Este texto de Flávio Givovate (in memória), nos dá uma lição de vida. Muito interessante…
“Aprender a conviver bem com as dúvidas é condição indispensável para quem não quer ter um cérebro “cristalizado” e envelhecer antes da hora.
Ser capaz de trocar velhas crenças por novos conceitos, atravessando o “mar de dúvidas” é o caminho para a renovação e reciclagem das ideias.
O bom convívio com as dúvidas cria as condições para que se tenha um “cérebro poroso”; e isso é indispensável para a honestidade intelectual.
Quem convive bem com as dúvidas gosta de aprender; não sofrerá do tédio que assola aquelas pessoas que acham que já conhecem tudo muito bem!
Quem gosta de aprender tende a levar uma vida estimulante e rica mesmo nos anos da maturidade e velhice: é um prazer que jamais se esgota!
O prazer de aprender é a contrapartida intelectual do prazer sexual, mais físico; a vaidade também se gratifica quando se descobre algo novo.
A vaidade é o componente da sexualidade que participa de tudo, inclusive dos avanços intelectuais. Vaidade e gosto pelas dúvidas se somam!
A vaidade dá ainda mais força à curiosidade daquelas pessoas que aprenderam a curtir as dúvidas; para elas, sempre haverá muito o que fazer!”
A leitura foi realmente interessante. Sem dúvida, não podemos permanecer em nosso ar de conformidade. Devemos questionar continuamente nosso modo de vida. Como o artigo diz, você aprende duvidando. Um reflexo muito edificante. Excelente entrada Saudações
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nos faz refletir sobre como estamos vivendo e como gostaríamos de estar vivendo né Macalder.
Mudanças são necessárias sempre. Vida que segue. Vivos e mutantes somos conforme o tempo e à época. Na maturidade temos mais calma e paciência pra observar e fazer… vamos nos redescobrindo.
CurtirCurtir
“A vaidade é o componente da sexualidade que participa de tudo, inclusive dos avanços intelectuais. Vaidade e gosto pelas dúvidas se somam!” . Um estimulante e tanto e sem contraindicações.
Abraços e bom fim de semana, Bia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Perfeito! Doce vaidade. Abraços. Bom final de semana 💫
CurtirCurtir
Vai- idade… vai… idade…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estas coincidências de nossos textos. Abaixo um link de um poema que escreve sobre va-idade…
estevamweb.wordpress.com/2019/04/11/va-idade/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei seu poema sobre a vai-idade. Perfeito! Obrigada por me enviar o link. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado. As ideias vez ou outra fluem… Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sei bem como é… rsrsrs. Ainda bem que fluem em você tanta poesia. Abraços
CurtirCurtir
🌹💐
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Veja também: https://oterceiroato.com/2020/02/12/%E2%80%8Bquarenta-cinquenta-sessenta-anos/. https://oterceiroato.com/2020/01/10/uma-licao-de-vida/ […]
CurtirCurtido por 1 pessoa