MAQUIAGEM APROPRIADA VALORIZA A MULHER MAIS VELHA

“Na sabedoria da mulher madura eu encontro a beleza física e a sinceridade”.     Mestre Ariévlis

Resultado de imagem para MULHER MADURA Marcos Costa

Tem dias que a gente olha no espelho e… leva um susto não é mesmo? Eu pelo menos penso como estou velha, abatida, horrível! Mas, imediatamente, lembro-me dos milagres que uma maquiagem por pequena que seja faz e, em cinco minutos, meu rosto já deu uma melhorada. Só que precisa acertar a mão, pois qualquer excesso vira um desastre. E esta semana, enquanto esperava ser atendida pela minha dermatologista, um livro me chamou a atenção, pela linda capa e pelo assunto. “Maquiagem” de Marcos Costa, maquiador da Natura, do novo selo editorial Lovely House. Adorei folhear o livro, com fotos lindas e principalmente com muitas informações. Com dicas para todas as idades, das mais jovens até as mais velhas e dizendo que uma mulher de 75 anos, pode sim usar olhão preto ou uma boca vermelha. Vale a pena ler o livro. Você vai aprender bastante

Enquanto isso eis algumas dicas que encontrei no http://mondomoda.org/2013/08/29/natura-maquiagem-mulheres-maduras/

O maquiador da Natura, Marcos Costa, dá algumas dicas para as mulheres maduras acertarem o tom do make e esbanjarem alegria e vitalidade. 

– Após os 40 – o ideal é a mulher valorizar o que tem de melhor e fugir dos excessos. Não adianta carregar na maquiagem para tentar esconder uma ou outra ruga.   Mais do que nunca, o que vale é o bom senso. Por isso, escolha sombras acetinadas, para não reforçar as marcas de expressão. Não carregue no pó, já que em excesso, ele pode destacar as rugas. ”Use a avaliação crítica a seu favor e seja sincera diante do espelho”, recomenda o maquiador.

Dicas:

  • Sombras acetinadas;
  • Cuidados com excessos, como boca pink e olho azulão;
  • Use sempre máscara nos cílios;
  • Para fixar o batom ou gloss, aplique o lápis de contorno nos lábios;
  • Não carregue no pó.

– Após os 60 – No caso da geração da melhor idade, pequenos cuidados na hora de escolher os produtos podem fazer muita diferença.

Dicas:

  • Substituir as fórmulas em pó pelas cremosas é um dos segredinhos que vai trazer suavidade à expressão facial. Opte por sombras em creme à base de água, sem cintilação;
  • Tons rosa, bege, pérola e pêssego são os mais indicados. Para a boca, tons rosa, laranja e terracota;
  • O lápis pode ajudar a disfarçar o contorno dos lábios suavemente caídos e sulcos em evidência;
  • Evite aplicar sombras, lápis e máscaras na parte interior dos olhos. Isso pode dar um efeito carregado ou de olhar triste;
  • Use máscara preta ou marrom. Ou ambas ao mesmo tempo – nesse caso use preto nos cílios superiores para “levantar’’ o olhar. 

Resultado de imagem para MULHER MADURA Marcos Costa

Fonte: http://blogjp.jovempan.uol.com.br/melhoridade/2014/10/maquiagem-apropriada-valoriza-a-mulher-mais-velha/

5 benefícios que os pets trazem para os idosos

“Você precisa ser a mudança que gostaria de ver no mundo”    Mahatma Gandhi

Resultado de imagem para cão com idoso

O contato diário de idosos com pets é uma ótima alternativa
para manter a saúde do corpo e da alma

Os animais de estimação são responsáveis por boa parte das nossas lembranças boas. Para quem sofre de mal de Alzheimer ou outras doenças relacionadas à memória, os bichinhos podem trazer ótimos benefícios.

Rita Altman, em coluna do jornal Huffington Post, conta que muitas casas de idosos integram animais na rotina diária de seus moradores, visando prover um dia a dia mais agradável.

Ela relata a história de uma mulher que, aos 50 anos, foi diagnosticada precocemente com a doença e, ao dar entrada em uma casa de recuperação para cuidar se cuidar se mostrou extremamente reticente ao se relacionar com outras pessoas.

O comportamento mudou de figura quando um cachorro foi introduzido na rotina. Ela passou a ser mais prestativa e parecia ter encontrado o verdadeiro propósito de sua vida. Sendo assim, Rita lista cinco benefícios que estes bichinhos podem trazer à saúde de pessoas na melhor idade. Acompanhe.

Eles são uma ótima companhia
Os idosos precisam de segurança, afeto e contato sensorial, o que pode ser perfeitamente atendido quando se segura, se acaricia ou se alimenta um animal de estimação.

Especialistas indicam que os bichinhos também podem diminuir a solidão, ajudar a reduzir o estresse e motivar a prática de exercícios ou brincadeiras – o que não só representam benefícios ao corpo, como ao espírito também. A partir de sua companhia e afeto incondicional, eles podem ser uma ótima fonte de conforto e segurança para as pessoas idosas.

Eles aumentam a interação social
De um modo geral, as pessoas respondem visualmente e verbalmente melhor a alguém que caminha pela vizinhança com um bichinho de estimação. Cachorros e gatos instantaneamente “quebram o gelo” entre duas pessoas, e despertam a interação. Sendo assim, eles motivam a comunicação, o que é bom para a saúde emocional e cognitiva. Muitas pessoas gostam de contar histórias sobre os seus pets, então, eles também acabam servindo como um ponto de partida em um diálogo com amigos, visitas ou familiares.

Eles possuem um “efeito calmante”
Os animais de estimação oferecem conforto e baixam o nível de ansiedade. Brincar com eles pode aumentar os níveis de serotonina e dopamina, que estimulam o relaxamento. De acordo com uma pesquisa, os pets também causam um efeito calmante em idosos com pouca memória que exibem comportamento agressivo ou agitado.

Eles proporcionam significado e propósito
Pessoas com mal de Alzheimer ou outros tipos de perda de memória têm as mesmas necessidades que todos os outros seres humanos. Muitos deles se sentem muito satisfeitos em interagir com os animais, em cuidar deles e alimentá-los. Isso dá a eles um novo senso de identidade e propósito.

Eles fazem com que o ambiente fique caseiro
Especialmente em casas de repouso para idosos, os animais têm o poder de criar uma atmosfera caseira ao ambiente. Sendo assim, mesmo que um idoso não tenha condições de criar um pet, é interessante buscar oportunidades para gastar um tempinho com animais: às vezes, um cachorro ou um gato pode trazer o conforto que nem mesmo um humano pode oferecer.

fonte:http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5584985-EI16557,00-Confira+beneficios+que+os+pets+trazem+a+saude+do+idoso.html#tarticle

ALIMENTAÇAO DA TERCEIRA IDADE

Alimentaçào idoso

Ela chega lá pelos 65 anos de idade. A maioria chama de “terceira idade”, mas o nome mais bonito que já deram para essa fase é “melhor idade”! E também, não era pra menos: o Brasil hoje é um dos países com maior quantidade de idosos. Com certeza é um bom sinal de que nossa saúde está indo cada vez melhor.

Outra coisa boa da “melhor idade” é que a maioria dos idosos consegue ter um tempo maior para fazer o que gosta, sem tantas obrigações como antes… também dá pra cuidar melhor da saúde, que geralmente exige alguns cuidados especiais nessa fase.
A terceira idade geralmente chega trazendo algumas mudanças para o corpo. Veja alguns exemplos:

  • menos apetite (paladar menos apurado, menos salivação e às vezes, menos mastigação por causa da queda de dentes). Por isso, é importante tomar cuidado para que não haja deficiência de nutrientes;
  • digestão lenta e acúmulo de gases (flatulência);
  • ritmo mais lento para as mesmas atividades do dia-a-dia, o que pode significar menor gasto de energia e maior acúmulo de gorduras no corpo;
  • maior risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão, Mal de Parkinson, certos tipos de câncer etc.

Mas é bom lembrar que essas mudanças vão depender bastante do estilo de vida que o idoso adotou até agora (e também da tendência genética que ele herdou dos pais). Se ele manteve hábitos saudáveis, com certeza vai ser mais fácil envelhecer com qualidade de vida.Veja só essas…

DICAS NATURAIS PARA AJUDAR A MANTER A SAÚDE E A VITALIDADE NA TERCEIRA IDADE:

idosos comendo

1 – CASTANHA DO PARÁ E CEREAIS INTEGRAIS (arroz integral, aveia, trigo etc.) SÃO BEM-VINDOS. Eles contêm zinco, importante para aumentar a sensibilidade do paladar e estimular o apetite;

2 – EVITE ALIMENTOS REFINADOS (feitos com farinha branca como pão francês, bolachas refinadas, arroz branco, etc.) para melhorar a digestão e prevenir a flatulência;

3 – QUANTO MAIS LONGE DO AÇÚCAR, MELHOR. Tanto ele quanto os produtos refinados aumentam o risco de diabetes;

4 – VARIAR É SAUDÁVEL. Abuse das frutas, verduras e legumes de cores e tipos diferentes. Junto com essa variedade, vem um monte de nutrientes diferentes, importantes para evitar deficiências nutricionais, comuns entre idosos. Grãos integrais também ajudam bastante;

alimentação idoso

5 – PORÇÕES MENORES, MAIS VEZES POR DIA. Diminua a quantidade das refeições, mas coma mais vezes ao dia. Isso ajuda a dar a sensação de fome e aumenta o apetite;

6 – COMIDINHA LEVE E NUTRITIVA NO JANTAR. Faça uma refeição mais leve à noite (com vegetais e grãos integrais, como uma sopa ou um risoto de quinoa, por exemplo). Isso ajudará a facilitar a digestão;

7 – MENOS SAL, MAIS ERVAS NATURAIS. Reduza o sal de cozinha e os produtos artificiais que contém sódio (como molhos e caldos artificiais, adoçantes à base de ciclamato de sódio ou de sacarina sódica etc.). Para temperar, prefira as ervas naturais ou o gersal;

8 – UMA ATENÇÃO ESPECIAL À SAÚDE DOS OSSOS. Para isso, invista nas fontes naturais de cálcio (gergelim, brócolis, folhas verde-escuras, linhaça) e de magnésio (grãos de bico, banana, gergelimcastanha do pará). Não deixe de tomar sol, todos os dias também (pelo menos 15 minutos por dia, até 10h da manhã ou após 16h); ele ajuda o corpo a produzir vitamina D, que facilita o aproveitamento do cálcio dos alimentos;

9 – EVITE OS “LADRÕES DE CÁLCIO”, como as bebidas alcoólicas e café, chá preto e refrigerante;

10 – CUIDE DO CORAÇÃO. Pra isso, as gorduras “do bem” presentes na linhaça, no azeite extra virgem, nas castanhas e amêndoas são imbatíveis. Eles ajudam a prevenir a aterosclerose e outras doenças cardiovasculares. As fibras do farelo de aveia, também ajudam muito, principalmente na hora de manter os bons níveis de colesterol;

11 – A FAVOR DO INTESTINO, prefira as fibras dos cereais integrais, fibra de trigo,farelo de aveia, dos brotos de feijão e alfafa, do bagaço de laranja… eles previnem a “prisão de ventre” e o câncer de intestino;

12 – MUITA, MUITA ÁGUA! Ela ajuda a desintoxicar, hidrata, facilita o trabalho do intestino e dos rins, entre muitas outras vantagens;

13 – MASTIGUE COM CALMA, várias vezes. Isso facilita a digestão;

14 – MEXA-SE. Atividade física faz bem pro corpo e pra mente. Faça com orientação profissional;

15 – PROCURE MANTER O BOM-HUMOR E OS MOMENTOS DE ALEGRIA E LAZER. Isso dá um bem-estar enorme, e a saúde vem de brinde!

Fonte: http://www.maeterra.com.br/site/index.phpmact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=112&cntnt01returnid=60

FILTRO SOLAR! (SUNSCREEN) .

“A vida é demasiado curta para nos permitir interessar-nos por todas as coisas, mas é bom que nos interessemos por tantas quantas forem necessárias para preencher os nossos dias” .  Bertrand Russell.

livre

Tem um vídeo que me toca muito… “todas” as vezes em que eu assisto… Descubro um mundo melhor!

Continua a me inspirar sempre… trazendo novas reflexões mais profundas… com recordações de momentos vividos… muito deles inesquecíveis…. Então, vai dando uma saudades… Também vai renovando as minhas esperanças no futuro… Mexe muito com todas as minhas emoções… Sempre é bom reviver!

Além de tudo, traz um otimismo em relação ao que vivemos e ainda vamos viver… me deixando com a sensação de que vivi intensamente cada período da minha vida…. e que estou de bem com a vida!  

Sugiro que você assista  ao vídeo …    “Filtro Solar (Sunscreen) – Legendado”

É importante saber que a origem desse texto remete ao jornal americano Chicago Tribune, em uma crônica de autoria da colunista Mary Schmich, publicada em 1º de junho de 1997 e originalmente entitulada “Advice, like youth, probably just wasted on the young” [Conselhos, assim como juventude, provavelmente desperdiçados pelos jovens].

Espero que vocês gostem.

COMO TUDO COMEÇOU…

“Nunca é cedo ou tarde demais…”.  Titãs.

Uma maneira que encontrei para tentar superar o medo do envelhecimento foi enfrenta-lo, fazendo inicialmente uma “reavaliação do meu passado”. Parei e comecei a refletir melhor sobre como tinha sido a minha vida: Quais foram as minhas escolhas de um modo geral? Como andava minha autoestima?

Então tive necessidade de imaginar como seria o meu futuro, visualizando um “ensaio para o futuro”, como sugere Fonda e Mario Sergio Cortella, refleti sobre questões como: Quem eu desejava ser? “Qual é a minha obra? Qual é meu “Projeto de Vida”? “Que arrependimentos precisaria encarar? Que expectativas seriam realistas em relação a minha condição física e que parte do envelhecimento seria negociável? O que eu teria que fazer para intervir em meu próprio interesse?”

Enfim me autoconhecendo, saberia realmente quem eu fui, e me questionando pra onde eu queria ir…  Agora, eu poderia descobrir pra que viver… e poderia agir aproveitando bem melhor este “terceiro ato” da minha vida. Aproveitando toda a minha sabedoria, os meus conhecimentos acumulados ao longo desses anos através das experiências vividas, é que me fazem ir à busca de novas atitudes que me façam viver plenamente… isso tornou-se então minha meta de vida!

Quero sim continuar crescendo, buscando novas alternativas e principalmente repensar sobre algumas questões… Assim posso intervir realizando as mudanças necessárias para que eu possa viver plenamente em todos os aspectos… com muito mais qualidade e por muitos anos ainda.

Conforme escreve Jane Fonda com a nova expectativa de vida ganhamos um acréscimo de “tempo” e que isso… representa, portanto uma “segunda vida adulta madura totalmente nova e a decisão de enfrenta-la ou não muda tudo, inclusive o significado do ser humano”. Decidi enfrentar!

img_2210

Comecei pesquisando e me aprofundando melhor sobre o assunto “envelhecer bem” e logo quis saber como pensam e vivem as pessoas que estão bem com mais de 90 anos, qual eram os seus segredos? Sei que neste período nossa saúde fica mais debilitada, somos mais frágeis… e que muitas vezes vai além do nosso compreender e do nosso querer, mas podemos  e devemos nos empenhar para conserva-la e melhorar cada vez mais.

O otimismo, o bom humor e também a maneira de encarar a vida principalmente nos momentos mais difíceis da vida é que são os grande diferenciais deles. Isso me fez recordar da vovó Mariquinha com quase 90 anos que não gostava mais de se olhar no espelho, pois não se reconhecia… ela não era aquela velha que estava refletida ali. “Sentia-se cheia de vigor e aquela imagem há assustava”.

Acredito que com conhecimento e intencionalidade, podemos manter ou mudar muitas das nossas atitudes. Podemos sim e devemos fazer mudanças em tudo o que for necessário e estiver ao nosso alcance para melhorar cada vez a mais nossa qualidade de vida.

“Escolher assumir o comando e buscar o conhecimento de que precisava para tomar decisões conscientes a respeito das diversas áreas da minha vida que passariam por mudanças” foi à escolha de Jane Fonda e me inspiram muito nesta etapa da vida. Temos que deixar de pensar que envelhecer é ruim, mas pensar que estamos “compondo uma nova vida: a idade da sabedoria ativa”, como escreve a antropóloga Mary Catherine Bateson.

Mostra que nossa vida que estava antes segregada em silos específicos a certas faixas etárias (primeiro, aprendizagem – segundo, produzimos e no ultimo e gasto com lazer) muda atualmente. Propõe que esses silos se integrem… e que pensemos no aprendizado e no trabalho como desafios que se estendem e se modificam ao longo de toda a vida. Assim não terminamos quando nos aposentamos… agora temos outros propósitos. Enxergaríamos que todos estes silos hoje seriam entrelaçados ao lazer e a educação… vivendo, produzindo e aprendendo sempre! Isso nos traz uma “sensação fortalecedora de sermos produtivo”… diz que “visto dessa forma, a longevidade se torna uma sinfonia com ecos de diferentes épocas que se repetem, com leves modificações, assim como na música, no decorrer do ciclo da vida”. Temos limitações sim, mas com muita sabedoria podemos atingir no terceiro ato o ápice da nossa existência.

a49cdb808f4067e04c2f32d97f3971e4

Assim com maturidade e naturalidade estou encarando a chegada do meu “terceiro ato”, ou seja, entrando na minha velhice… com positividade e alegria, querendo viver plenamente e feliz! Afinal não é para todos chegar nesta altura da vida com tanta disposição a em plena atividade, não é mesmo?

Conquistamos muitas coisas até agora e ainda temos muito que fazer, portanto mãos a obra. Sentir-se produtiva, ajudar aos outros num serviço voluntário… trazem uma sensação imensa de bem estar.

A importância do autoconhecimento vai fazer entender e trabalhar melhor com as nossas emoções e vão nos ajudar a resolver muitas coisas. É um bom ponto de partida também. Como sempre, temos que ir atrás de tudo que deixamos para traz, ou que ainda falta realizar… e resolver. Não dá pra esperar mais ou deixar algo pendente, o que exige de nós muita coragem, determinação e um começar! Esta na hora dos acertos com a vida!

Prestar mais atenção e em nós mesmos, repensar sobre nossos hábitos e atitudes que nos são prejudiciais e se esforçar para mudar, começam aqui! Melhorar sim nossos hábitos alimentares… e os cuidados com a saúde… se não começaram antes tem que ser feitas já.  Não quero nunca ser daquelas pessoas que chegam ao final da vida e sentem que perderam tanta coisa e que se tivessem mais tempo fariam muitas coisas diferentes… e que se… Não! Quero fazer tudo aqui e agora… de corpo e alma! Vamos à revolução.

Pra mim assim como para Fonda “meu futuro é agora mesmo, hoje, neste exato minuto… O terceiro Ato vem exatamente da sensação de ter um objetivo e do fato de se engajar ativamente na vida… realizar alguma coisa pela qual temos paixão”… Começo refletindo sobre o que posso fazer de diferente, vou fazer agora!

IMG_0860

Amar sim, mas “demostrar” este amor… ou seja, me expressar ainda é um pouco mais difícil pra mim. Somos mais generosos agora e podemos ser mais voluntários… Dividir, cooperar e agradecer proporciona uma longevidade mais feliz!

Também tenho que me preparar melhor financeiramente para esta etapa da vida…  estou sim planejando meu futuro e como eu quero que ele seja. Busco transformar este período do ápice da minha vida em algo especial… o melhor dos tempos da minha vida!

Hoje a meu ver temos vários aliados… a nossa vivência, a maturidade, a paciência e a determinação. Nesta fase da vida ganhamos força, valentia e confiança… Sabemos exatamente o que queremos e o que não para nós… sem tempo para coisas pequenas e que não me levam a nada! Quero sentir-me leve e realizada, viver intensamente esse meu “melhor momento”.

Temos uma maior percepção sobre as coisas… enxergamos além do que nossos olhos podem ver… entendemos mais do que ouvimos e vemos… sim somos capazes de compreender muitas coisas que quando mais jovens não tínhamos tempo nem condições de perceber…

escada ceu

No Terceiro ato podemos aproveitar tudo o que aprendemos ao longo da vida e o que ainda vamos querer aprender… e intervir em nosso próprio interesse, para conquistar uma  melhor qualidade de vida e com produtividade… Tomar decisões conscientes e o que é melhor, podemos dividir pacientemente com as outras pessoas que como nós… também estão interessadas em melhorar a sua qualidade de vida.

Convido você a realizar esta jornada comigo! Venham…

O início de tudo…

ESTUDO DE LOGO1

“A única coisa que você leva da vida é a vida que você leva”.          Barão de Itararé.

Com a proximidade dos meus 60 anos e do que eu considero o “Terceiro ato” da minha vida, fiquei meio assustada… pois não me sentia uma “senhora” idosa, velha… longe disso, sentia-me cheia de vigor e muito entusiasmada com a vida em si…. como se fosse muito jovem ainda…  As mudanças físicas não pareciam com o que eu sentia no vigor da minha alma…  e via como tudo passou muito rápido!

Os dados da Organização Mundial da Saúde (2007) indicam que a população mundial está ficando cada vez mais velha, tanto que pela primeira vez na história haverá mais idosos do que crianças no planeta. Os dados indicam ainda o período de 1975 á 2075 como “A Era do Envelhecimento”.

Envelhecimento mundo grafico 1Fonte: http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

Estudos recentes concluem, portanto que esta ocorrendo uma revolução neste ultimo século, a revolução da longevidade… têm mostrado que estamos vivendo 34 anos á mais em média. Nossa expectativa de vida saltou de 46 anos para oitenta anos!

Diferente da época dos nossos avós, que eram considerados velhas mesmo neste período. Ganhamos então mais tempo para viver e temos que nos reinventar.

Popula____o grafico 2Fonte: http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

O que é a Sexualidade na Terceira Idade?

A sexualidade faz parte da vida dos seres humanos e está presente em todas as fases do desenvolvimento do homem, inclusive na terceira idade. Muitos se esquecem de que esta atividade é uma função fisiológica assim como a digestão ou a respiração e confundem sexo com o ato sexual, deixando de observar a sexualidade como manifestações de afeto, companheirismo e ternura. Estudos relatam que apesar de reduzir a atividade sexual com o passar do tempo, o indivíduo é capaz de manter o interesse pelo sexo por toda a vida.
Existem mudanças no organismo da mulher e do homem com o passar da idade. O comportamento sexual é definido por valores como: cultura, religião e educação, tais valores influenciam intensamente o desenvolvimento sexual, determinando a maneira como iremos lidar com ela por toda a vida.
O sexo na terceira idade traz satisfação física, reafirma a identidade e demonstra o quanto cada pessoa pode ser valiosa para outra, estimulando sensações de aconchego, afeto, amor e carinho. É importante cuidar da saúde, adaptarem-se as mudanças fisiológicas e ter alguma imaginação, já que as fantasias sexuais melhoram a sexualidade e acompanham as pessoas até o final de sua vida.

Dr. José Wilson Amaro Lozon
Geriatra / Clínico Geral – CRM 56.316

Buscando caminhos  

“É preciso ter esperança, mas esperança do verbo esperançar”.  Paulo Freire

 Começo fazendo uma busca de mim, minha essência… rumo ao meu autoconhecimento!

envelhecimento-saudavel-mundo-positivoLongevidade: Espera-se que, em 2030, expectativa de vida das mulheres seja de 85,3 anos     (Thinkstock/Thinkstock).

Desacelerando e aprofundando!

Acho interessante a forma como Jane Fonda concebe “a sinfonia da vida em três atos ou três fases principais de crescimento: o I Ato compreende as três primeiras décadas; o II Ato, as três décadas intermediárias e o III Ato as três décadas finais (ou quantos anos a pessoa tiver)”.

Sugiro que assistam a esse vídeo:

Jane Fonda mostra que está ótima nesta fase da vida e defende que muitas pessoas da sua idade se sentem assim. Explica que “de um lado, meu exterior está em queda. No outro, estou em ascensão: mais inteligente, sábia, feliz, politizada, ciente do que ocorre no mundo. Mais ainda do que quando era jovem e estava no topo. Ninguém é numero um para sempre”. Produziu vídeos de ginastica e defende a pratica de atividade física na terceira idade… “é bom para o corpo, às articulações, o coração e até para não encolher o cérebro”, afirma.

Nunca é tarde demais, nunca é tarde para começar de novo, nunca é tarde para ser feliz… então mãos á obra.