Mario Sergio Cortella é filósofo, educador, palestrante e professor universitário. Cortella também é autor de diversas obras no campo da Filosofia e da Educação. Entre suas obras destacamos: A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos, Não Nascemos Prontos! Vida e Carreira: um equilíbrio possível? Liderança e Ética, Liderança em Foco, Vivemos Mais! Vivemos Bem? Por Uma Vida Plena e Pensar Bem nos Faz Bem!
10 sábias lições do autor para edificar sua vida. Leia!
- Raízes não são âncoras… Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra.
- É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza.
- É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
- O impossível não é um fato: é uma opinião.
- Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.
- Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda.
- Esse mundo que aí está foi feito por nós, portanto, pode ser por nós reinventado.
- “Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.
- O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.
- “Quem estudou latim se lembra que a palavra “feliz” é feliz que significa também “fértil”. Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil.
Gostaram?
Estudei latim, por um período no seminário… aprendi exatamente esta etimologia fantástica: felicidade e fertilidade tem a mesma origem: o crescer e multiplicar ganham outros significados nesta ótica…cresça feliz e fertilize seus jardins para multiplicar felicidade…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Latim deve ser difícil e interessante, né?
Bonitas lições que nos enche de vontade de querer mudar algo em nossa vida, acho o Cortela um ser humano que nos ajuda e nos abre a mente trazendo grandes reflexões. Boa Páscoa, abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É o tipo de língua, como já é considerada morta, talvez seja mais interessante estudar quando se é mais maduro, ao contrário do Inglês, Francês, e outras, por exemplo. O Latim ajuda muito no entendimento do português e da etimologia das palavras. Mas, estudei quando muito jovem. Mesmo assim aprendi um pouco. Abençoada Páscoa,
CurtirCurtido por 1 pessoa
Latim deve ser muito difícil, né?
Bonitas lições que nos enche de vontade de querer mudar algo em nossa vida, acho o Cortela um ser humano que nos ajuda e nos abre a mente trazendo grandes reflexões. Boa Páscoa, abraços.
CurtirCurtir
Adorei o post! Nunca li nada do autor mas alguns dos livros que tenho interesse são: “Por que fazemos o que fazemos?” e “Viver em paz para morrer em paz”.
CurtirCurtido por 1 pessoa