
Fiz uma visita guiada hoje (31/janeiro/2024) com o Sinesp (Sindicato de Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo) na Caixa Cultural de São Paulo, fiquei encantada com o prédio, sua história e as exposições.
Sobre o prédio: Inaugurada em 1989, a CAIXA Cultural São Paulo está localizada na Praça da Sé, no Edifício Sé, erguido em 1939 para ser a sede da Caixa Econômica Federal de São Paulo.

Trata-se de um prédio histórico, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, no qual funcionam também a Agência Sé e algumas áreas administrativas da CAIXA.
Conta com o Museu da CAIXA, instalado no 6° andar do prédio, 3 galerias de arte, sala de leitura, oficinas, auditório e o Grande Salão, onde ocorrem os espetáculos de teatro, dança e música que mudam durante o ano e é possível apreciar o Vitral maravilhoso do artista italiano Henrique Zucca, feito em 1939 para a inauguração do prédio.
A CAIXA Cultural dispõe de vários espaços para apresentação de teatro, música, dança, cinema, exposições e atividades de arte-educação. Conheci algum destes espaços na unidade, são muito bonitos.
A CAIXA Cultural é um espaço voltado para o incentivo e a difusão de manifestações artísticas, que contribui para a valorização da cultura brasileira. As exposições são temporárias. Veja antes de ir, qual exposição está acontecendo, para se programar.
O que eu vi lá:
Exposições:

• Hiper-realismo no Brasil
A exposição reúne dez esculturas do artista plástico paulista Giovani Caramello, um dos escultores hiper-realistas mais importantes do país. Me impressionou muito tamanha é a realidade de suas obras.

• Com curadoria de Ícaro Ferraz Vidal Júnior, a mostra impressiona o público visitante com obras produzidas entre os anos de 2017 e 2022, que reproduzem, com precisão espantosa e detalhes impressionantes, figuras humanas extremamente expressivas e hiper-realistas produzidas em silicone, mas, também, peças produzidas em resina, cerâmica e bronze.

Estas obras ficam em cartaz na Caixa Cultural São Paulo até o próximo dia 18 de fevereiro.
• Mamáfrica —

Exposição de ancestralidade africana une obras de artistas do Brasil e de Cuba
Tendo como ponto de partida a “arte naïf” — termo usado para a produção artística que nasce de forma popular, ingênua e espontânea — a exposição Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba, reúne 80 trabalhos de 68 artistas, 23 cubanos e 45 brasileiros de dez estados.
A mostra propõe uma imersão na riquíssima expressão artística de Brasil e de Cuba, influenciadas pelas matrizes africanas. São objetos, instalações e obras produzidas com técnicas diversas de pintura.

A escravidão, mal que afetou de forma trágica as duas nações, pode ser notada nas obras com reflexos desse período sombrio da humanidade que persistem até os dias atuais.
Mamáfrica, fica em cartaz na Caixa Cultural São Paulo até o próximo dia 4 de fevereiro. Vale a pena ver de perto estas exposições.

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo. Gratuito 👀 Abre de terça-feira a sábado das 10:00 às 18:00hs; no domingo das 09:00 às 18:00hs.

Museu da Caixa: Visitas individuais somente acompanhadas de monitores. De terça-feira a domingo, às 11h e às 16h. Telefone: (11)3321-4400
Email Público: caixacultural.sp@caixa.gov.br
Telefone Público: (11) 3321-4400
Excelentes dicas de visitas para quem mora ou vai à São Paulo. Grato, Bia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tem muitos passeios gratuitos em Sampa que valem muito a pena conhecer. Muitos são perto um do outro, e vc consegue fazer mais em um dia. É o caso da Av. Paulista, do Centro … Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Já fiz um famtour por São Paulo. É muira coisa pra conhecer.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ainda tem coisa que preciso conhecer rsrsrs. E os museus sempre variam suas exposições, tem uma variedade imensa . Abraços
CurtirCurtido por 2 pessoas