COMO USO O MEU WISHPLANNER PARA ME ORGANIZAR.

Sei que cada um tem sua forma de #planejar e de se #organizar. Há 2 anos estou usando #planner (eu adoro).

Nesse post vou mostrar como eu organizo as minhas #atividadesdasemana/ mensal e anual no meu planner e quem sabe, essas dicas podem te ajudar também a montar o seu.

Depois de muito pesquisar encontrei um planner que tinha tudo o que eu queria. Escolhi a dedo usar o #wishplanner, pois adorei o #metodoagora, ele me dá clareza na estrutura e na direção do meu #planejamento. A capa minimalista é incrível.

O Método AGORA conta com:

1. Autoconhecimento/ 2. Garimpo/ 3. Organização/ 4. Realização/ 5. Agradecimento.

Está sendo #essencial pra mim que busco uma vida com mais #foco e autonomia por meio de uma organização para atingir o meu #propósitodevida. Adorando fazer meu planner.

Inicialmente fiz uma carta de intenção antecedendo os meus sonhos e desejos para o meu futuro. O que eu quero pra mim em 2020? Quero reler no final do ano pra ver como me sai!

Exercitei meu Autoconhecimento, que me ajudou a construir um mural de inspiração… atrelado na minha “carta de intenção”.

Fiz a roda da vida e vi como estava o meu equilíbrio em relação a diversos áreas: saúde/ espiritual/ hobbies/ relacionamentos/ propósito e legado/ intelectual/,finanças e carreira. Um retrato da minha vida no geral. Onde preciso melhorar logo visualizei e posso trabalhar para melhorar. Muito interessante. Devo repetir durante o ano a cada 4 meses.

Cheguei onde queria os meus desejos do ano que separei como na “roda da vida”. Assim tentei contemplar todas as áreas da minha vida. Foi muito bom fazer está parte.

Em seguida tinha que descobrir minhas prioridades do ano. Num quadro separado por: baixa ou alto esforço- cruzando com alto e baixo impacto. Está construção foi mais difícil, precisei de bastante atenção para encaixar no lugar certo.

Tudo isto feito fui para o PLANO DE AÇÃO. Escolhi 3 objetivos que pretendo alcançar durante o ano. Detalhei bastante: o que, frequência, preciso de, quanto tempo levaria para concluir… o mais completo possível. Assim me ajudaria a realizar os meus propósitos do ano.

Finalmente conclui a primeira etapa do meu planner com o PLANO ANUAL, feito mensalmente só com os destaques principais do ano. Sem detalhar muito aqui. Coloco todos os aniversários da família e amidos aqui, pra não esquecer. Interessante que ainda tem uma parte no final para colocar os livros para ler e lugares pra conhecer… bem legal.

Gosto de ter uma agenda, mas em branco, assim eu posso começar quando eu quiser. Eu coloco os dia e monto cada mês. Me dá mais autonomia de começar quando eu quiser. Comecei então em 24/12/2019.

Agora vamos começar a trabalhar? Como estou fazendo e minhas dicas pra você.

Planejando as minhas rotinas semanais.

A primeira coisa que faço é preencher no planner os #compromissos e as atividades importantes que são #rotineiras na semana, usando cores diferentes para cada tipo delas. Isto me me dá um certo destaque e visualizo melhor e mais rapidamente no geral. Minha distribuição no dia a dia é: Manhã/ Tarde/ Noite.

Faço as #atividades em forma de #listagens, e vou marcando o que fiz. Logo visualizo o que deu ou não deu certo e vejo se vou passar para a próxima semana. Então incluo aquelas tarefas diferenciadas na semana que pretendo fazer.

Deixe anotado também aqueles compromissos incertos, onde escrevo à lápis. Assim evito conflitos de agenda no futuro.

Não gosto de ficar com uma agenda cheia e estressante. Faço escolhas inteligentes e possíveis.

Defino 3 metas para a semana.

No final da página eu defino 3 “metas da semana” e marco com cores diferentes a frequência semanal de como me portei nas #mudançasdehábitos que quero ter este ano. Para que a meta seja eficiente, é importante que elas sejam #objetivosclaros e #mensuráveis.

Eu específico assim: 1)Beber 2 litros de água por dia, 2) Ir3 vezes por semana à academia/ caminhar e 3)Participar 2 vezes por semana de

Movimentos da Terceira Idade, curso com Novas Aprendizagens.

Todos eles se relacionam com o #meupropósito, ou seja, trazem melhoria da minha saúde física e mental, que é um dos meus objetivos deste ano.

Depois de defini-las é a hora de encaixá-los em minha rotina semanal. Para isso, quebro os meus objetivos em atividades menores e bem definidas… e coloco no “planejamento da rotina semanal”, ou seja, do dia a dia.

Isto funciona como um #estímulo para me dar mais #motivação e força de vontade pra chegar lá!

Ao registrá-las no planner percebo que me comprometo com elas, fico mais motivada em cumpri-las. Tem me ajudado muito. E a cada semana que supero, minha confiança aumenta e posso definir futuramente outras metas cada vez mais desafiadoras.

Uma dica para que fique ainda mais fácil de concluir a meta, faça como eu, é colar um post it num lugar que passo com frequência e isto me ajuda a lembrar delas e fazer.

Abaixo incluo meus #agradecimentos desta semana, isto é muito importante para se ter uma visão geral das coisas boas que vivi durante a semana. Sou muito positivista e acredito que traz boas energias pra nós mesmas.

Revejo minhas atividades incompletas, e…

Após a semana terminar, revejo todas as atividades se marquei como concluídas (eu uso um traço).

Da lista de atividades que não finalizei, separo quais delas são importantes ou urgentes e inclua na lista de atividades para a próxima semana. Nesse caso, reveja se elas são realmente #importantes. Analiso se vale a pena adiar ou concluir esta atividade e sua importância assim: me faço as seguintes perguntas:

• Será prejudicial pra mim se eu não fizer isso (ou alguém)?

• Quais os benefícios que vou obter ao finalizar esta atividade?

• Existe uma outra maneira mais simples e fácil de alcançar o mesmo objetivo?

• Dependo de algo ou alguém para finalizar a atividade? 

• Quais alternativas que tenho para depender menos dessa pessoa (aqui tudo: inclua família, tempo, amigos etc) e ter mais autonomia ou flexibilidade para terminar a atividade?

Mantenho minhas anotações por perto.

Para não perder minhas anotações e o planejamento da minha vista é importante que eu deixe o planner num local que passo maior parte do seu tempo, escolhi na sala de TV. Mantenho sempre aberto na página da semana atual consulto-o várias vezes ao longo do dia. Apesar de simples, esse simples detalhe faz toda a diferença na minha rotina. Sigo com disciplina.

Anotações, destaques e prazos importantes.

Procure uma forma de destacar no #wishplanner, todas as anotações de eventos, prazos ou lembretes importantes. Faça marcações com canetas coloridas, marca textos, adesivos, colagens, adesivos, carimbos, etc. assim certifico-me que as anotações mais importantes ficarão bem visíveis,evitando que elas se percam no meio da sua lista de atividades. Me ajuda muito pra lembrar.

Estou transformando o meu planejamento pessoal, do Wishplanner em uma jornada incrível! 

Alguns exemplos de atividades e anotações para você escrever no seu planner:

1. Viagens, consultas medicas, voluntariado, participação de movimentos e encontros, compromissos em geral;

2. Cursos, provas e aulas fora do horário normal;

3. Relatórios, processos ou trabalhos para serem entregues no dia x: Blog/ Instagram/Facebook posts novos/responder comentários/ enviar e-mail;

4. Aniversários, datas comemorativas, apresentações de filhos/amigos;

5. Coisas que não pode esquecer: presentes, telefonema, banco, correio etc;

6. Afazeres para aquele dia: limpar casa, Farmacia, mercado, organizar armários;

7. Pequenas listas, como lembretes;

8. Filmes ou livros: divido paginas para ler durante a semana o que é bem interessante.

9. Coisas alegres e positivas ou anotações como “comecei a tomar vitaminas”, “iniciei academia”. 

10. Gastos do dia… estou aprendendo ainda rsrsrs.

Eu geralmente anoto tudo de manhã no planejamento semanal. Estou mais descansada e posso visualizar melhor como foi o dia anterior.

Espero que tenha gostado das minhas dicas. Não esquece de me seguir O TERCEIRO ATO – meu BLOG – oterceiroato.com.

No Instagram do terceiro ato é:

@oterceiroato ou

https://instagram.com/oterceiroato?igshid=9xqvni2k7ew9

No Facebook é “O terceiro ato” mesmo… ou @oterceiroato

https://m.facebook.com/profile.php?id=940378169355306&ref=content_filter

Espero que tenha gostado e tenha te ajudado. Beijos

Para saber mais:

https://www.wishplanner.com.br/blog/metodo_agora/

16 comentários sobre “COMO USO O MEU WISHPLANNER PARA ME ORGANIZAR.

    • Obrigada Mauro, leva um tempo pra organizar no começo… depois vai de vento em poupa. Eu começo o dia vendo/ revendo o que fiz ontem e faço hoje.
      Anoto rapidamente no calendário do celular, meus compromissos… (data/ horário/ local) com isto não perco ou me desorganizo. Fico com a “casa arrumada”… sempre tive que ser muito organizada no trabalho. Foi fácil fazer isso comigo depois que me aposentei. Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  1. Oies Bia! Uau eu não conhecia esse método e adorei, principalmente aquela imagem com os destinos que vc quer conhece! Comecei a usar o planner nesse ano e ainda estou em fase de testes para ver qual a melhor forma de atender às minhas necessidades e gostos. Adorei o post! 😉 Bjos

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada amiga. Eu adoro o seu blog. Tenho feito já a 3 anos os planners. Venho aprimorando ano a ano. Este ano comprei o wishplanner e estou adorando… além de ser animalista, muito claro e objetivo eles sempre estão fazendo vídeos e textos incentivando e dando ideias na forma de preenchermos a rotina. Super criativos. Você vai adorar, tenha certeza. Volte sempre. Abraços. Bjs 😘

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s