7 PASSOS PARA ENCONTRAR SEU PROPOSITO DEPOIS DA APOSENTADORIA.

A Portugal 3

 “Quero ganhar o mundo. Acreditar. Conhecer a mim mesma. Fazer boas escolhas. Criar novos caminhos. Ousar ser feliz!” Instituto Tadashi Kadomoto.

Já passei por todas estas fases, mas, confesso que rapidamente… só até eu descobrir um novo proposito de vida. Reacendi como uma chama que não quer nunca apagar. Parar de trabalhar fez só minha agenda diminuir e muito! Sobrou foi muito tempo pra mim e pra todos os prazeres que antes eram com datas marcadas: viajar, scrapbook, passeios mil, shopping…  ociosidade e apreciar um bom bate papo com meus filhos e amigos… no meio a tarde. Um brinde á nossa aposentadoria!

Pra começo de conversa… O tempo livre da aposentadoria pode parecer divino no início – até que os dias começam a parecer intermináveis. “[Depois] da fase da lua de mel, vem a fase do desencantamento”, afirma a Dra. Sara Yogev, psicóloga e autora do livro “A Couple’s Guide to Happy Retirement” (Guia da Aposentadoria Feliz para Casais, em tradução livre). “É como se tudo tivesse perdido o propósito para as pessoas. Elas podem ficar deprimidas, por isso, devemos evitar essa fase”.

Descobrir seu propósito – sua motivação – é uma forma comprovada de fugir desse vazio. “De acordo com as pesquisas, as pessoas que sentem que há um propósito são mais felizes”, diz a Dra. Yogev. “A adaptação delas à aposentadoria é melhor e seus casamentos são mais felizes”. Além disso, estudos mostram que os aposentados com um propósito definido e atingível têm uma função cognitiva melhor. Mas é claro que encontrar sua motivação não é uma tarefa fácil. Veja algumas dicas da Dra. Yogev para dar o pontapé inicial.

A 1

  1. ANOTE SEUS VALORES E INTERESSES

Quando você vê seus pensamentos no papel, eles ganham forma. Reserve um tempo para contemplar suas crenças e interesses mais profundos. Em seguida, classifique cada um deles. Isso mesmo. “Classifique-os de 1 a 10”, sugere a Dra. Yogev. Esse exercício vai ajudá-lo a priorizar o que é mais importante e direcioná-lo ao seu propósito essencial.

  1. PERGUNTE A SI MESMO COMO GOSTARIA DE SER LEMBRADO

Contemplar seu legado – as realizações que vão permanecer depois que você se for – é uma maneira essencial para encontrar seu propósito de vida. “Imagine que seu neto está falando sobre você com os netos dele. O que ele diria? Ele diria foi generoso e bondoso? Diria que era confiável?”, questiona a Dra. Yogev. Essas perguntas podem servir de orientação para encontrar um propósito e se sentir orgulhoso de ser lembrado dessa maneira, com base na pessoa que é e em como é visto pelos outros.
Para ajudar nesse exercício, lembre-se de seus próprios mentores e ídolos e considere a possibilidade de se inspirar neles para moldar seu comportamento. “Pense em pessoas que admira e respeita. Quem são elas? Pensando de um modo realista, o que elas fazem que você poderia fazer de alguma forma?”.

  1. ENCONTRE SEU ESTADO DE FLUXO

De acordo com a Dra. Yogev, um estado de fluxo é “quando o tempo voa, pois você está totalmente imerso naquilo que está fazendo”. Para algumas pessoas, significa participar de um evento social. Outras pessoas só precisam ficar sozinhas e fazer sua atividade favorita, como pescar ou ler. A Dra. Yogev pergunta: “será que é fazer uma coleção de selos? Escrever ou desenhar? Talvez seja passar algum tempo com os amigos”. Pense nos detalhes e use-os como guia para encontrar seu propósito: “O que você está fazendo? Quem está ao seu lado?”.

  1. NÃO CONFUNDA PROPÓSITO COM PAIXÃO

Embora seu propósito e sua paixão possam ser iguais, nem sempre isso acontece. “Tenha cuidado com a palavra ‘paixão’”, alerta a Dra. Yogev. “A paixão é mais forte do que o propósito. A maioria das pessoas tem ou pode encontrar algo que sirva de missão, mas elas não precisam ser apaixonadas necessariamente. Espere encontrar um propósito na aposentadoria, para que você se sinta necessário, valorizado e capaz de contribuir – não uma paixão. Poucas pessoas encontram uma paixão; a maioria acha um propósito”.
Sua grande paixão, por exemplo, pode ser salvar elefantes na África, mas talvez você se sinta mais realizado se for um voluntário no centro da terceira idade. O voluntariado pode fazer você se sentir útil e valorizado, mas talvez ele não seja considerado uma paixão. Por fim, “a produtividade é importante”, diz ela. “Se você fizer algo e se sentir produtivo e valorizado, [se sentirá bem]”.

BIA SO

  1. LEMBRE-SE: SEU PROPÓSITO É ALGO PARTICULAR

Talvez você e seu parceiro tenham propósitos iguais. Ao se aposentar, no entanto, é importante saber que não é essencial que isso aconteça. A Dra. Yogev diz que “não podemos forçar ou impor nossos valores ao nosso parceiro. Cada pessoa precisa encontrar seu propósito. Não obrigue o outro a fazer o que é importante para você”.
Dessa forma, você ganha a liberdade de escolher seu próprio caminho e seu casamento é renovado. “Dê o espaço necessário”, orienta ela. “Com isso, a vida do casal se torna mais rica. Ao jantar juntos, vocês podem conversar sobre o assunto”.

  1. ELABORE UM PLANO DE AÇÃO

De acordo com a Dra. Yogev, quando o assunto é propósito, “é importante ser capaz de transformar um interesse em um plano de ação, com um cronograma”.
Em outras palavras, é bom ter sonhos e metas, mas para torná-los uma realidade você deve criar uma estratégia real, com datas concretas para atingir esses objetivos. Se seu propósito for ensinar línguas para imigrantes, por exemplo, você deve reservar um tempo para pesquisar os programas locais e depois escolher um dia exato para começar o voluntariado. “Seja específico em suas ações”, diz a Dra. Yogev. “Caso contrário, nada acontece”.

Intercambio viajando

  1. ENCONTRE UMA ORGANIZAÇÃO ADEQUADA

Depois de definir seu propósito, encontre pessoas que pensam da mesma forma para se sentir motivado. “Sou uma grande defensora do voluntariado – ajudar os outros e se ajudar ao mesmo tempo”, conta a Dra. Yogev. “Busque uma causa ou atividade que seja interessante para você e encontre maneiras de fazer parte dela”.

Fontes:  Website Get Old> https://www.getold.com/7-steps-to-finding-your-true-purpose

http://www.envelhecersemvergonha.com.br/7%20Passos%20Para%20Encontrar%20Seu%20Verdadeiro%20Prop%C3%B3sito

Anúncios

2 comentários sobre “7 PASSOS PARA ENCONTRAR SEU PROPOSITO DEPOIS DA APOSENTADORIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s