LYGIA FAGUNDES TELLES É INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA.

Ligyia Fagundes Telles .
A Indicação foi feita nesta quarta-feira pela União Brasileira de Escritores.

“Não acho maravilhoso envelhecer. A gente envelhece na marra, porque não há mesmo outro jeito, já fui a tantas estações de aguas, já bebi de tantas aguas – onde á Fonte de Juventude, onde?”. Lygia Fagundes Telles.

A União Brasileira de Escritores (UBE) enviou na quarta-feira (03/02/2016) à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano.

A diretoria da entidade elegeu  a escritora paulistana por unanimidade. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.

O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em Estocolmo, na Suécia. No ano passado, a jornalista russa Svetlana Alexievich  foi a vencedora. Nenhum brasileiro venceu o prêmio até o momento.

Lygia Faguntes Telles

Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, recebeu vários prêmios ao longo da carreira, tais como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). No fim de 2015, Lygia venceu o prêmio Fundação Conrado Wessel na categoria Cultura, que ainda será entregue este ano.

Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV. Lygia fundou a UBE e faz parte do Conselho Diretor da instituição.

É uma das principais escritoras brasileiras e uma das primeiras mulheres a estudar direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Lygia estreou escrevendo contos em 1938, quando tinha apenas 15 anos, com o livro “Porão e Sobrado” (1938).  Ao longo da carreira, assinou clássicos como “Ciranda de Pedra” (1954) e “As Meninas” (1973) e “As Horas Nuas” (1989).

Lygia faz parte da Academia Paulista de Letras desde 1982, da Academia Brasileira de Letras desde 1985 onde é uma das imortais e da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.

Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/02/lygia-fagundes-telles-e-indicada-ao-nobel-de-literatura.html

Anúncios

8 comentários sobre “LYGIA FAGUNDES TELLES É INDICADA AO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s