância de refazer sua rotina, ele deve começar já! By Gal Rosa

Fonte: https://www.aterceiraidade.com/vivendo-com-saude/praticando-uma-agenda-saudavel-para-a-memoria/

 

Anúncios

Um comentário sobre “PRATICANDO UMA AGENDA SAUDÁVEL PARA A MEMÓRIA – Parte 2/2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s