.

Surge mais uma grande perturbação para o nosso mundo atual, em meio a tantas outras… o temido coronavírus, originário da China e já com casos suspeitos no Brasil. O Brasil registrou nesta terça (25/02/2020) o primeiro caso de coronavírus, em São Paulo. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.
Mais de 9 milhões de pessoas ainda estão em Wuhan, cidade que é o epicentro do surto da doença e está isolada há uma semana pelas autoridades chinesas (ninguém sai/ninguém entra) como medida para tentar conter a expansão do vírus para o restante do país.
A maior parte dos novos casos e das mortes foi registrada na província de Hubei, cuja a capital é Wuhan. Só na cidade, a Comissão Nacional de Saúde detectou 356 novos casos e confirmou a morte de mais 25 vítimas da doença.
Além da China, outros 17 países nos quatro continentes já registraram casos confirmados de infecção por coronavírus.

Confira o resumo até a manhã desta quinta-feira (30/01/2020)
• 170 mortes na China – a maior parte na província de Hubei, onde fica Wuhan, cidade epicentro da doença
• Nenhuma morte fora da China
• 8.149 casos suspeitos na China
• 80 casos suspeitos em outros 18 países
• Rússia fecha fronteira com China para frear transmissão
• 9 casos suspeitos no Brasil; nenhum confirmado
• Transmissão entre humanos está confirmada
• Taxa de mortalidade é de 2%; na Sars, era de 10%
Atualização de países com casos de coronavírus em 26/02/2020. Onde há casos confirmados de coronavírus. Veja o mapa em tempo real
China (Hong Kong, Macau e Taiwan), Afeganistão, Alemanha, Argélia, Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Brasil, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Índia, Irã, Iraque, Israel, Itália, Japão, Kuait, Líbano, Malásia, Nepal, Omã, Reino Unido, Rússia, Singapura, Sri Lanka, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã – (Atualizado às 8h de 26 de fevereiro).
Até esta (26/2) quarta, mais de 80 mil pessoas foram infectadas e 2.708 morreram em decorrência da doença Covid-19. (Número de mortes em cada país abaixo):

China continental – 2715
Irã – 19
Itália – 12
Coreia do Sul – 12
Cruzeiro Diamond Princess – 4
Hong Kong – 2
Japão – 2
França – 2
Filipinas – 1
Taiwan – 1
No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (28/01) que investiga os três primeiros casos de suspeita de coronavírus no país. Pessoas mais velhas e gente com problemas respiratórios estão entre o grupo de mais vulneráveis a esse novo vírus.

Leia o artigo do jornal O Globo:
Para especialistas, o coronavírus deve mesmo chegar ao Brasil. E, quando isso ocorrer, o alerta será, principalmente, para idosos, portadores de doenças pulmonares crônicas e outros grupos mais vulneráveis, como pessoas com obesidade severa e que tenham problemas respiratórios, pacientes de outras doenças crônicas e aqueles que tomam medicações imunossupressoras (como pacientes que foram submetidos a transplantes).
— É praticamente impossível impedir a circulação de um vírus que está bem adaptado à transmissão entre humanos, com as facilidades de locomoção internacional que existem hoje. Realmente, vai chegar ao Brasil — afirma o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, para quem a circulação do vírus deve aumentar mais a partir de abril, com a chegada de temperaturas mais amenas — de forma semelhante ao que acontece com a gripe, do vírus influenza.
Os serviços de saúde seguirão, então, um protocolo de manejo clínico que está sendo elaborado, revisado e adaptado pelo Ministério da Saúde, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia também: Vacinas que as pessoas acima dos 50 devem tomar, além da vacina contra a gripe
Mas, como não há antiviral específico nem vacina, o tratamento deve ser focado em tratar os sintomas, diz Venâncio: repouso, hidratação e ventilação para os que tiverem complicações respiratórias.
— A maioria das pessoas não vai precisar ir para o hospital, como acontece com todas as viroses respiratórias e com outros coronavírus. Mas outro grupo vai desenvolver formas clínicas que merecem ser atendidas no ambiente hospitalar.
Atualmente, o coronavírus tem taxa de letalidade estimada entre 2% e 5%. Para Venâncio, esse número pode ser revisto para baixo.
— Há uma gama muito grande de pessoas, que não sabemos quantas são, que não foram submetidas a exames porque não precisaram procurar os serviços de saúde. Estamos focando apenas nos casos com diagnóstico laboratorial. Nossa expectativa é que, nos próximos dias, surja informação nova que faça rever essa taxa, que mostra alta letalidade, mas que não é o que está sendo visto.
Quer saber mais?
BIA,
escute isso aí, um toque informal:, meu sobre a linda canção do PAULINHO PEDRA AZUL https://www.youtube.com/watch?v=leb0K-yUORA
Um abraço para todos os de seu entorno. Vindo até BH, venha visitar o amigo, porque as portas estão abertas. Aquela comidinha bem mineira… traga o maridão, filhos, netas, trinetas, tataranetas, amigas e amigos verdadeiros, pois o “barraco” ´é pequeno, mas como o coração é grande, cabe todo mundo.
DARLAN
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Darlan.
CurtirCurtir
Mais uma preocupação. Aqui na minha cidade é inverno… cresce o número das viroses. Deus nos guarde!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entre tantas outras… está me parece ser muito grave. Precaução é nossa melhor opção.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vamos torcer pra encontraram logo uma vacina e tratamento pra controlar este vírus. Bom dia Nilde.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tarde boa 🌷
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom final de semana. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado por estar conosco sempre…bjs de luz em seu coração
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gosto muito de estar lá apreciando suas poesias Alan. Bom dia.
CurtirCurtir
Obrigado mais uma vez
CurtirCurtir
Mais uma preocupação sim, Deus nos proteja desse mal.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amém
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigado, BIA. O que está escrito ali, na postagem de hoje, foi mesmo (foi assim que o livro, que estava dentro de mim, e de todo o mundialmente famoso CLUBE DA ESQUINA0 aflorou, através da vozinha de uma garotinha), e eu fico sempre pensando em como a Vida nos leva, e como nós a levamos. E aqui e agora (permita-me) eu me lembrei da música do Vinícius e do Toquinho, que sei tocar e cantar, dando um exemplo de como as coisas voam, ou seja, da efemeridade da Vida: “Há dias em que eu fico pensando na vida / e sinceramente não vejo saída / Como é por exemplo que dá pra entender / a gente mal nasce, começa morrer / Sei lá, sei lá a vida é uma grande ilusão / Sei lá, sei, só sei que ela está com a razão.
Um beijo e um abraço para toda a Família.
DARLAN
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei Darlan muito bem lembrado… a gente mal nasce , começa a morrer… todos os dias. Bom domingo. Abraços
CurtirCurtir