Quase todos se preocupam em saber como falar. Mas quem sabe ouvir? Sim escutar é uma arte, porque nem todo mundo sabe como escutar de verdade. Mas podemos aprender….
Rubem Alves, nos deixou uma variedade de textos que refletem conhecimentos e compreensão das emoções humanas. Consegue dizer tudo aqui: “O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você…” A gente ama não é a pessoa que fala bonito. E a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção. Todos reunidos alegremente no restaurante: pai, mãe, filhos, falatório alegre. Na cabeceira, a avó, com sua cabeça branca. Silenciosa. Como se não existisse. Não é por não ter o que dizer que não falava. Não falava por não ter quem quisesse ouvir. O silêncio dos velhos. No tempo de Freud as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. Aprendi que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão. (…)”.
Ouvir talvez seja mais difícil que falar, mas nada é tão difícil que não possamos aprender. Ao conversar com alguém, esqueça o celular e as redes sociais. Esqueça as pessoas que estão longe e lembre-se da que está perto. Não interrompa, não diga “eu acho…”, “eu faria isso…”, “eu também…”, faça silêncio por um tempo, apenas ouça! Preste atenção, seja calmo, paciente, tranquilo. Parece difícil? Mas tente! Lembre-se de ouvir é um ato de amor. Quer ser ouvido? Primeiro ouça!
Fonte: Rubem Alves, em “Se Eu Fosse Você” – do livro “O Amor Que Ascende a Lua”. By Tirza Balmant.
Na faculdade, tive um professor que disse algo que eu traduzi assim: “A maioria dos diálogos são duas pessoas realizando um monólogo cada uma”. Concordo com Rubem Alves. A maioria das pessoas quer que as escutem… Elas precisam de desabafar, extravazar as emoções. E nós temos tendência a não ouvi-las…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Gostei deste comentário do seu professor. Ouvir está entre as coisas mais difíceis que eu estou tentando aprender. Obrigada pela visita Jauch, volte sempre. Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sabe, eu tenho um pequenote de 6 anos, e ele está tentando me ensinar a ouvir, e nem sabe… 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vamos continuar tentando… parabéns pelo pequeno. Abraços.
CurtirCurtir
“Saber ouvir”…um tema muito importante e sempre actual. Mas também bastante esquecido…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Difícil aprendizagem nossa! Bjs.
CurtirCurtir