CURATELA DO IDOSO INCAPAZ

idosa cuidando dela

“A velhice é a paródia da vida”.       Simone de Beauvoir

Ultimamente tenho pesquisado muito sobre o que é “curadoria” do idoso incapaz, qual a diferença entre “tutela” e “curadoria”… Quero aprender mais sobre todas estas questões, devido á uma necessidade em nossa família. Gostaria de compartilhar com vocês um artigo que gostei muito e me trouxe muitos esclarecimentos. Leia o artigo:

idosa na cama cuidado

A curatela é um instituto jurídico pelo qual o curador tem o encargo imposto pelo juiz de “cuidar dos interesses” de outrem que se encontra incapaz de fazê-lo. A nomeação do curador é feita pelo juiz, que estabelece, conforme previsão legal, as atribuições desse curador.
É comum a curatela do idoso, quando este começa apresentar deficiência para exercer a vida civil ou mesmo cuidar de si própria na administração de seu dia-a-dia que possa comprometer sua saúde e subsistência. A instituição do curador responsável é feita por um juiz, através de advogado ou justiça gratuita.

rostos proximos

Atualmente existem as “Curadorias do Idoso”, órgãos da justiça especializadas no pronto atendimento a esta questões, que funcionam de forma muito eficiente, correta e gratuita quando for o caso.
A curatela se dá por meio do processo de interdição do incapaz. No caso do idoso é comum pela idade avançada, ou antes, por diversos problemas de saúde que afetem sua plena capacidade de cuidar de si mesmo como nos casos da doença de Alzheimer, entre outras sempre avaliadas através de laudos médicos com a supervisão de um juiz.
Vale lembrar que a nomeação de um curador será sempre supervisionada por um juiz ao qual deverá ser prestadas contas de tudo a respeito da administração da vida do interditado, especialmente na questão financeira, com fornecimento de recibos de tudo que for gasto com despesas sobre o patrimônio ou renda do idoso.
Por esta razão a curatela ou interdição é o remédio jurídico mais apropriado que a simples procuração de amplos poderes que não é fiscalizada, o que muitas vezes pode gerar divergências quando o interditado tem mais de um filho, além do fato de não proteger o curador bem intencionado. O simples procurador, mesmo bem intencionado, poderá acarretar sobre si, riscos civis e penais desnecessários por não usar o remédio jurídico apropriado.

                                                  Tutela e Curatela
O que é tutela?
É o encargo atribuído pela Justiça a um adulto capaz, para que proteja, zele, guarde, oriente, responsabilize-se e administre os bens de crianças e adolescentes cujos pais são falecidos ou estejam ausentes até que completem 18 anos de idade.
O que é curatela?
É o encargo atribuído pelo Juiz a um adulto capaz, para que proteja, zele, guarde, oriente, responsabilize-se e administre os bens de pessoas judicialmente declaradas incapazes, que em virtude de má formação congênita, transtornos mentais, dependência química ou doenças neurológicas estejam incapacitadas para reger os atos da vida civil, ou seja, compreender a amplitude e as consequências de suas ações e decisões (impossibilitadas de assinar contratos, casar, vender e comprar, movimentar conta bancária, etc).
Quem é o tutor e o que dele se espera?
O tutor é um “cuidador”. Os cuidadores podem ser primários ou secundários. Os cuidadores primários são o pai e a mãe. Os tutores são cuidadores secundários, ante a impossibilidade dos pais, seja em função de óbito (morte), ausência ou destituição do poder familiar, de fazê-lo. São eles designados pelo Juiz, assumindo o compromisso legal de zelar pelos direitos e garantias do menor tutelado, promovendo-lhe a educação, saúde, moradia, lazer, convívio familiar, etc.
O tutor é o representante legal da criança ou adolescente tutelado. É o tutor que administra o patrimônio (pensão, aluguéis, contratos…) do tutelado, suas despesas e dívidas e o representa nos atos da vida civil, tais como: matricula na escola ou cursos, autoriza viagens, autoriza internamentos hospitalares e cirurgias, etc; responsável também pela função afetiva, anteriormente desempenhada pelos pais
Quem é o curador e o que dele se espera?
O curador também é um cuidador secundário. É o adulto capaz que se responsabiliza perante o Juiz pela pessoa do interditado, o representando e zelando por seus direitos e garantias fundamentais. Assim como o tutor, é ele quem administra os bens, pensão ou aposentadoria (caso o interditado possua), protege e vela pelo bem-estar físico, psíquico, social e emocional do interditado.
        Quem pode ser tutor?
Pode assumir a Tutela qualquer parente da criança ou adolescente. Em caso de não haver parentes ou destes serem desconhecidos, poderá ser tutor uma pessoa próxima, desde que seja idônea, não tenha causas que venham contra os interesses do tutelado, e que esteja disposta a zelar pelo mesmo.
Se o tutelado possuir bens imóveis, o tutor, antes de assumir a Tutela, deve comprovar que também possui renda ou bens compatíveis com o patrimônio que irá administrar pelo tutelado; procedimento denominado de especialização da hipoteca legal.
       Quem pode ser curador?
       Seus pais; o cônjuge ou algum parente próximo, ou ainda, na ausência destes, o Ministério Público podem pedir a Curatela de um adulto com mais de 18 anos de idade considerado juridicamente incapaz
      Quem pode ser tutelado? 
Crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, cujos pais faleceram, sejam desconhecidos ou que tenham perdido legalmente o poder parental de seus filhos; em função de maus tratos, negligência ou falta de condições para prover o sustento destes, ou por algum motivo estejam ausentes.
      Quem pode ser curatelado?
       Pessoa maior de 18 anos de idade que devido a alguma enfermidade, doença mental ou dependência química a impeça temporária ou permanentemente de reger e discernir os atos da vida civil, bem como exprimir sua vontade, ou ainda, os pródigos (pessoas esbanjadoras ou compulsivas que colocam em risco seus bens e/ou patrimônio, bem como a sobrevivência de seus dependentes e da família).
      Quais os deveres do tutor?
Cabe ao tutor reger a vida da criança ou adolescente, protegê-lo quando necessário velar por ele e administrar-lhe os bens. Deve defendê-lo, prover alimentação, saúde e educação de acordo com seus recursos e condições.
      Quais os deveres do curador?
Cabe ao curador reger a pessoa do interditado, protegê-lo, velar por ele e administrar-lhe os bens.
Deve defendê-lo, prover alimentação, saúde e educação de acordo com suas condições.mãos
       E se o tutor e/ou curador falecer?
       Em caso de falecimento do tutor e/ou curador, o fato deve ser informado imediatamente e solicitada à substituição do falecido por outra pessoa, junto ao Juiz onde foi feito o processo.
Tal comunicação e substituição é necessária para dar continuidade à administração dos bens, recebimento de pensão ou rendas, etc. A demora na substituição poderá causar prejuízos materiais ao tutelado e interditado.
       O tutor e/ou curador pode ser substituído?
Sim, o tutor e/ou curador pode ser substituído se não cumprir com as atribuições legais e judicialmente determinadas decorrentes do compromisso assumido na Justiça para com o tutelado e/ou curatelado, seja por incapacidade, ineficiência ou por negligência.
Além disso, pode-se e deve-se pedir a substituição do tutor e/ou curador se, porventura, este tenha que se ausentar, faleça, seja acometido por doença ou sofra acidente que o impossibilite de exercer suas funções.
O que é pecúlio previdenciário e por que o tutelado ou o curatelado o recebe?
O pecúlio previdenciário é um direito, estabelecido pela lei sob a forma de pensão, aposentadoria ou benefício, visando suprir materialmente as despesas do beneficiário, contribuindo para sua manutenção. Se o tutelado ou curatelado a ele tiver direito, cumpre ao tutor ou curador pleiteá-lo ou requerer junto ao órgão previdenciário.
Este pagamento se encerra quando o tutelado atinge a maioridade civil (completar 18 anos), ou for emancipado, ou se estiver cursando o ensino superior até 24 anos de idade. No caso do curatelado, o benefício previdenciário é encerrado quando este falece.
       O que são e para que servem as sindicâncias?
       Sindicâncias são atividades de natureza psicossocial realizada periodicamente pela Equipe Técnica do Ministério Público mediante autorização do Promotor de Justiça.
Psicólogos e/ou Assistentes Sociais realizam visitas domiciliares e institucionais, além de entrevistas com as pessoas envolvidas e familiares com a finalidade de realizar o estudo psicossocial do caso, mediante emissão de relatórios.
Neste estudo é abordado o cotidiano dos tutelados e curatelados, bem como a qualidade de vida e seu convívio com a nova realidade familiar e a comunidade. São abordados temas como: composição da estrutura e renda familiar, saúde, educação, etc.
Os relatórios emitidos subsidiam as decisões dos Promotores de Justiça, pois retratam com imparcialidade a situação em que se encontra o tutelado/curatelado e sua realidade familiar.
        O que é a perícia?
        Nos casos de interdição, antes de se pronunciar sobre a curatela, o juiz encaminha o curatelando para ser examinado por um médico especialista de sua confiança, nomeando-o como perito.
Este médico, além de avaliar clinicamente o curatelando, responderá aos quesitos formulados pelo Juiz, pelo Promotor de Justiça e pelo Advogado ou Defensor Público que o representa no processo, sobre a gravidade da doença e se ela afeta a capacidade do curatelando de se determinar na vida e reger os atos da vida civil.
O laudo emitido pelo médico será encaminhado para o Juiz que o anexará no processo.
       O que é prestação de contas? (tutela)
       A prestação de contas é um relatório apresentado na forma contábil e encaminhado para o juízo periodicamente pelo advogado ou defensor público que representa o tutor e o tutelado, contendo a descrição dos ganhos financeiros e despesas administradas pelo tutor em prol do tutelado.
Na sentença de nomeação do tutor também está indicada a periodicidade de apresentação deste procedimento, que via de regra é “anual”, porém pode ser semestral, trimestral, etc., conforme a necessidade e a critério do juízo.
A prestação de contas também é obrigatória quando houver a substituição do tutor ou quando o tutelado completar a maioridade civil, ocasião em que a tutela será extinta.
        O que é prestação de contas (curatela)?
        A prestação de contas é um relatório apresentado na forma contábil e encaminhado para o juízo periodicamente pelo advogado ou defensor público que representa o curador e o curatelado, contendo a descrição dos ganhos financeiros e despesas administradas pelo curador em prol do curatelado.
Na sentença de nomeação do curador também está indicada a periodicidade de apresentação deste relatório, que via de regra é “anual”, porém pode ser semestral, trimestral, etc., conforme a necessidade e a critério do juízo.
A prestação de contas também é obrigatória quando houver a substituição do curador, levantamento da interdição ou quando o curatelado falecer, ocasião em que a curatela será extinta.
        Como fazer prestação de contas? 
No relatório de prestação de contas devem ser “anexados os respectivos comprovantes de pagamento das despesas” citadas, notas fiscais ou recibos.
As despesas geralmente incluem os gastos realizados com alimentação, material escolar, roupas, lazer, cursos, remédios, dentista, médico, psicólogo, despesas com água, energia elétrica e/ou outros.
Todos os gastos devem ser comprovados mediante a apresentação dos recibos e notas fiscais, os quais podem estar “separados mês a mês” (janeiro, fevereiro, março…).
E se o tutor ou curador não administrar corretamente os bens ou o pecúlio previdenciário do tutelado ou interditado?
Caso haja irregularidades na prestação de contas ou suspeita de que o dinheiro ou recursos esteja sendo usado para outros fins que não o bem estar e os cuidados com o tutelado ou curatelado, o tutor ou curador poderá responder a processo judicial nas Varas Cíveis ou, em caso de negligência e/ou maus tratos, responder a processo criminal.
Qualquer pessoa pode realizar uma denúncia ao Ministério Público em caso de suspeita de irregularidades.
         Qual é a responsabilidade do Tutor/Curador em relação aos atos praticados pelo tutelado/curatelado?
Caso o tutelado ou curatelado cometa algum ato que cause dano à terceiro o “tutor” ou o “curador” será responsabilizado financeiramente pelo prejuízo.
Porém, se o tutor ou o curador não tiver patrimônio algum, poderá ser responsabilizado o patrimônio do tutelado ou curatelado, desde que existente.
Destaca-se a possibilidade do tutor ou curador reaver do tutelado ou curatelado, juridicamente, o valor pago em indenização perante terceiro.
A imputação de eventuais indenizações poderá ser mitigada ou até mesmo excluída se elas vierem a privar o tutelado ou curatelado e os que dele dependerem, dos meios necessários à sua subsistência.

Fonte: http://www.revistaterceiraidade.com.br/2010/12/curatela-do-idoso-incapaz.html

REDES SOCIAIS AJUDAM IDOSOS A MANTER MENTE ATIVA.

Especialistas e gente da terceira idade comentam os benefícios de manter um círculo social amplo.

“Eu não tenho idade. Tenho vida.” (Vânia Toledo)

idosos internet 4
Quem acha que Facebook, Twitter e tantas outras redes de relacionamento são apenas para jovens deve repensar essa opinião. Os muitos idosos que já descobriram as redes sociais mantêm a mente sã e um círculo social bem mais ativo.

Especialistas e membros da terceira idade comentaram, no Dia do Idoso (01), que os benefícios são muitos e vão desde a manutenção de conexões cerebrais em melhor estado até ter com quem conversar sobre problemas pessoais que não desejam que a família se envolva.
“A segunda coisa que faço todos os dias é ligar o computador e acessar Facebook. A primeira é acordar”, diverte-se a dona de casa Licínia Vaz Fernandes, 59 anos. Além de já acordar conectada, ela também vai dormir pensando que pode ter um recadinho no computador que ela ainda não leu. Faz questão de ressaltar, porém, que se precisar ficar sem acessar seus perfis, consegue. “Tem que ser saudável. Mas eu confesso que gosto mesmo. Encontro muitos amigos do passado e faço muitos outros novos”, diz a dona de casa.

senhora internet na cama

 Curta a página do delas no facebook e siga no twitter
“O idoso não pode abrir mão de ter amigos e de cuidar da saúde. São duas coisas muito importantes para ter uma boa velhice”, observa a psicóloga clínica e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) Blenda de Oliveira. Usar as redes sociais, além de dar a possibilidade de fazer e manter amizades virtuais faz com que os idosos sejam desafiados a aprender coisas novas, já que precisam estar sempre sintonizados com as mudanças constantes que as redes fazem em seus sites.
O médico geriatra e responsável pelo laboratório de análises clínicas do Hospital Santa Virgínia, Dr. Alexandre Fortini explica que o círculo social feito pessoalmente ou através das mídias sociais, além de beneficiar a saúde mental do idoso, também fornece suporte para um período de perdas. “A terceira idade é um período onde você perde amigos e familiares. Ter amigos ajuda a encarar e aceitar melhor essas perdas”.
LiniciaLicínia entra na internet assim que acorda, e já encontrou muitas de suas amigas virtuais.

Com mais de 30 mulheres

Licínia conta que suas amizades virtuais a ajudam com os problemas cotidianos. “Como sempre fui de manter amizades, tenho com quem conversar. Poder ligar para um amigo ou entrar no MSN para bater-papo é muito bom, principalmente quando temos alguns problemas e precisamos de ajuda sem envolver a família em tudo. Eu também aconselho muito meus amigos, eu ajudo mesmo.”
Antes de se aventurar a mexer no computador, a dona de casa conta que tinha “pavor da flecha do mouse” e que não sabia que poderia gostar tanto de ficar conectada. “Até aniversário o site lembra para mim. Adoro parabenizar meus amigos pelo Facebook. Aliás, cada dia que passa gosto mais de usar redes sociais. Já chegamos a reunir um grupo de mais de 30 amigas do Face para nos encontrarmos. Foi muito bom”, conta deixando claro a importância que dá para o contato pessoal.
A administradora de empresas Walderez Santos Balieiro, 66, também é adepta dos amigos virtuais. “Não vivo sem meu computador. Como a gente é muito atarefada, nem sempre conseguimos ligar ou encontrar pessoalmente. A internet é mais rápida e conseguimos estar sempre presentes de alguma forma na vida de todos que gostamos. E também a internet obriga a gente a usar bastante a mente. Eu, por exemplo, gosto de sempre estar ocupada”.
idosos internet na praia
Mente e corpo
“Atualmente sabe-se que a leitura frequente de jornais, revistas ou sites, participar de redes sociais, fazer palavras cruzadas, frequentar aulas em faculdades da terceira idade ou o aprendizado de línguas estrangeiras ajudam a manter conexões cerebrais em melhor estado”, afirma Alexandre. O médico também aconselha associar essas experiências à prática de atividades físicas para uma boa velhice. Tudo isso faz um trabalho preventivo.
“O contato físico nunca poderá ser menosprezado. Manter amigos pelo computador é ótimo, mas precisamos também estimular os idosos a terem contato com outras pessoas no dia a dia”, afirma Blenda.
É exatamente disso que Roy Burns, 70, não abre mão. Ele faz ginástica há cinco anos e não consegue ficar longe da academia por muito tempo. “Eu vou à academia de segunda a sábado. Se chove, vou mais de uma vez por dia. Ser bem orientado por um personal trainer fez toda a diferença para mim”, afirma Roy, que agora trabalha melhor, com treinos específicos, cada uma de suas necessidades como equilíbrio e flexibilidade.
Os resultados aparecem nas atividades cotidianas. O americano, que mora há mais de 40 anos no Brasil, conta que adora tomar uma cervejinha e consegue levantar 24 latinhas sem fazer muito esforço. “Vou ao supermercado e consigo pegar o pacote sem ajuda e sem fazer tanto esforço. Também é mais fácil sentar e levantar sem apoio. Além disso, sinto uma grande melhora na minha postura.”
“O idoso precisa dos mesmos cuidados que qualquer pessoa”, diz o instrutor e personal trainer David Coimbra. “Os alunos mais velhos são excelentes. São mais assíduos, observadores e interagem bastante com outras pessoas. Acho que tem um pouco de gostar do contato humano, de fazer amigos. Isso é bem presente no aluno da terceira idade”, afirma.

Fonte: http://delas.ig.com.br/comportamento/redes-sociais-ajudam-idosos-a-manter-mente-ativa/n1597250328612.html

Dia do Idoso reforça a busca por uma sociedade inclusiva e igualitária

Respeite o idodos

“Eu não tenho idade. Tenho vida.”       Gil

O dia 1º de outubro foi marcado por homenagear a pessoa idosa! Vale á pena reforçar a valorização da pessoa idosa na sociedade e conhecer este site http://www.blog.saude.gov.br/txr018.  Gostei bastante deste artigo:

O envelhecimento populacional é uma tendência mundial para as próximas décadas. No mundo todo, uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais. Por volta de 2050, estima-se que haverá um crescimento dessa proporção para um idoso em cada 5 pessoas. Na mesma época existirão pela primeira vez na história mais idosos que crianças menores de 15 anos.

O aumento da longevidade é fruto de melhoras na nutrição, nas condições sanitárias e socioeconômicas, avanços da medicina, cuidados em saúde, entre outros fatores. No entanto, nem sempre o aumento da população idosa no mundo é visto como uma conquista. Existe uma série de estereótipos negativos associados ao processo de envelhecimento, causando impactos no cotidiano das pessoas idosas, como as ideias de que esta fase da vida é caracterizada pela inatividade, isolamento e abandono.

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de valorizar a população idosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Idoso, por meio da Resolução publicada em 1990. O Brasil também adotou essa estratégia, estabelecendo o dia 1º de Outubro como Dia Nacional do Idoso, conforme define a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Maria Cristina Hoffmann, da Coordenação da Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde ressalta a importância de incluir a população mais velha na construção das políticas públicas. “Em função da mudança demográfica, é muito importante que as políticas públicas respondam ao desafio de se adequar de forma a oferecer uma melhor atenção às pessoas idosas. Ter uma sociedade mais solidária e inclusiva implica em se conhecer as necessidades deste grupo populacional que vem crescendo muito rapidamente. Para qualificar a atenção ofertada nos serviços de saúde, por exemplo, é importante que as ações incentivem o protagonismo das pessoas idosas na construção de atividades que façam sentido para elas”, conta.

Para conhecer, dar visibilidade e incentivar a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa, o Ministério da Saúde realiza anualmente o Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa integra, desde 2013, a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). O projeto tem como objetivo incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde. Em 2015, foram inscritas 178 experiências de todas as regiões do país. A divulgação das 12 experiências selecionadas este ano estará disponível no endereço eletrônico http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/  a partir de hoje, 1º de Outubro.

Conferências- Em dezembro de 2015, ocorrerá a 15ª Conferencia Nacional de Saúde, espaço privilegiado para fortalecer a participação das pessoas idosas nas decisões referentes ao cuidado ofertado a este grupo populacional, no Sistema Único de Saúde. Em abril de 2016, será realizada a 4ª Conferencia Nacional dos Direitos do Idoso que terá como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. O objetivo da escolha do tema para o evento é sensibilizar os órgão públicos, instituições e sociedade em geral para a importância da participação ativa das pessoas idosas na sociedade e na política em geral, rompendo com os estereótipos discriminatórios associados às pessoas idosas.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde – http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50222&catid=579&Itemid=50218

3ª idade e e-commerce: como oferecer o melhor para esse público

“Na juventude aprendemos, na velhice compreendemos”.  Marie von  Ebner Eschenbach
grupo de idosos na internet

Gostei muito deste artigo de Vinicius Pessin, (site: ecommercebrasil.com.br) ele é dirigido á empresas que, como vários outros setores da sociedade, ainda não se deram conta que a população brasileira está envelhecendo rapidamente – em 2050, quase um terço das pessoas terá 60 anos ou mais. Com isso, deixam de oferecer produtos e serviços para os que estão nessa faixa etária – uma parcela considerável dos habitantes do país.

Seria muito importante que as empresas refletissem melhor sobre todas estas questões, conscientizando-se das reais necessidades desta faixa etária e mudar urgente… Traria com certeza, uma melhoria no atendimento de comercio pela internet destinada a nós da 3ª idade.

Leia o artigo:

senhora na internet

A imagem de idosos que estão desatualizados e não entendem nada de tecnologia não poderia estar mais ultrapassada. Afinal, os dados já demonstram que 66% deles usam atualmente e frequentemente a internet. Os dados foram divulgados ainda em 2015 e têm origem em uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil. Os números surpreendem ainda mais: na faixa dos 60 anos, 97% deles já possuem celulares e apenas 2% não sabem usar a internet.

Quem ainda não se preparou para atender essa faixa etária deve correr. Diversos e-commerces já apostam em estratégias para conquistar esse público, que promete crescer ainda mais. Em 2014, esses consumidores já ultrapassavam 7% do total de internautas brasileiros.

O foco fica por conta de sites que fornecem serviços, como pesquisas de viagens, pagamentos, compras e notícias online. Diversas páginas, entretanto, oferecem poucas ofertas direcionadas a esses clientes ou possuem perfis que não agradam ou abrangem esse tipo de internauta.

Muitos dos problemas se relacionam diretamente com a organização do site. Em geral confusos e com problemas na visualização e busca, eles perdem grandes propostas de negócios justamente por não aprimorar esse setor. Para isso, é importantíssimo ter uma boa plataforma que contemple uma variedade maior no design e no próprio planejamento da página.

idosos na internet 5

Categorias claras, busca simples e funcional, design atrativo e opções como tamanho de fonte e visualização dos produtos são exemplos de focos a serem trabalhados. O desenvolvimento de uma boa loja virtual garante o sucesso nas vendas e na captação desse mercado em franca expansão. A confiança e o atendimento também devem ser desenvolvidos, já que são fatores importantes para esse nicho.

Atualmente, 45% das pessoas da terceira idade compram em ambientes virtuais. O hábito já é difundido entre 26% deles, que usam esses serviços com frequência, ainda segundo a mesma pesquisa. Nos Estados Unidos, a tendência é evidenciada com ainda mais clareza. A faixa etária dos 56 a 66 anos era a geração que mais gastava com mercadorias em comércio eletrônico em 2011, segundo um relatório apresentado pela Forrester Research. Portanto, este é o momento ideal de focar nesse público para obter grandes resultados!

seniors nos celulares

Vinicius Pessin é CEO da e-Smart, empresa provedora de soluções para e-commerce que reúne as melhores experiências de usabilidade, intuitividade e design.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2015/05/29/3a-idade-e-e-commerce-como-oferecer-o-melhor-para-esse-publico/

Superlua e Eclipse Lunar, dois fenômenos naturais ao mesmo tempo neste domingo

 “O que é importante em um dia comum de uma vida comum?”  Máximo Gorki.

eclipse lua de sangue

Sempre gostei muito de apreciar a lua e as estrelas, independente da minha idade. Nesta noite, certamente fui uma das milhões de pessoas no mundo inteiro á ficarem admirando o céu para assistir com meus próprios olhos um dos fenômenos mais belos da natureza.

Não é lua vermelha, lua de sangue, ou lua sangrenta. O fenômeno que ocorreu ontem, 27 de setembro, foi à combinação do “eclipse total com a superlua”. Finalmente chegou o grande momento! Para ver esse momento raro bastava olhar para cima e torcer para não estar muito nublado. Uma luneta ou um telescópio possibilitaria uma visão mais bonita, mas o eclipse da superlua era visível a olho nu. Aqui em São Paulo capital em alguns lugares pudemos assistir esta maravilha melhor mesmo com o tempo um pouco nublado!
lua na cidade

O eclipse total da superlua começou por volta das 22h, onde o auge do eclipse aconteceu às 23h48… ele durou cerca de 1 hora e 12 minutos, das 23h11m a 00h23min do dia 28, segunda. No restante do tempo, a Lua esteve na penumbra da Terra, ou seja, ainda teve luz a iluminar a Lua e uma sombra parcial.  Eu consegui assistir este privilégio.

A “superlua” acontece quando o satélite da Terra fica no ponto mais próximo do planeta, período chamado de perigeu. Já o “eclipse lunar” ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. Neste domingo, o astro esteve alinhado com o Sol e a Terra.

O Eclipse Lunar deste domingo foi um dos eventos mais aguardados do ano em todo o planeta! Um evento raro que aconteceu apenas 5 vezes desde 1900: em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai ocorrer em 2033.

ENCERRANDO CICLOS – PAULO COELHO


“Use sua obra para mostrar a você mesmo quem você é.”
   Paulo Coelho

Sempre é preciso saber: quando uma etapa chega ao final.
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa o nome que damos.

O que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

Mas atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã…
Todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo… no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível. é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora.

Soltar.

Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas.  Portanto, às vezes ganhamos e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.

Antes de começar um capítulo novo é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época… em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa…
Nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos.
Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba.
Mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.

Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é…

“Eu estou em um ponto de minha vida onde não preciso impressionar a ninguém. Eu sou o que sou, não ligo para o que os outros pensam de mim”.

Eu não preciso de disfarces, não preciso enganar ou fingir. Porque posso ser quem eu realmente sou.

Não tenho necessidade de rir e fazer as pessoas acreditarem que nunca choro.

Eu não preciso ser sempre forte, nem sempre agradável.

Eu não preciso ser igual a ninguém, e, especialmente, me aceito como sou. Com minhas virtudes, mas também com meus defeitos.

Porque não posso ser perfeito, mas sou sempre eu.

“Aceito e amo quem eu sou e o que posso ser.”

COMO MANTER A MENTE EM FORMA E ENVELHECER COM SAÚDE?

“Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser.”                              William Shakespeare 

Resultado de imagem para idosos ativos felizes

Assim como o exercício físico mantêm o seu corpo forte, a atividade mental mantém sua mente ágil e produtiva. Uma maneira de fazer isso é adquirir novas habilidades, dessa forma o cérebro produz novas conexões entre as células nervosas e você pode manter sua mente ativa envelhecendo de maneira saudável.

Estudos ligam atividade física com declínio mental menos acelerado, o exercício aumenta a circulação sanguínea inclusive do cérebro, podendo promover ali o crescimento de células.

Exercite-se pelo menos 30 minutos durante dia, desenvolva hábitos de alimentação saudável a base de frutas, verduras, carnes brancas e vegetais ricos em antioxidantes como:

  • Espinafre que é um renomado construtor muscular e repleto de minerais como potássio e magnésio;
  • Tomate contém licopeno é antioxidante e tem poder de diminuir o risco de doença arterial e coronariano, além de ajudar a eliminar os radicais livres da pele e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta;
  • Batata doce além de combater os efeitos do tabaco e ajudar a prevenção do diabetes é um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo e reforçar o sistema imunológico, está carregado de vitamina C que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno;
  • Brócolos contem cálcio assim como manganês, potássio, fosforo, magnésio e ferro, além de alta concentração de vitaminas A, C, K como em sulforafano, fito nutriente que tem poderosas propriedades anticancerígenas;
  • Cenoura que contem muita Vitamina A que significa menos células mortas que com sebosidade na pele e obstrução de poro, é também enriquecida com carotenoides que diminuem o risco de inflamações como asma e artrite reumatoides.
  • Resultado de imagem para senior ativos felizes

E tantas outras como laranjas, frutas vermelhas, amêndoas… Na maioria dos casos você está sujeito a muito mais benefícios ao comer os alimentos propriamente ditos, do que tomar comprimidos de vitaminas.

Outras dicas importantes para prevenção de perda de memória é manter sua mente sempre ocupada como: fazer palavras cruzadas, pintar, pescar, viajar, caminhar e ler jornais e livros frequentemente.

Deve-se também evitar o fumo, bebidas alcoólicas em excesso, stress, ingerir mais água, reduzir o sal, diminuir gorduras e visitar seu médico pelo menos uma vez por ano.

Dr. José Wilson Amaro Lozon, CRMSP 56.316, formação pela Faculdade de Medicina de Teresópolis – RJ em 1986, com especialização em Clínica Médica e Geriatria, Médico do Hospital 9 de Julho e do Hospital do Servidor Público Estadual como Chefe de Equipe do Pronto Socorro, é Coordenador do Serviço de Home Care – Procare com atendimentos a pacientes crônicos.

Pessoas maduras – o oceano azul da rede social

“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?“   Confúcio

Resultado de imagem para frases idoso na internet

Hoje todo mundo está na rede! O Brasil é um dos países mais importantes nas redes sociais tanto em penetração, quantidade de amigos como tempo de uso.

Quando conversamos sobre as estratégias online a maioria diz que o foco é o jovem, a famosa geração Y, mas que apesar deles serem ditadores de tendência focar no jovem como todo mundo está fazendo na verdade é um grande complicador de estratégia, pois como já dizia o livro Blue Ocean (W. Chan Kim e Renee Mauborgne) a melhor estratégia é sempre ir onde ninguém está olhando, não aonde todos vão.

As pessoas mais maduras também estão na rede e com uma presença muito significativa, além de terem um enorme poder de compra. Entretanto eles usam a rede de modo diferente e entende-los e saber falar direito com este público é um divisor de águas para uma comunicação efetiva.

A grande diferença é que este público não foi criado no meio online. As pessoas mais maduras seguem as éticas e comportamentos do mundo off-line (fora da rede) até quando estão na rede. Seguem abaixo as principais diferenças entre os públicos:

Alcance: para as pessoas maduras o alcance da internet não é enxergado do mesmo modo que para o jovem. Com isso, elogios aos filhos e netos que são tão comuns na vida cotidiana passam a ser também na rede.

As pessoas mais maduras devido a sua vivência aprenderam que elogios são sempre bem aceitos, então por que não fazer o mesmo na rede? A diferença é que eles têm dificuldade de enxergar o alcance da mensagem e a mensagem que antes era fofa tem o poder até de alterar a imagem de alguém na rede, obviamente só em casos extremos. Mas espere ser chamado de chuchu, gorducho ou lindo da vó para ver o que acontece.

Reciprocidade: outra grande diferença é no comportamento nas respostas. As pessoas mais maduras sempre foram treinadas a responder sempre que falam com elas ou até mesmo quando uma informação chega até elas.

Com isso, têm dificuldade de lidar com o lado unilateral da internet. Onde certas ações não necessariamente precisam de respostas. Por exemplo, o usuário não tem que responder a todas às mensagens de parabéns que recebem, na maioria dos casos somente “curtir” já é suficiente e você pode até não responder, o que não é considerado falta de educação.

Mas para este consumidor onde responder sempre foi à regra, este novo paradigma da internet fica bem mais complicado de entender. É estranho você receber uma mensagem e não responder e pior: é estranho ver algo que a pessoa postou e não comentar em cima.

Por conta disso, este público tem um nível de interação por amigo maior que os jovens.

Amizade: o outro ponto é sobre a quantidade de amigos, a definição de colega e amigo é bem diferente entre as idades. Os jovens que nasceram em mídias sociais têm muito mais facilidade de manter uma proximidade com um numero maior de amigos e colegas, mesmo pessoas que eles perdem contato continuam na lista de amigos e podem até trocar informações.

As pessoas mais maduras têm uma valorização de amizade bem diferente, em sua vida tiveram que fazer muito mais esforço para conquistar e manter as amizades, mais ligações, reuniões e etc.

Com isso, eles tendem a valorizar muito mais os amigos que têm e passam a ter uma dificuldade maior com a ideia de colocar no mesmo “bolo” os amigos dos colegas. Sendo assim, este consumidor tem uma quantidade de amigos muito menor que os jovens, mas o nível de interação com cada um deles é muito maior.

Como conclusão: as marcas e as pessoas têm que entender que o meio digital é universal, mas o modo de comunicação com cada público não é, é preciso aprender a se comunicar de modo diferente com cada categoria para ter uma ação mais otimizada.

Fonte: FW – Petitebox – http://www.terceiraidadeconectada.com/2015_02_01_archive.html

Cérebro necessita de atenção

“Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos, adquire a preguiça de pensar.” Albert Einstein 

 Hábitos que prejudicam o cérebro (matam neurónios)
1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o café da manhã tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatina.
2. Comer demais
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.
3. Fumar
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.
4. Consumir altas quantidades de açúcar
O alto consume de açúcar interrompe a absorção de proteínas e nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.
5. Contaminação do ar
O cérebro o maior consumidor de oxigénio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.
6. Dormir pouco
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.
7. Dormir com a cabeça coberta
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigénio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.
8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.
9. Falta de estimulação
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-o provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.
10. Pratica a conversação inteligente
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

Fonte: http://paoesaude.blogspot.com.br/2009/12/cerebro-necessita-de-atencao.html