NINGUÉM QUER MORRER… XÔ FEBRE AMARELA!

“O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior”. François Lá Rochefoucauld

Se for pra escolher ninguém quer morrer. Isso é fato! Com a situação em São Paulo se agravando dia a dia e com o número de mortes de infectados pela febre amarela só aumentando… todos estão querendo se proteger. E a vacinação é nossa única proteção mais segura contra esta doença que pode ser mortal. Mesmo com as autoridades orientando que não precisamos correr pros postos (como se o povo confiasse nesta informação) vejo que quase ninguém ouve… pelo tamanho das filas que crescem todos os dias em todas as regiões o povo só está querendo proteção. Entendo que o descaso das políticas públicas com a população, onde deveriam ter começado uma campanha de vacinação contra a febre amarela pra toda a população desde o início de 2017… muito antes de chegar como está hoje… (só agravou tudo) com certeza não estaríamos nesta situação agora. Preocupa muito que as vacinas estão acabando antes do final do dia em muitos lugares. São enviadas diariamente doses grandes aos postos de saúde, mas não são suficientes pelo que percebo. Ninguém da fila tem garantia de que será vacinado, isso causa stress e alarde maior ao povo. Hoje vemos com tristeza o desespero de muitos da população pra serem vacinadas (só querem se proteger e não querem correr risco desnecessário). As filas são cada vez maiores e com o tempo longo de espera, onde tem gente que chega a dormir na fila muitas vezes… o nervoso se sobressai e muitos estão agredindo aos funcionários e as próprias pessoas da fila… surge um desespero total. Tem ocorrido até invasões aos postos. Além disso estas pessoas também estão se expondo ao contato com o mosquito. Os postos estão se organizando e trabalhando muito, numa ação conjunta e se esforçando para atender o máximo de pessoas possíveis. Mas necessita ainda de informações melhores, mais precisas e confiáveis pra quem esta na fila, isto com certeza aliviaria este stress. A proteção policial está acontecendo e “todos” têm que ter muita habilidade e paciência pra lidar com esta questão. Pois ninguém quer morrer. A campanha com doses fracionadas começam a ser distribuídas e aplicadas a partir de 24/1 em São Paulo. Terá validade de 8 anos conforme informações da imprensa. Enquanto isso estaremos nesta agonia.

Erro
Este vídeo não existe
Erro
Este vídeo não existe

Eu fiquei nesta quarta feira (17/1) na UBS Jardim Edith por 6 horas (cheguei 6:30 sai as 12:30h) pra tomar a vacina, isto porque eu tinha prioridade e estava com meu cartão do SUS. O atendimento depois de recebida a senha dos prioritários foi rápido e eficiente. Percebi que tinha muita gente trabalhando no posto e ajudando a organizar tudo lá dentro. O jeito é ter muita paciência mesmo. Quem não tinha prioridade ia levar mais 3 horas depois disso pra receber a senha e pra ser vacinado. Ainda tenho o sonho e a esperança de que um dia a Saúde e Educação sejam prioridade no Brasil. E você já tomou a vacina?

9 comentários sobre “NINGUÉM QUER MORRER… XÔ FEBRE AMARELA!

  1. Então Bia, legal essa campanha no blog e afirmo que todos devem procurar mesmo se protegerem com as vacinas. No meu caso em especial ainda não tomei, mas estou aguardando a liberação de meus médicos para tal e mesmo que isso não ocorra sempre tomo cuidado ao passear pelas matas. Fico de olho em meus amiguinhos e por conhecer quase todos sei quando há algo de errado com eles.
    DSC00318

    Curtido por 1 pessoa

    • Adalberto, boa tarde. Para maiores de 60 anos (meu caso) pode tomar quem não tem restrição médica ou está com a patologia controlada. Tem algumas medicações que possuem restrições para vacinar. Eu levei atestado do meu médico autorizado por ele para tomar a vacina… mas no próprio posto eles fazem algumas perguntas e avaliam caso a caso. Tomar a vacina é a invoca maneira de nos protegermos… necessário para nos protegermos desta doença pelo resto da vida.

      Curtir

  2. Eu não moro numa região de risco e não vou correr para posto de saúde sem necessidade.
    Não gosto desses alardes sociais, já passei por vários e sempre espero pelas respostas as precipitações. Algumas já começaram a chegar.

    Há pouco tempo foi a H1N1 que levou todos aos postos de vacinação… não houve vacina para todos, mas ninguém mais fala a respeito disso. A dengue continua por aí, a fazer vitimas diariamente… mas enquanto se fala da Febre Amarela e das filas nos postos… ninguém se lembra das providências necessárias para se evitar o problema.

    Eu vejo com preocupação a FA sim… muito mais por saber que, por enquanto, ela é silvestre, mas pode se tornar urbana e nesse caso virar uma epidemia e nesse caso, seria realmente um problema porque novamente não haverá vacinas para todos.

    E não sei se reparou, mas apenas a população de São Paulo esta a fazer filas nos postos, em outros estados, as pessoa estão a ser chamadas para a vacinação, mas poucos estão optando por vacinar-se. Ou seja, o problema pode ser ainda maior e em breve.

    bacio

    Curtido por 1 pessoa

    • Lunna realmente é muito despreparo dos nossos governantes. Por um lado descaso total com a população… do outro desespero do povo! Como viajo muito decidi tomar a vacina e não adiantava a fracionada no meu caso. Foi a primeira vez que enfrentei esta situação. Senti muita pena das pessoas mais desprovidas que passam por isto sempre. Desrespeito grande! Os casos de FA vem crescendo dia a dia. A vacina só nos trará benefícios… quanto antes melhor 😉. Você percebeu que não tem mais campanha da “gotinha”? Daqui a pouco voltará mais doenças já erradicadas. Abs.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário