Quantas vezes pensamos: Ah, se eu pudesse começar de novo, faria tudo diferente…

Começar de novo não é necessariamente começar de novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeições, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois de perdermos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora.

Começar de novo não é reiniciar, é inventar outro padrão. É preciso reconhecer os erros, os nossos e os alheios, as fraquezas, os excessos, os entraves. Começar novo é permitir-se inclusive novos enganos, erros, fragilidades mas não os mesmos.
Só quem já apanhou da vida é capaz dessa façanha: passar os planos a limpo, faxinar os porões do coração, despedir-se daquelas dores crônicas, libertar-se do passado. Quando os velhos modelos falem, os antigos códigos não dizem mais nada, o futuro imaginado desaparece e até os sonhos murcham mas a despeito de tudo você percebe saídas, diagnostica a crise, identifica as fragilidades e não se dá por vencida, nesse momento você está engendrando o novo. Não uma retomada mas uma nova história.

Só quem viveu bem suas perdas e enganos pode começar novo. Só quem conhece o peso do fracasso, da solidão e da esperança perdida pode trocar de pele, escolhas, script. Como disse o filósofo: O que não me mata, me fortalece. Alguns caminhos, erros e ideais só se percorre, comete e persegue uma vez. Muitos deles tem prazo de validade. Nossas escolhas, certezas e sonhos não são estáticos; muitas vezes são eles que se mudam de nós, desistem de nós, insistir é burrice, é prolongar o desgaste.
Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, seja generosa, diga sim, surpreenda-se e experimente ser a pessoa que você se tornou depois que enfrentou suas noites traiçoeiras, chorou suas perdas, atravessou seus desertos, matou seus leões.”

Assim nos diz Hilda Lucas, o que eu concordo em muitas coisas do que ela aponta neste texto. Nestes tempo de pandemia, onde o medo e a morte ronda por perto… estamos tendo oportunidade de refletir sobre a nossa vida. Eu nunca vou ser daqueles que dirá ao final da vida… se eu tivesse mais tempo, mudaria… Eu mudo agora e todas a vezes que precisar. Quero me sentir realizada agora… faço a minha parte. E você? Já pensou sobre isto? Me conta…
“Começar de novo não é necessariamente começar de novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeições, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois de perdermos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora. ”
Excelente!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Este repensar traz sentido a nossa vida. Mudar é preciso muitas vezes, não demore muito pra perceber isto. Bom final de semana.
CurtirCurtido por 2 pessoas
“Às vezes, só criamos coragem depois de perdermos o rumo, o chão.” Verdade!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Verdade. Aprendemos e superamos o que precisar. Bom final de semana
CurtirCurtir
Todos nós temos um tempo certo pra tudo. Respire fundo, descanse… acredite em você, dê oportunidade para novas energias te invadirem e te conduzirem pra onde deve ir. Siga sua intuição. Bom final de semana. Abraços
CurtirCurtir
Ah, sim… Só não pensei como penso sempre… Inclusive, mesmo antes da pandemia… aliás, sempre tive a sensação pelas dificuldades pessoais e familiares e pela realidade do país, que o medo e a morte estão sempre a nos rondar… Por isso, a vida não pode esperar e as mudanças também não… Abraços, Bia.
PS: O poema sobre a “Infância tardia”, saiu… Lembra?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sempre é tempo de mudar né Estevam. Repensar e descobrir onde podemos melhorar, aí está uma coisa que aprendi depois de um longo caminhar e nunca mais me esqueci. Bom final de semana. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Belíssimas palavras, isso mesmo, recomeçar, recomeços são sempre necessário.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Necessários e importantes para avançarmos 👀
CurtirCurtir
Adorei, Bia!!! Fez muito sentido para mim o que vc disse: “começar de novo não é reiniciar, é inventar outro padrão”. Delicia ler suas reflexões…bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom ver você por aqui Paula 🤩. Reiniciar… reinventar… estou neste momento agora 🙏🏻
CurtirCurtir
Maravilhosa leitura para refletir.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dá uma das boas 😉🤩
CurtirCurtir
Lendo seu texto me lembrei de uma frase budista que diz assim ‘ Voce esta onde exatamente deve estar, apenas respire”. E isso não quer dizer que não podemos mudar, mas para cada momento um preparo, uma quebra, um novo angulo para ver e continuar a caminhada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acredito que sempre estamos na lugar correto no momento certo. Mudanças são necessárias, a vida se encarrega de fazer isto Edsilva.
Só vamos perceber isto com o tempo. Bom final de semana. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Bom da vida…e sempre poder recomeçar!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Renovar 🤩 sempre é bom.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mudar sempre que necessário 🤩😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] https://oterceiroato.com/2020/07/10/comecar-de-novo-eu/ […]
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Veja também: https://oterceiroato.com/2020/07/10/comecar-de-novo-eu/ […]
CurtirCurtido por 1 pessoa