PARIS AQUI VOU EU: PASSEANDO POR LE MARAIS – IGREJA DE SAINT PAUL – LOJA UNIQLO – MUSEU CARNAVALET – PLACÊ DES VOSGES – BHV MARAIS

Hoje passeamos um uma região que eu ADORO! Le Marais (se pronuncia “marré”) para mim é o bairro mais descolado de Paris e uma das regiões mais ativas, tanto com vida diurna e noturna. Situado entre o 3° e 4°  arrondissement. É uma área onde você vai encontrar de tudo e uma população super cool

Le Marais

O bairro é histórico e já foi muito habitado pela nobreza, até o século XIX. Após esse período, passou a ser ocupado pela comunidade judaica, presente até os dias de hoje.

Transformado em uma região turística, também se tornou o lugar favorito da galera jovem e da comunidade gay (tem até bandeiras espalhadas pela rua).

No bairro Le Marais, você poderá ver desde construções antigas dos séculos XVII e XVIII, nos arredores da Place des Vosges, até lojas conceito, com o que há de mais contemporâneo.

Chegamos de manhã pelo metrô 1, e visitamos a Igreja de Saint Paul – para quem é religioso ou como eu, fã de arquitetura, não pode perder… aprecio muito essa igreja, que é muito bonita, tanto por fora quanto por dentro. (7 Passage Saint-Paul)

Aproveite depois para caminhar pelas arcadas das mansões, onde existem várias galerias de arte e bons restaurantes. Está é hora de ver o lado mais clássico do bairro Le Marais.

Área onde estão as antigas mansões, chamadas de hotéis particulares, que foram habitadas por membros da nobreza e artistas famosos dos séculos passados.

Destaque para a casa onde o escritor Victor Hugo viveu por 16 anos. O lugar foi conservado e transformado em um museu sobre a vida do escritor. Alguns itens da casa foram reconstituídos e os objetos pessoais foram doados pela família do autor da obra “Os Miseráveis”. Hoje, é possível visitar a Maison de Victor Hugo gratuitamente e ver onde a escrivaninha com a pena que ele usava para escrever seus clássicos.

Caminhando você pode contar com os muitos cafés, bares e restaurantes onde o mais difícil é você escolher qual ir.

Demos uma paradinha numa loja que eu adoro a Uniqlo, fizemos umas comprinhas. Loja bem organizada, (de roupas japonesa com tecnologia de aquecimento). Os produtos são excelentes, modernos, de qualidade alta e com ótimos preços.

A loja é muito bonita, instalada no prédio de uma antiga fundição. Mesmo se não for para comprar, vale a visita.

Na região vimos também o Museu Carnavalet, dedicado à história da França. Dentro tem uma arquitetura incrível com um lindo jardim, com cafés; galerias com algumas exposições e um “Ateliê Pedagógico” onde acontecem alguns workshops.

Fomos lanchar (com uma baguette, queijo e presunto cru, a moda francesa) e descansar as pernas na praça mais antiga de Paris.

Primeira praça a ser planejada, a Place des Vosges está situada bem no meio dos hotéis particulares e tem wifi grátis.

É um lugar um pouco fora da rota da maioria dos turistas, mas muito frequentado por quem mora na região. Eu adoro descansar neste local.

No entorno passeamos pelos arcos apreciando as galerias diversificadas com vários tipo de arte nesta região.

E na sequência, pegamos um sorvete em formato de flor da loja Amorino – perto de uma banca de chapéus maravilhosos – delicioso!

Seguimos depois a tarde pela rua principal em direção às lojas Fleux e BHV Marais, até o Hôtel-de-Ville.

A concept store Fleux é o paraíso de quem é fã de design e decoração – Quando entro lá, quero comprar tudo. Juro!

Já a BHV Marais é uma loja de departamentos, onde é possível comprar desde materiais para reformar a casa até marcas de luxo (ou não, mas as melhores marcas do mercado mundial); como roupas femininas; infantil; livros; enfeites e utensílios de cozinha. Uma loja distribuída em 6 andares. Na cobertura apreciamos a vista maravilhosa da cozinha Cidade da Luz.

Nas redondezas das duas lojas, há várias outras com vitrines fofas e produtos interessantes.

Ao final da tarde já paramos para tomar um café com doce típico francês os “macarons”. São deliciosos.

Foi um dia muito gostoso.

Uniqlo – 39 rue des Francs Bourgeois (Paris IVe)